Ceará

AGENDA CULTURAL

Em fevereiro, tem Carnaval! Confira a programação do final de semana no Ceará

Bloquinhos de carnaval e outras programações para cair na folia já tomam conta dos equipamentos de cultura

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Abertura oficial das festividades carnavalescas do Ceará acontece nesta sexta-feira (7), às 17h - Secult CE

O mês da maior festa popular de rua chegou, é tempo de se vestir de glitter e fantasias e cair na folia, pois já é Carnaval. E no Ceará, o carnaval é uma festa que vai além das ruas e dos blocos de rua. Os espaços culturais do governo do estado se tornam pontos de encontro e celebração para aqueles que desejam mergulhar nas tradições e no clima festivo dessa festa popular. Neste ano, os equipamentos de cultura do Ceará já começam o mês do carnaval com uma programação diversificada, com eventos especiais nos centros culturais, museus e teatros. E o Brasil de Fato Ceará separou uma programação incrível para aproveitar o final de semana já em clima de folia com a família e os amigos.

Festival Curta Canoa

De 11 a 16 de fevereiro, a cidade de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, será palco da 14ª edição do Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada – Curta Canoa. Este ano, o evento traz uma novidade especial: a inauguração do Espaço SerARÁ, um local dedicado à promoção da cultura e do entretenimento na região. A partir desta edição, o equipamento cultural passa a receber também a programação do festival, consolidando Aracati como um importante polo cultural. O festival tem patrocínio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

A 14ª edição do Festival Curta Canoa se destaca pela diversidade de sua programação. Para esta edição, dos 972 filmes inscritos, foram 43 selecionados para exibição, abrangendo produções de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal. As produções vêm de várias regiões do País: Norte (AM, PA, RO e AP), Nordeste (PI, CE, BA, SE, RN, PB, SE), Sudeste (MG, SP, RJ, ES), Centro-Oeste (GO, DF, MT) e Sul ( SC e RS).

O Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, conhecido como Curta Canoa, é realizado desde a sua primeira edição na praia de Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, no Ceará. Mas a partir de agora, também, será realizado no Espaço SerArá, no Centro de Aracati. Trata-se de um evento reconhecido por promover a acessibilidade ao audiovisual, disseminar cultura e destacar artistas brasileiros e latino-americanos. A 14ª edição promete trazer uma programação diversificada e gratuita.

Complexo Cultural Estação das Artes

Em fevereiro, retornam as programações na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Começando mais cedo, os fins de semana deste mês trazem uma diversidade de atrações que contemplam todos os públicos, incluindo discotecagens e espetáculos cênicos e musicais.

O pré-carnaval da Estação segue com tudo no sábado (8), com apresentação de As Serpentinas e do Baile do Pra Quem Gosta é Bom, que convida a banda de rap O Cheiro do Queijo. Também acontece, de 16 às 21h, a Feira Kuya de Design Autoral, nos Jardins da Kuya – Centro de Design do Ceará.

Na sexta (7), a Gare abre espaço para mais uma edição do Baila Comigo, ação mensal da casa voltada para a dança em todas as idades, com o forró de Zé Ivan e Zé Bandeira. O Mercado AlimentaCE traz para o Domingo na Estação (9) o samba de Theresa Rachel com o Grupo Mais Melanina. As crianças também poderão curtir o clima carnavalesco com o Baile Infantil da Lona Furada 2025, do Grupo Dona Zefinha. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.

Sexta-feira (7)

Baila Comigo
18h às 19h30 | Zé Ivan
20h às 21h30 | Zé Bandeira
Bailarinos convidados

Sábado (8)

15h às 20h30 – As Serpentinas + Baile do Pra Quem Gosta é Bom convida O Cheiro do Queijo
16h às 21h – Feira Kuya de Design Autoral, nos Jardins da Kuya*

Domingo (9)

10h às 13h – Oficina Infantil “Arrocha o nó – Bandeirinha”, com Beethoven Cavalcante e Talita Késsia
10h às 12h – Atividade Infantil “Pintura Facial para Crianças”, com Grupo Artesanias (Parceria Sesc)
10h às 11h30 – Baile Infantil da Lona Furada 2025, com Dona Zefinha
12h às 15h – Theresa Rachel e Mais Melanina, no Mercado AlimentaCE

Theatro José de Alencar

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza hoje (07), o lançamento do Ciclo Carnavalesco 2025, que este ano traz como tema “No enredo do Ciclo Carnavalesco construímos um império” – uma homenagem à Escola de Samba Império Ideal, agremiação carnavalesca mais antiga em atividade no Ceará, desde 1949, é uma das mais antigas do Brasil. A solenidade de lançamento acontecerá no Theatro José de Alencar, às 17h, com acesso gratuito.

Na programação, a Escola de Samba Império Ideal, homenageada desta edição pelo seu trabalho de fomento às festividades carnavalescas no Ceará, fará uma apresentação especial. Além disso, as agremiações de maracatu do Estado se reunirão no Encontro dos Estandartes do Maracatu Cearense, um desfile com os estandartes dos grupos selecionados na categoria Maracatu do Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2025. Esta ação inovadora no ciclo carnavalesco deste ano contará com a participação do Mestre Almeida Rainha, Tesouro Vivo da Cultura, que abrirá alas para a festa ao som do Batuque do Maracatu Nação Iracema, evidenciando toda a força e beleza dos maracatus cearenses.

O Ciclo Carnavalesco 2025 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, e produção da EnCena Produções.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

O Museu da Imagem e do Som realiza até 14 de fevereiro a Residência Artística “Memória Presente: Arte contra o esquecimento”, mediada pelo coletivo cearense Aparecidos Políticos. Por meio do Edital Frei Tito, foram selecionadas dez pessoas pesquisadoras e artistas para participar, que receberão cada um uma bolsa de R$ 2.000,00 ao final do processo. A programação prevê ainda a realização de rodas de conversa abertas ao público. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Sábado (8)

14h às 16h - Roda de conversa virtual através do canal oficial do MIS no YouTube, intitulada: “Pensar Terra - Pensar Quilombo: Nutrir, Educar e Cuidar”, com Joseli Cordeiro e Tainara Eugenio. A mediação é de Ana Maria Eugenio. A atividade abordará temas como soberania alimentar e práticas de cuidado coletivas.

16h - Bloquinho de Carnaval Infantil “Alegria de Criança” com o Grupo VemArt. O momento também irá promover pintura facial.

Domingo (9)

15h às 19h - Feira da Fotografia

16h30 - Roda de conversa “Fotojornalismo Cearense em Pauta” com os fotógrafos Alex Costa, Leomar Sousa e Mauri Melo, e com mediação de Chico Gomes.

Hub Cultural Porto Dragão

O Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), convida o público para conferir o espetáculo “Eaí População!?”, de Um Artista Periférico, Clau Moreira e Mateus Fazeno Rock, que ocupa o Teatro B. de Paiva nesta sexta, sábado e domingo (7, 8 e 9 de fevereiro).

Ainda no mês de fevereiro, o grupo também realiza a oficina “Eaí, População: moveres e saberes dos pés à cabeça”, que é um exercício da encruza de saberes e fazeres para construir espaços de reflexões e diálogos a partir  de corpos/as periféricos/as. “A partilha acontece através de exercícios e jogos coreográficos, considerando as materialidades e gestualidades presentes na obra ‘Eaí, População!?’, abrindo caminho para outros modos de pensar e mover nas linguagens teatro-dança-música que dialogam com as nossas narrativas periféricas e negras”, explica Um Artista Periférico.

A ação, que é gratuita e aberta ao público, vai ocorrer no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, na Sala Flávio Sampaio do Hub Porto Dragão.

Sobrado Dr. José Lourenço

O espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza o curso Diários de Artista: laboratório de criação com a artista visual Raisa Christina. A atividade acontecerá nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de fevereiro, das 14h às 17h30min, na Pinacoteca do Ceará, no Centro de Fortaleza. O objetivo é conversar sobre o processo de criação no campo das artes visuais.

A ação tem por objetivo reunir artistas, escritores e demais pessoas interessadas em pensar e praticar o diário como escrita de percurso, fragmentada e experimental, em processo, que busca aderir à própria vida, mantendo relações íntimas com o desenho, o ensaio, a ficção, a poesia entre outras possibilidades.

Feira Cultural da Reforma Agrária

Tradicionalmente a Feira Cultural da Reforma Agrária, realizada no Centro Frei Humberto a cada segundo sábado do mês, traz para a cidade a discussão acerca da cultura camponesa, pauta a importância da reforma agrária popular, alimentação saudável, entre outros assuntos relacionados à luta por direitos. Nesse mês de fevereiro o tema da mesa será: Mundo do trabalho 4.0 - globalização, precarização e resistência. Participam do debate o Sociólogo, Jessé Souza; o Juiz do Trabalho do Trt7a região/Ce, Vladimir Paes de Castro, também membro da Associação das Juízas e Juízes para a Democracia; o presidente do Sindiaplic (Sindicato dos Motoristas por Aplicativos de Fortaleza e Região Metropolitana), Robinho Patricio; e a professora do IFCE e Militante do MST, Lourdes Vicente.

Sábado (8)

10h - Debate 

12h - Música ao vivo

12h: O almoço com comidas típicas, feitas com os produtos da Reforma Agrária.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa