Ceará

Saúde Mental

Seminário no Grande Bom Jardim debate trabalho decente e saúde mental para a juventude

O evento acontece amanhã (08), a partir das 13h, na EEM Dona Júlia Alves Pessoa

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O seminário também proporcionará um importante debate sobre o tema "Trabalho Decente e Saúde Mental", com a presença de representantes de diversas instituições. - Foto: Divulgação

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) realiza amanhã, 08 de novembro, o Seminário Proteção das Juventudes: Políticas Públicas de Trabalho Decente e Saúde Mental. Com objetivo de desenvolver estratégias de prevenção ao adoecimento mental e a promoção de condições adequadas de trabalho para as juventudes da região, o evento busca integrar organizações da sociedade civil, gestores públicos e a rede local da comunidade.

Para Ingrid Rabelo, Assistente Social do CDVHS, o seminário é uma oportunidade estratégica para abordar os desafios mais urgentes enfrentados pela juventude do Grande Bom Jardim. “Este seminário é um momento fundamental para discutirmos o que realmente impacta a vida dos jovens no Grande Bom Jardim, especialmente em relação ao trabalho decente e à saúde mental”, aponta.

A assistente social ressalta ainda que o principal objetivo é buscar soluções coletivas e integrar as políticas públicas de diferentes áreas, criando um ambiente escolar e social que seja verdadeiramente protetor e que ofereça condições dignas para os jovens, e destaca a atuação intersetorial, a valorização dos educadores e o cuidado com a saúde mental como pilares essenciais para garantir que as juventudes tenham a oportunidade de viver e estudar com qualidade e segurança.

Construído dentro da programação da Semana Cada Vida Importa, o seminário acontece de forma inteiramente gratuita, na EEM Dona Júlia Alves Pessoa, localizada na Rua São Francisco, nº 125, Bom Jardim, Fortaleza, de 13h às 17h. Ainda dentro da programação do evento, será lançada a primeira Cartilha de recomendações para o fortalecimento da escola como espaço de proteção juvenil, prevenção e combate à violência, documento fruto da pesquisa “Repercussões da violência no Grande Bom Jardim sob a perspectiva de estudantes de escolas públicas de Ensino Médio: vitimização, percepções sobre segurança e repercussões educacionais”, realizada em 2023 em parceria com o VIESES e o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, e traz uma série de diretrizes voltadas à melhoria das condições escolares e à proteção das juventudes no Grande Bom Jardim.

Entre as principais recomendações estão a atuação intersetorial para a prevenção e o combate à violência nos territórios urbanos e nas escolas, a melhoria das condições estruturais das escolas, com ênfase em alimentação de qualidade e espaços adequados para convivência, além da promoção e cuidado em saúde mental para as juventudes, especialmente em contextos de violência. A cartilha destaca ainda a necessidade de valorização profissional, com o cuidado psicossocial e a formação permanente de trabalhadores/as da educação. Na ocasião também será lançada a nota técnica do CEDECA-Ce, intitulada Infância e Adolescência – análise integrada das políticas públicas do Ceará e de Fortaleza.

O seminário também proporcionará um importante debate sobre o tema "Trabalho Decente e Saúde Mental", com a presença de representantes de diversas instituições, como a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), o Programa Integrado de Redução da Violência (PREVIO), a Casa da Juventude Cearense (CAJU), a Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará, o Movimento de Saúde Mental Comunitária, a Secretaria Municipal de Educação e o Fórum de Escolas do Grande Bom Jardim, além do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (VIESES).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia