Ceará

AGENDA CULTURAL

Final de semana que marca a despedida oficial das férias segue com intensa programação cultural

Show com música eletrônica e samba, exposições de arte, evento geek e exibição de documentário marcam o final de semana

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O groove ancestral da banda baiana ÀTTØØXXÁ vai tomar conta do palco da Estação das Artes - Divulgação

O mês de janeiro vai chegando ao fim e com ele o cheirinho de fim de férias também vai se aproximando. Apesar do sentimento de despedida das crianças e jovens que nos próximos dias retomam as aulas, os equipamentos de cultura do Ceará oferecem uma intensa programação para aproveitar os últimos dias de férias. E o Brasil de Fato Ceará separou uma lista com algumas dessas atividades para você não perder a chance. 

Centro Cultural do Cariri

O equipamento, integrante da Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, convida o público a visitar suas exposições em cartaz, que reúnem lazer, arte e cultura, para todos os tipos de públicos.

Com entrada gratuita e  funcionamento de quinta a sexta-feira, das 15h às 20h, e aos sábados e domingos, das 13h30 às 18h30, as galerias do Centro Cultural recebem duas exposições inéditas. Na Galeria 1, a exposição Nagual: Fotografias de Graciela Iturbide reúne mais de 80 imagens da renomada fotógrafa latino-americana, explorando temas como culturas, natureza e espiritualidade. Graciela apresenta a essência de diversos países, incluindo México, Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos.

Na Galeria 3 e no Átrio, o CCCariri celebra Sérvulo Esmeraldo na exposição “esse é Sérvulo Esmeraldo”. Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição reúne mais de 50 obras que evidenciam o encontro entre arte, geometria e experimentação social, apresentando o trabalho do artista que colocou o Ceará no mapa das artes contemporâneas.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, preparou uma programação rica e diversificada para o mês de janeiro de 2025, com atividades que destacam a valorização dos saberes populares, oficinas criativas, eventos audiovisuais e celebrações da música independente. A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, promovendo experiências artísticas e culturais que refletem a identidade do Sertão Central.

A programação também inclui a segunda edição da Residência em Audiovisual do Cinema Instantâneo, que ocorrerá de janeiro a maio no distrito de Mineirolândia, em Pedra Branca. O projeto terá como ponto de partida uma mostra de produções audiovisuais do Sertão Central, com a exibição do Cine Beija-Flor, no dia 24 de janeiro. Ainda no mesmo dia, será exibido o documentário “Saberes e Fazeres do Sertanejo”, produzido pelos alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC Quixadá, um registro audiovisual que celebra a cultura e os costumes da região.

A casa é um espaço do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). L

24 de janeiro (sexta-feira)

18h – II Residência em Audiovisual do Cinema Instantâneo, com exibições de filme no Cine Beija-flor. Local: Distrito de Mineirolândia, Pedra Branca, Ceará.

19h – Exibição do Documentário “Saberes e Fazeres do Sertanejo”. Local: Câmara Municipal de Quixadá.

20h – Amplifica Sessions: Celebração da Música Independente. Local: Praça do Chalé, Quixadá. 

27 de janeiro (segunda-feira)

13h – Oficina de Zines com Alessandro Freitas. Local: EEF Terra dos Monólitos.

28 de janeiro (terça-feira)

08h – Oficina de Colagem Artesanal: Memórias Afetivas com Maria Juliana. Local: Remanso da Paz (Rua A, N° 95, Sítio Lemos, Bairro São João).

30 de janeiro (quinta-feira)

18h30 – Vivência “Bonito pra Chover” com os Profetas da Chuva Lourdinha Leite e Erasmo Barreira. Local: Bodega Ecológica (Rua Autran Moreno, 162, Centro, Quixadá, Ceará). 

31 de janeiro (sexta-feira)

18h30 – Encantarias

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece),

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece Secult-CE) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove, na próxima sexta-feira, 24 de janeiro, a segunda edição do Cultura POP: Conexão Geek.

Na programação gratuita, o Café do Zé, uma ação do Sobrado Dr. José Lourenço, apresenta a aula aberta “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”, com Elinaudo Barbosa. Além disso, a Rede Cuca fará o lançamento da segunda edição da “Mah! Antologia de Quadrinhos da Rede Cuca”.

24 de janeiro (sexta-feira)

14h30 - Café do Zé

15h45 - Lançamento do segundo volume da “Mah! Antologia de Quadrinhos da Rede Cuca”.

26 de janeiro (domingo)

13h às 17h - Encontro do RPG na Bece. Em parceria com a Vila RPG, o evento é voltado para o público jovem, a atividade explora o universo dos jogos de interpretação de papeis (RPG), estimulando a leitura, a escrita e a ludicidade por meio das histórias criadas coletivamente pelos participantes.

Complexo Cultural Estação das Artes

O espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, Complexo Cultural Estação das Artes, recebe no final de semana a programação do Festival Música Alimento da Alma – Mada, que acontece no sábado (25) e conta ainda com apresentações da banda DuSouto, Emiciomar convidando Edgar, Má Dame e Mumutante; e das DJs Negona e Lola Garcia.

O Festival tem a proposta de abarcar a produção recente de artistas brasileiros de diversas vertentes há 27 anos e sai do Rio Grande do Norte para esta primeira experiência no Ceará em 2025, depois de já ter passado por outros estados como Rio de Janeiro e Paraíba. 

24 de janeiro (sexta-feira)

18h30 às 20h – Estação autoral | Show “10 anos de peia”, com Mad Monkees

20h30 às 22h – Damage Inc., com Tributo a Metallica

25 de janeiro (sábado)

17h às 23h – Festival Mada na Estação, com ÀTTØØXXÁ, DuSouto, Emiciomar convida Edgar, Má Dame e Mumutante; e DJS Negona e Lola Garcia.

*Ingresso solidário: entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). As doações serão destinadas ao programa “Ceará sem Fome”, do Governo do Ceará, que leva comida à mesa de cearenses em situação de vulnerabilidade.

26 de janeiro (domingo)

10h às 13h – Oficina infantil “Meu primeiro tear”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso

10h às 13h – Oficina infantil “Charanga Circense: Construindo música com objetos”, com K’OS Coletivo

12h às 15h – Gabi Nunes convida Samboja, na estreia do projeto Samba, Sabor e Chope do Mercado AlimentaCE

Museu da Imagem e do Som (MIS)

O Museu da Imagem e do Som realiza nesta semana, até domingo, uma programação diversificada, com falas abertas, lançamento de obra, mostra, oficina, concerto musical, ação educativa e roda de capoeira. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

24 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 17h às 20h

Local: Praça do MIS

– Oficina Trançando Raízes – Autoestima e beleza negra, com Kessia Rodrigues

25 de janeiro (sábado)

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório do MIS

– Camerata de Cordas da UFC apresenta: “Os tons da liberdade – músicas de animes e videogames”

 

Horário: 18h às 19h30

Local: Praça do MIS

– Ação Educativa  “Vermelho Vivo: entre o real e o surreal”, com Hitalo Pandit

Data: 26 de janeiro (domingo)

Horário: 15h às 17h

Local: Auditório / Andar +2 do Anexo

20 vagas.

– Vem vadiar no Museu: Roda de capoeira com Mestre Urso Preto

 

Horário: 17h às 19h

Local: Praça do MIS

EXPOSIÇÕES - SALA IMERSIVA:

Local: andar - 2 do Anexo

“Fósseis do Cariri”

“Vermelho Vivo – Amor e Revolução”

“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”

“Laboratório dos Sentidos”

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia