Nawaf Salam

Líbano anuncia formação de governo com ex-presidente do Tribunal de Haia como primeiro-ministro

Salam é diplomata, jurista e juiz da Corte Internacional de Justiça da ONU, em Haia, na Holanda

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Salam foi nomeado após semanas de negociações entre grupos rivais - NICK GAMMON/AFP

O Líbano anunciou neste sábado (8) que um novo governo foi formado no país. Ele será liderado pelo diplomata e jurista Nawaf Salam, ex-presidente da Corte Internacional de Justiça, o Tribunal de Haia, na Holanda.

Este é o primeiro governo pleno do Líbano constituído desde 2022.

O anúncio de sua formação foi feito pelo atual presidente libanês, Joseph Aoun. Ele foi eleito em janeiro. Exerce a função de chefe de Estado, mas não de governo. Aoun assinou um decreto nomeando Nawaf Salam como o novo primeiro-ministro.

Salam é diplomata e jurista. É juiz da Corte Internacional de Justiça, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para julgar disputas entre Estados e crimes de guerra.

Salam é apoiado por facções cristãs do parlamento libanês. Ele nomeou 24 membros para seu gabinete, com cinco mulheres. Eles vão comandar a reconstrução do país.

Parte do Líbano e de sua capital, Beirute, foram destruídos pelas Forças Armadas Israelenses de retaliação ao Hezbollah, sediado no Líbano.

Salam chegou a enfrentar resistência de membros do Hezbollah que integram o parlamento líbanês. Ele prometeu reformar o judiciário e a economia e trazer estabilidade ao país.

Edição: Camila Salmazio