O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza, neste mês de dezembro, 14 mostras regionais que compõem o Ciclo Natalino 2024. Durante todo o mês, os projetos selecionados no 19º Edital Ceará Ciclo Natalino percorrem as Macrorregiões do Ceará, visando a descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, afirmação da cultura cearense e a valorização das tradições populares natalinas. As mostras regionais contam com apresentações de grupos de pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio e fandango, que percorrem nove Macrorregiões do estado: Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral, Sertões de Canindé, Sertões de Crateús e Vale do Jaguaribe. Os grupos selecionados de cada mostra vão se apresentar na 17ª Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de janeiro de 2025, no Complexo Cultural Estação das Artes, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, em Fortaleza. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada nas redes sociais @ceara.ciclonatalino e @secultceara.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, disponibiliza para conhecimento público o 3º Edital Escolas Livres da Cultura, como parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. As inscrições poderão ser feitas de 20 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025 pelo Mapa Cultural do Ceará. O 3º Edital Escolas Livres da Cultura, que integra o Programa Escolas da Cultura, tem como objetivo promover as políticas de conhecimento, formação, livro e leitura no Ceará. Também busca incentivar a participação da diversidade artística e cultural no acesso a recursos públicos, assegurando o exercício dos direitos culturais e reduzindo desigualdades socioeconômicas e culturais nas diversas regiões do estado.
Ceará em Foco
A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou, no dia 13 de dezembro, a primeira formação do Comitê de Promoção e Defesa da Igualdade Étnico-Racial, um marco na luta antirracista da instituição. O subdefensor público geral do Ceará, Leandro Bessa, presidiu a solenidade e relembrou a trajetória construída pela instituição até a instalação do comitê. Caberá aos membros do comitê a elaboração de políticas de educação para capacitar defensores e colaboradores da defensoria, bem como a produção de dados científicos sobre a temática.
O município do Crato oficializa sua adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A publicação no Diário Oficial da União foi assinada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e pelo prefeito Zé Ailton Brasil, representando um compromisso concreto com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo no município. Com essa adesão, o Crato terá acesso a recursos, programas e suporte técnico destinados à promoção da igualdade racial, permitindo o desenvolvimento de iniciativas que enfrentam as desigualdades e promovam a inclusão.
Reafirmando seu compromisso com a promoção da segurança alimentar e nutricional, e fortalecendo as ações voltadas ao combate à fome e à garantia do direito à alimentação adequada para toda a população, o município do Crato aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que é um sistema público legalmente instituído pela Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional permite elaborar e articular políticas de segurança alimentar e nutricional em âmbito nacional, estadual e municipal, bem como monitorar e avaliar as mudanças que ocorrem na situação de alimentação e nutrição. Permite, ainda, verificar o impacto dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional sobre a população para a qual se destinava a política.
Esporte
A Delegação do Ceará participou da 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, competição inédita realizada pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Ministério do Esporte, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas e a Universidade Federal Fluminense. A competição aconteceu de 12 a 15 de dezembro, no Rio de Janeiro. Participaram da etapa nacional as equipes da Comunidade Quilombola Conceição dos Caetano, do município de Tururu, no naipe feminino; e Comunidade Quilombola de Batoque, do município de Pacujá, no naipe masculino.
Entre os dias 13 e 15 de dezembro foi realizado no Centro de Formação Olímpica, a última rodada dos Jogos Abertos do Ceará 2024, que contou com um total de 5.183 atletas inscritos de 103 municípios. No basquete feminino, Fortaleza sagrou-se campeão. No naipe masculino o campeão foi Aracati. Já na modalidade de vôlei feminino, Itatira levantou o troféu, no naipe masculino o município de Tejuçuoca conquistou o primeiro lugar. O pódio do tênis de mesa feminino ficou para Ellen Moreira, do município de Russas; e no naipe masculino, o campeão foi Carlos Eduardo, do município de Caucaia.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, lança o edital de credenciamento 2025 do Programa Campeões pelo Esporte, com o objetivo de apoiar atletas e equipes juazeirenses, desde a base até o esporte de rendimento. Podem se credenciar equipes esportivas com dois ou mais atletas, e atletas de modalidades individuais. O credenciamento ocorre de 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2025, exclusivamente de forma presencial na Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, localizada no Ginásio Poliesportivo. O edital completo está disponível no link disponível no site da prefeitura.
De Vera
E no De Vera dessa semana o Brasil de Fato conversou sobre o aumento no número de casos positivos de Covid-19 no Ceará e os cuidados necessários para esse final de ano. E o convidado para esse bate papo foi Samuel Átila, médico membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia