Olá, leitor. Seja muito bem-vindo a mais uma semana repleta de notícias. E para começar, confira o que foi destaque no último programa Notícia Popular, o Programa de Rádio do Brasil de Fato Ceará:
As inscrições do novo edital de seleção de Unidades Gerenciadoras das Cozinhas do Programa Ceará Sem Fome estão abertas até o dia 13 de fevereiro, por meio do acesso e do preenchimento do formulário específico. A seleção oferece até 40 vagas a organizações da sociedade civil, que gerenciarão 1.500 unidades sociais produtoras de refeições, em 40 lotes distribuídos pelo estado. O novo edital terá vigência de 12 meses e um investimento de mais de R$ 274 milhões. As entidades interessadas podem acessar o edital disponível no site da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). A seleção busca, sobretudo, ampliar o número de refeições que são distribuídas diariamente pelo programa, por meio da SDA, que passarão de 125 mil para 150 mil em 2025. As entidades interessadas em iniciar os trabalhos devem dispor de estrutura e de capacidade técnica e gerencial, comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ dentro do período de inscrição, com cadastro ativo, que comprove dois anos de atividade da organização da sociedade civil, além de outros requisitos que estão dispostos no edital.
No dia 23 de janeiro, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cobrou medidas da Prefeitura de Juazeiro do Norte para minimizar os efeitos das fortes chuvas, registradas no dia 21 de janeiro, no entorno da Lagoa do Apuc, localizada no bairro Lagoa Seca. A região registrou problemas de alagamentos e dificuldades na mobilidade urbana. Nos ofícios enviados ao prefeito e ao secretário municipal de infraestrutura, a 7ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte requereu informações, no prazo de dez dias, sobre a existência de licitação para providenciar obras de drenagem na região, considerando ser responsabilidade municipal. O MPCE também questionou qual é a previsão de início dessas obras e quais são as outras medidas que estão sendo adotadas a curto, médio e longo prazo pela prefeitura para solucionar ou minimizar a problemática.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoverá, nos dias 26 e 27 de março, a 2ª capacitação “Como prevenir e combater o constrangimento e a violência contra a mulher”. A ação ocorrerá das 9h às 13h, no auditório da Escola Superior do Ministério Público, em Fortaleza, com transmissão on-line via plataforma Microsoft Teams para as unidades regionais da Escola Superior do Ministério Público em Juazeiro do Norte e Sobral. Os interessados em participar da capacitação, que dará direito a certificado para os que acompanharem presencialmente nas sedes da Escola Superior, devem se inscrever na plataforma de cursos da Escola.
O Prognóstico de Chuvas para o trimestre de fevereiro a abril de 2025 divulgado no dia 22 de janeiro pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aponta 45% de probabilidade de precipitações dentro da normalidade, 35% abaixo dela e ainda 20% acima da média. No balanço parcial da pré-estação, as precipitações entre dezembro e janeiro encontram-se acima da normalidade. Até o dia 22 de janeiro, o balanço indicou que o acumulado é de 177,9 milímetros, sendo a média de 136,1 mm.
Cultura
As exposições fotográficas em cartaz nas Promotorias de Justiça de Icó, Quixadá e Quixeramobim ficarão disponíveis para visitação somente até esta semana. Abertas ao público, as mostras são gratuitas e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas sedes do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) das respectivas cidades. A ação é realizada pelo MPCE, por meio do Departamento de Memória Institucional da Secretaria de Comunicação, em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza. Em Icó a exposição “Uma jornada pelo sertão”, fica em cartaz até o dia 05 de fevereiro. Em Quixadá a exposição fica até o dia 06 de fevereiro, e o público pode contemplar as fotografias dos irmãos peruanos Carlos e Miguel Vargas, que, por meio de seu estúdio fotográfico, organizaram exposições para apresentar suas obras e impulsionaram a difusão cultural em seu país. Em Quixeramobim, a mostra “Ser Humano” também fica em cartaz até o dia 06 de fevereiro.
O Sobrado Dr. José Lourenço inicia o credenciamento de propostas artísticas e culturais para compor a sua programação, através do projeto itinerante Percursos 2025/2026. As inscrições estão abertas até o dia 16 de fevereiro, por meio do Mapa Cultural do Ceará. Podem participar artistas e/ou coletivos culturais cujas atuações estejam relacionadas com as linhas de atuação e as atividades propostas neste edital.
Promovendo a salvaguarda e a difusão da pesquisa científica sobre o Cariri cearense, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo lança a 2ª edição do programa de pesquisa: Edital de fomento ao patrimônio, à memória e às artes do território caririense. A iniciativa irá selecionar seis pesquisadores caririenses ou residentes na região para desenvolver projetos que abordem aspectos socioculturais, geográficos, étnicos, históricos, estéticos, arqueológicos, paleontológicos e ecológicos; bem como tradições, festejos, religiosidades, patrimônios materiais e imateriais, artes e ancestralidades a partir de um dos 29 municípios constituintes do cariri, buscando contribuir para a reconstrução da memória da região, combater o epistemicídio e diversificar as narrativas históricas oficiais. As inscrições são gratuitas e estão abertas no Mapa Cultural do Ceará até 14 de fevereiro.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia