O mês de novembro começou e já podemos esperar por intensas programações culturais ao longo de todo o mês. E para começar esse período com muita alegria, fantasia e animação, equipamentos de cultura do estado ofertam programação de halloween, além de festivais circenses, apresentações artísticas e espetáculos teatrais.
Não dá para ficar de fora dessas programações, não é mesmo? Então já pega o bloco de nota, e confira aqui no Brasil de Fato Ceará a programação para curtir o final de semana ao lado dos amigos e da família.
Estação das Artes
A programação de novembro da Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – começa em grande estilo, e abre caminho para as comemorações do Novembro Negro. Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, o equipamento recebe a XIII edição da Bienal Percussiva Brasil com atrações nacionais e internacionais. Além disso, a programação conta com a festa Relance em edição especial “Dia de Los Muertos”, a Feira Mais Vinil e atividades para crianças no Domingo na Estação.
Sexta-feira (01)
XIII Bienal Percussiva Brasil
18h às 19h15 – Orin Asè (Parceria Sesc)
19h30 às 20h30 – Caravana Cultural (Parceria Sesc)
20h30 às 22h – Batucada Tamarindo
Sábado (02)
17h às 21h30 – Relance Dia de Los Muertos, com DJs Baber, Victormsat, Meu Caro Vinho e Fabinho
Domingo (03)
10h às 15h – Feira Mais Vinil
10h às 13h – DJ Meu Caro Vinho
10h às 11h – Mercado Miudim – Oficina de pintura com pigmentos naturais (20 vagas), no Mercado AlimentaCE
10h30 às 11h15 – Puntino’s Great Circus Show, com Circo Puntino (Parceria Festival Internacional de Circo do Ceará)
11h às 14h – Oficina Infantil “Desenho de Uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
12h30 às 14h30 – Duo de DJ’s Nego Célio + DJ Lua Magnética, no Mercado AlimentaCE
Festival Internacional de Circo do Ceará
Com programação a partir de 1º até 24 de novembro, o Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC inicia em Fortaleza mais uma etapa da edição comemorativa de 10 anos, que abrange várias cidades do Ceará, todas com acesso gratuito.
O 10º FICC proporcionará diversão para crianças de todas as idades com a realização do Segundo Circuito desta edição, além do Programa Lona Aberta e Circuito Paralelo. Como eixo de formação e informação, o Programa Luz no Picadeiro conta com oficinas, encontros, residência e seminário, para inscritos. Todos os detalhes da programação artística e formativa estão disponíveis no site www.festivaldecircoceara.com.
Sexta-feira (01) – Theatro José de Alencar
16h – Pátio Nobre
Charanga do Festival
Eduardo Show da Vida (Ceará)
Circo Puntino’s Great Circus Show – Circo Puntino (Itália)
18h30 – Palco Principal – Abertura
Homenagem: Dramaturgias dos Picadeiros: homenagem cênica ao relicário de memórias e de afetos tradicionais da lona
José Brasil (Mestre Palhaço Pimenta), Mestre Círio Brasil, Wanderson Brasil (Baratinha).
19h30 – Palco Principal – Espetáculo de Abertura
Seguime – Compagnie ZeC (França)
Sábado (02) – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
17h – Praça Verde – Variété
Charanga do Festival (Ceará)
Kadulino, o Palhaço Corda Bamba – Cia Os Kaco (Tocantins)
Paola Crossbox, a Atleta das Emoções – Fernanda Duarte (Ceará)
A Princesa na neve – Polina Pugovishnikova da Escola de Circo Guistrion (Ceará)
A magia do bom humor – Mágico Pierrot Almeida (Ceará)
Mercúrio – Cato (Argentina)
O Operário – Palhaço Tereteteu (Ceará)
A Borboleta – Sandra Silva (Bahia)
El vuelo del cheje – Culebras Colectivo (Argentina)
Domingo (03) – Circuito Paralelo do 10º FICC
10h – Estação das Artes: Circo Puntino’S Great Circus Show – Circo Puntino (Itália)
17h – Praça Verde – Variété
Charanga do Festival (Ceará)
Kalabazi – Cia. Tita8lou (Suíça)
Sinfonia Acrobática – Thalya Belly (Ceará)
Rascunho 37 – Companhia Gravitá (São Paulo)
O Homem Pássaro – Charlis Pereira (Ceará)
Contorção – Bianca Dornelas (Paraná)
Celeste – Juliana Zucoli (Rio de Janeiro)
La Band’AnimaL – Paula Malik (Colômbia)
Cinema do Dragão
O espaço que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão inicioi nova grade de programação ontem (31), com sessão gratuita.
Hoje (01), às 17h20, na sala 1, via Programa Vizinhanças, o Cinema do Dragão realiza mais uma exibição gratuita direcionada para moradores de comunidades. Neste dia, o Cinema contemplará crianças e adolescentes da Associação dos Moradores do Campus do Pici e do Instituto Maria da Hora, mobilizados pelo Coletivo Entre Olhos, sendo disponibilizados 50 ingressos para o público em geral. O filme exibido será ‘Perlimps’, animação dirigida por Alê Abreu, que narra a jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra. A iniciativa integra o Projeto “Cinema do Dragão: Telas plurais, cenas diversas” apoiado pelo Edital para as Artes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
A quinta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo, o FSE 95, teve início na última segunda-feira, 28 de outubro, e segue até o dia 03 de novembro, no Crato (CE), terra natal do artista. A programação gratuita inclui masterclasses, oficinas, exposições, vivências ambientais e culturais no território fértil do Cariri cearense com grandes nomes da arte contemporânea brasileira. As oficinas deste ano têm à frente Siron Franco (GO), Berna Reale (PA), Rivane Neuenschwander (MG) e Pedro Motta (MG) com Kátia Lombardi (MG), residentes artísticos.
Sexta-feira (01) - 19h
Pré-estreia do curta-metragem Mulher Barco, com a presença do cineasta Tibico Brasil
Centro Cultura do Cariri Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato
Domingo (03) - 17h
Encerramento das oficinas e apresentação pública dos trabalhos construídos
Aberturas das exposições das oficinas de Siron Franco (GO), Berna Reale (PA), Rivane Neuenschwander (MG) e Pedro Motta (MG) com Kátia Lombardi (MG)
Local: Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (URCA) – Av. Padre Cícero, 1348 – São Miguel, Crato-CE.
Hub Cultural Porto Dragão
A partir do dia 1º de novembro, o público interessado em conhecer trabalhos artísticos dissidentes poderá acompanhar a 2ª edição da Mostra Proibida. Com o tema “Corpo Memória Viva”, a iniciativa da Banida Plataforma tem o intuito de suscitar um debate profundo sobre o corpo como espaço de memória e resistência.
O evento de abertura, que ocorre no Hub Cultural Porto Dragão, contará com a performance “Bixa Cura” e a exposição “Investigação Submersa”, que ficará aberta para visitação no Hub, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h.
Os olhares de duas pessoas atravessam uma mesa, frente a frente. É esse o cenário inicial da performance “Bixa Cura – Uma conversa silenciosa sobre as dores”, que integra a programação de abertura da 2ª Mostra Proibida, no Hub Cultural Porto Dragão. Protagonizada pelas artistas trans Bárbara Banida e Li Coelho, a apresentação é um ritual de acolhimento e alívio de transfobia, racismo e outras violências, mas também das novidades e potências do mundo.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia