Ceará

AGENDA CULTURAL

Mais um final de semana chegou! Saiba como aproveitar os próximos dias com muita diversão

Bloquinho de carnaval e festa para celebrar o Mês da Visibilidade Trans marcam a agenda cultural do final de semana

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Moon Kenzo se apresenta durante programação para celebrar a Visibilidade Trans - Fernanda Siebra

Refletindo a diversidade que caracteriza o estado em seus equipamentos culturais, a programação para curtir o final de semana no Ceará reúne manifestação tradicional, com bloquinho de carnaval e forró até apresentações de teatro, dança, música e artes visuais. E se você ainda não tem planos de como aproveitar mais um final de semana de férias, o Brasil de Fato Ceará separou uma agenda repleta de atividades para você aproveitar cada hora dos próximos dias junto da família ou dos amigos. Então confira a programação! 

Esquina Brasil/Nega Teresa

A temporada de pré-Carnaval em Fortaleza já começou e o Esquina Brasil/Nega Teresa também segue a todo vapor nesta grande folia. Para celebrar a magia, que só este período tem, neste sábado, dia 18, o espaço será palco de um evento especial: o lançamento do "Bloco das Sardinhas", comandado pela cantora Bárbara Sena. A apresentação, marcada para às 17h, contará com convidados especiais e promete encantar os foliões com muita música e alegria. O couvert neste dia será de R$10.

Antes, para aquecer o público para o pré-Carnaval, o espaço terá às 13h uma animada roda de samba comandada pelo grupo Samba Premium. E para encerrar a programação deste dia, a partir das 20h, o público contará com o show de samba e pagode do grupo Mil Vibes. 

Além do pré-Carnaval, o espaço terá neste fim de semana discotecagem, forró e mais roda de samba. Na sexta-feira (17/1), quem abre a programação às 20h é a DJ Hyana Viana. Na sequência, o público será embalado com shows que prometem colocar todos para dançar. E no domingo (19/1), dia da tradicional feijoada deliciosa do Esquina Brasil/ Nega Teresa, é dia também de roda de samba. Para animar o espaço, a partir das 14h, o público terá apresentação do grupo Fascina.

Feira Cultural da Reforma Agrária

Neste sábado (18), acontece 99ª edição da tradicional Feira Cultural da Reforma Agrária, do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Realizada mensalmente no segundo sábado de cada mês, a feira traz para a cidade de Fortaleza o debate sobre a cultura camponesa, alimentação saudável e outros temas sobre à luta por direitos. Dentro da programação da feira, haverá ainda a mesa de debate com o tem “Resultado das eleições e suas implicações para a esquerda: a agenda da reforma agrária e a crise ambiental”, com a participação do historiador e militante do Movimento Brasil Popular, Leidiano Farias; da professora e apresentadora no podcast ‘Às cunhas’, Kamila Fernandes; e da direção nacional do MST, Geni Santos.

Com abertura dos portões a partir das 9h da manhã, a feira conta com a venda de alimentos da reforma agrária, artesanatos, além de comidas e bebidas, promovendo a cultura popular e a economia criativa e solidária. Nesta edição da feira, a alegria do público fica por conta de Vanessa A Cantora e Vannick Belchior.

9h - Abertura dos portões e inicio da feira

10h - Início do debate

12 - Música ao vivo

Biblioteca Pública Estadual do Ceará 

No dia 17 de janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) reunirá artistas locais para uma homenagem à vida e à obra da icônica escritora Conceição Evaristo, além de celebrar outras importantes escritoras negras do Brasil e do mundo. Com início às 17h30, o evento contará com apresentações do grupo Mais Melanina, Reggae do Passinho, DJ Lolost, Izabela Wégila, Ana Marlene, Flamel, Rafaely Santos, Dona Iolanda e Edson Júnior, além da Feira Negra. A atividade contará com intérprete de Libras e acontecerá na calçada da Bece, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

O Baile da Conceição é uma celebração afrocentrada que exalta a força, a pluralidade e a ancestralidade das mulheres negras. A homenagem a Conceição Evaristo, uma das vozes mais importantes da literatura afro-brasileira, tem como objetivo fortalecer as vozes da periferia, promover a resistência e valorizar histórias que ecoam por todos os cantos do Brasil e do mundo. Durante o evento, também serão celebradas obras de autoras como Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães.

Estação das Artes

Neste final de semana, a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante, recebe uma das etapas seletivas da competição nacional de funk Disputa Nervosa, com aulão aberto de Passinho de BH e participação de DJs do coletivo Baile de Favela. Com etapas em outras sete capitais, a Disputa vai reunir candidatos ao título de melhor dançarino de funk do país.

Em alusão ao mês da visibilidade trans, na sexta-feira (17), de 18h às 22h, o palco da Estação recebe a discotecagem de Monstrava, Fuga e Viúva Negra com uma seleção das melhores músicas tristes e nostálgicas para embalar o público na edição especial Tristeza Trans da festa A Noite Mais Triste do Mundo. A noite também conta com shows de Makem e Moon Kenzo. Já no domingo (19), a cantora cearense Mel Mattos faz show em homenagem ao Pessoal do Ceará na primeira edição do Encontro de Cultura Alimentar do Mercado AlimentaCE. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço. A programação terá acessibilidade em Libras.

17 de janeiro (sexta-feira)

18h às 22h – A Noite Mais Triste do Mundo, com DJs Monstrava, Fuga, Viúva Negra e shows de Makem e Moon Kenzo.

18 de janeiro (sábado)

17h – Aulão de Passinho de BH
17h30 – Credenciamento dos competidores
18h – Aquecimento com Baile de Favela
18h30 – Disputa Nervosa Nacional
20h30 às 22h – Bailão com Baile de Favela

19 de janeiro (domingo)

10h às 15h – Feira de Empórios, Feira Agroecológica e Casa dos Saberes
10h30 às 11h30 – Roda de conversa: Cajuína como patrimônio cultural imaterial
10h30 às 12h – Visita Mediada às Hortas no Complexo Cultural Estação das Artes
10h30 às 12h – Mercado Miudinho
11h30 às 12h – Performance Sy Gomes “Cultivarei um Lugar”
13h30 às 15h – Show “Mel Mattos canta o Pessoal do Ceará”

Cine Itapipoca

Ainda em ritmo de férias, a sala pública de cinema da Rede CINE+ em Itapipoca está recebendo ao longo deste mês uma programação voltada especialmente para as crianças. As sessões estão marcadas para os dias 18, 19, 25 e 26 de janeiro, sempre às 19 horas. Para conferir a programação completa, basta acessar o link disponível no perfil oficial do projeto no Instagram (@redecinemais). O projeto tem apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. 

18 de janeiro (sábado)

19h - Como treinar seu Dragão

19 de janeiro (domingo)

19h - Kung Fu Panda

Centro Cultural Bom Jardim

Como uma encruzilhada de encontros, a exposição Reexistências demarca um esforço conjunto de vários artistas e coletivos para pensar outras narrativas para corpos LGBTQIA+ e pessoas com deficiência que não as que se resumem na dor. A iniciativa nasce de um diálogo entre Rafaela Vasconcelos, designer, mulher e artista com deficiência visual, e Bárbara Banida, mulher trans fortalezense, sobre suas vivências. Se entendendo como rede de apoio dissidente uma para a outra desde 2010 e fortalecendo seus encontros artísticos desde 2021, as artistas convocam os coletivos MONO e Barracuda para a criação.

Sendo uma exposição que fortalece os vínculos de apoio entre grupos diversos, pensa também uma luta interseccional pela multiplicidade de modos de ser e existir. A abertura da exposição acontece neste sábado (18), a partir das 16h.

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo

Com a chegada das férias, crianças, jovens e adultos que buscam por programações que reúnam lazer, arte e cultura podem contar com as mostras em exibição no Centro Cultural do Cariri, que compõem a agenda de férias da região. O equipamento, integrante da Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, convida o público a visitar suas exposições em cartaz.

Com entrada gratuita e funcionamento de quinta a sexta-feira, das 15h às 20h, e aos sábados e domingos, das 13h30 às 18h30, as galerias do Centro Cultural recebem duas exposições inéditas. Na Galeria 1, a exposição Nagual: Fotografias de Graciela Iturbide reúne mais de 80 imagens da renomada fotógrafa latino-americana, explorando temas como culturas, natureza e espiritualidade. Graciela apresenta a essência de diversos países, incluindo México, Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos.

Na Galeria 3 e no Átrio, o CCCariri celebra Sérvulo Esmeraldo na exposição “Esse é Sérvulo Esmeraldo”. Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição reúne mais de 50 obras que evidenciam o encontro entre arte, geometria e experimentação social, apresentando o trabalho do artista que colocou o Ceará no mapa das artes contemporâneas.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa