Ceará

AGENDA CULTURAL

É tempo de Natal! Confira a programação do final de semana para festejar com família e amigos

Chegamos na penúltima semana do ano, e o BdF Ceará preparou uma agenda especial para você.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Final de semana é marcado por apresentações musicais, oficinas, exposições e teatro - Divulgação

À medida que o calendário se aproxima de seu fechamento, as cidades ganham vida com luzes, músicas festivas e o espírito de união que marca a chegada das festas de final de ano. Seja com o Natal, o Ano Novo ou outras celebrações tradicionais, este é um período de confraternização e renovação de esperanças, onde pessoas se reúnem em momentos de lazer e convivência para se despedir do ano e dar boas-vindas a um novo. No entanto, com tantos eventos e opções de comemoração, surge a pergunta: como escolher as melhores festas e experiências para celebrar de maneira memorável?

A agenda cultural do Brasil de Fato Ceará de hoje traz dicas e sugestões imperdíveis para aproveitar ao máximo essa temporada de celebração.

Ciclo Natalino Cearense

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza, neste mês de dezembro de 2024, 14 Mostras Regionais que compõem o Ciclo Natalino 2024. Durante todo o mês, os projetos selecionados no XIX Edital Ceará Ciclo Natalino percorrem as macrorregiões do Ceará, visando a descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais,  afirmação da cultura cearense e a valorização das tradições populares natalinas. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada nas redes sociais @ceara.ciclonatalino  e @secultceara.

As Mostras Regionais contam com apresentações de grupos de pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio e fandango, que percorrem nove macrorregiões do estado: Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral, Sertões de Canindé, Sertões de Crateús e Vale do Jaguaribe. Os grupos selecionados de cada mostra vão se apresentar na XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de janeiro de 2025, no Complexo Cultural Estação das Artes, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), em Fortaleza.

19 e 20 de dezembro | Quinta e sexta-feira, a partir das 19h

/// Vale do Jaguaribe (Russas)
Natal de Luz, Música e Tradições
Rua José Alves, s/n – Flores, Russas – Praça das Flores

20 e 21 de dezembro | Sexta-feira e sábado, a partir das 19h

/// Grande Fortaleza (Jardim América)
5ª Mostra Natalina do Jardim América – Resgatando Memórias, Renovando a Esperança e Fortalecendo o Amor ao Próximo
Delmiro de Farias,  s/n – Jardim América (Praça do Jardim América)

/// Grande Fortaleza (Farias Brito)
Terreirada – Um Encontro de Tradições
Rua Dom Jerônimo, s/n – Esquina com Domingos Olímpio (Quadra Poliesportiva da Igreja Nossa Senhora das Dores)

/// Grande Fortaleza (Curió)
10º Festival Natal de Luz Arte de Amar
Pontão de Cultura LGBTQIA+  – Praça Santa Edwiges

/// Maciço de Baturité (Baturité)
Mostra Maciço de Tradições Natalinas de Baturité
Rua Major Pedro Catão, CE 060 – Pátio da Rodoviária na Comunidade Mondego 

27 e 28 de dezembro | Sexta-feira e sábado, a partir das 19h

/// Cariri (Barbalha)
Natal do Sítio Cabeceiras
Sede da ONG Engenho Velho – Ponto de Cultura no Sítio Cabeceiras

/// Cariri (Juazeiro do Norte)
Natal das Tradições
Praça do Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida São Sebastião I e III

/// Sertões de Canindé (Itatira)
IV Mostra de Natal de Itatira: 46 anos de Pastorinhas e Menino Deus
Rua Antônio Alves Guerra, s/n – Centro – Praça da Matriz 

/// Sertões de Canindé (Canindé – Assentamento 25 de Maio)
IV Mostra Natalina da Reforma Agrária – Entre Foices e Enxadas Tecendo os Folguedos Natalinos do Imaginário Popular dos Sertões de Canindé
Comunidade Logradouro I, s/n – E.E.M.E.P do Campo Antônio Tavares Alves

Complexo Cultural Estação das Artes

Por meio da Secretaria da Diversidade e da Secretaria da Cultura, o Governo do Ceará realiza nos dias 20 e 21 de dezembro, o “Festival Ceará da Diversidade – Vidas em Movimento, Orgulho que Sustenta”. O evento reforça a importância de abrir espaços em todas as esferas sociais para as vozes LGBTI+, promovendo visibilidade e enfrentando o preconceito com criatividade, representatividade e linguagem acessível. O festival é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade e da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura.

O evento se destaca por sua ampla programação, que abrange arte, formações, cultura, empreendedorismo e empregabilidade. Ao longo de 20 horas de programação, o Complexo Estação das Artes será palco de encontros plurais, onde cultura, arte, economia criativa e as histórias LGBTI+ ganham vida, conectando pessoas e celebrando a diversidade em todas as suas formas.

20 de dezembro | Sexta-feira

14h – Lançamento do Programa Empodera+ (Auditório da Pinacoteca do Ceará)

15h30 – Aula Magna com Symmy Larrat – Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (Auditório da Pinacoteca do Ceará)

16h – Feira Kuya de Design Autoral – Edição Festival da Diversidade (entre a Kuya Centro de Design e a GARE da Estação das Artes)

16h – Fixter (Palco Noélio na Estação das Artes)

17h – DJ Angel History (Palco Noélio)

18h – Show de Luiza Nobel convida Camaleoa, Daniel Peixoto, Mulher Barbada e Lena Oxa (Palco Noélio na Estação das Artes)

19h – Lançamento da Unidade Móvel (ao lado da GARE, no estacionamento) e assinatura do Empodera+ (Palco Noéliona Estação das Artes)

20h – DJ Angel History + Performance Transrústica (Palco Condessa na Estação das Artes)

20h30 – Show de Johnny Hooker (Palco Noélio na Estação das Artes)

22h – Encerramento

21 de dezembro | Sábado

8h às 12h – Futuro LGBTI+: Empreendedorismo, inovação e economia criativa – Treinamento Meta + iFood (Auditório da Secult Ceará)

10h – Oficina de Customização, com Ateliê Wendy Candy (Kuya – Laboratório de Prototipagem)

14h – Oficina de Grafismos Indígenas, com Henrique Tabajara (Kuya – Laboratório de Prototipagem)

14h às 15h30 – LGBTalk – Conversa entre autores, com Renan Quinalha, Luma Andrade, Larissa Ferreira e Ari Areia. Mediação: Prof. Sandro Thomaz Gouveia (Kuya)

15h30 às 17h – Cunty Cearense Function (Gare)

16h – Feira Kuya de Design Autoral – Edição Festival da Diversidade (Kuya – Laboratório de Prototipagem)

17h15 – Show do Coletivo Divas (Palco Noélio)

18h – Festa Crioula (Palco Noélio)

19h – Show de Makem convida Otto Nascimento, Elivania Monte e Yara Canta (Palco Noélio)

20h20 – Homenagens (Palco Condessa)

20h40 – Show de Getúlio Abelha convida Vanessa, A Cantora (Palco Noélio)

22h – Encerramento

Centro Cultural Bom Jardim

A Mostra das Artes 2024, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), chega como uma celebração da ancestralidade daqueles que vieram antes, reconhecendo as conquistas do presente e contemplando o que se define como um futuro promissor. Comemorando os 18 anos de (re)existência do CCBJ, a Mostra das Artes 2024 terá três dias de programação com mais de 30 atrações, entre artistas e atividades culturais, oficinas, teatro, exposições, além dos shows que encerram as noites de evento nos três dias de festa. A celebração do aniversário será no dia 21 de dezembro, com a presença do público e das pessoas que fazem a casa acontecer o ano todo.

A programação traz uma mistura de todos os eixos estruturantes do Centro Cultural Bom Jardim: Escola de Cultura e Artes (ECA) com apresentação e encerramento dos processos formativos básico, de média e longa duração; Atenção Social (Núcleo de Articulação Técnica e Especializada – NArTE) com atividade de promoção aos direitos humanos, educação popular e arte-cultura; Ação Cultural (difusão cultural e circulação) com uma programação artística-cultural conectada com o território.

Festival de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Nos dias 19 e 20 de dezembro, o Projeto Moita Redonda, uma iniciativa do Varal – Laboratório de Design Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), será destaque no Festival de Cultura da UFC. A ocasião marca o lançamento do catálogo “O Barro é Tudo!”, que celebra a arte e a resiliência das artesãs de Moita Redonda, comunidade localizada no município de Cascavel, Ceará. O catálogo é resultado da parceria entre o Laboratório de Design Social – Varal com a KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A celebração teve início ontem, 19 de dezembro, com o lançamento do catálogo na área atrás da Igreja Católica da comunidade. O evento contará com apresentações culturais e discursos de representantes das instituições parceiras. Hoje, 20 de dezembro, as atividades continuam no Auditório da Reitoria da UFC, em Fortaleza. Às 15h, haverá uma roda de conversa com artesãs e pesquisadores, seguida de uma exposição que reunirá peças em barro e projetos desenvolvidos pelo Varal.

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe nos dias 20 e 21 de dezembro, no Palco Principal (711 lugares) e Jardim de Burle Marx, a estreia do espetáculo “Liga do Natal – Uma Aventura no Ceará”. Com entrada gratuita e classificação livre, a retirada de ingressos acontece pela plataforma Sympla  (https://site.bileto.sympla.com.br/theatrojosedealencar/) e bilheteria física do TJA (Rua Liberato Barroso, 525, Centro), das 13h às 19h.

Com natureza multiplataforma, o projeto “Liga do Natal” engloba brincadeiras tradicionais para crianças e suas famílias, apresentações culturais locais, produção de conteúdo original, que inclui um longa-metragem lançado em 2020, além do espetáculo de Natal inédito que mergulha no Multiverso do Papai Noel, com uma narrativa repleta de mistério, afeto e raízes cearenses. 

Festival Lamparina

O Festival Lamparina de Histórias chega à 23ª edição, regressando ao Sertão dos Inhamuns, onde as narrativas correm soltas. Já se passaram muitos anos desde a primeira realização no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, no ano de 2008.  O festival é um evento integrante da Rede Festivais da Arte e Cultura do Ceará, e tem o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Saboeiro e o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará.

A programação conta com oficinas literárias, grupos de tradições populares, feira de artesanato e comidas típicas, a participação da banda cabaçal Mestre João Zuba de Altaneira e dos narradores de Saboeiro, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte e Tarrafas, nos dias 20 e 21 de dezembro de 2024. 

20 de dezembro | Sexta-feira 

17:00 – Cortejo pelas ruas da cidade com o Papai Noel.

18:00 às 21:00 na Praça da Matriz de Saboeiro

Feira de artesanato e comidas típicas

Pastoril da Ruinha -Saboeiro/CE

Narradora tradicional D. Alzira Neris – Saboeiro

Contação de histórias com Conceição de Maria – Juazeiro do Norte.

Contação de histórias com Bete Pacheco – Juazeiro do Norte.

Contação de histórias com o escritor e narrador: Germá Martins de Tarrafas/CE

Contos de Natal com Júlia Barros -Fortaleza-CE

Encerramento com a Banda Cabaçal Mestre João Zuba de Altaneira-CE

21 de dezembro | Sábado

18:00 às 21:00 na Praça da Matriz de Saboeiro

Feira de artesanato e comidas típicas

Contação de histórias com Almir Mota (Saboeiro/CE).

Contação de Histórias com Carlê Rodrigues e Kelys de Almeida (Iguatu/CE)

Contação de histórias com Giovania Bastos (Saboeiro/CE)

Grupo de voluntárias da Fundação São José (Saboeiro/CE)

Contação de histórias com Maria das Neves (Saboeiro/CE)

Dança de São Gonçalo do Sítio Mucambinho (Saboeiro/CE)

Encerramento com Trio de forró (Saboeiro/CE).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia