Ceará

AGENDA CULTURAL

Final de semana no Ceará é marcado por lançamentos de livros, cinema gratuito e show culturais

Os equipamentos de cultura contam com grade de programação imperdível para os próximos dias

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Excepcionalmente no domingo (27), em virtude do segundo turno das eleições municipais, parte dos equipamentos de cultura estão com suas programações suspensas - Thiago Martine

Já podemos começar a nos despedir do mês de outubro, mas os equipamentos de cultura do Estado seguem em festa durante o final de semana. Com uma grade de programação recheada de opções imperdíveis para curtir o final de semana ao lado da família e dos amigos, chegou o momento de preparar a agenda pessoal do que fazer nos próximos dias para aproveitar ao máximo. O BdF Ceará separou essa agenda para você, confira.

Cinema do Dragão

O cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão inicia nova grade de programação, desta vez, com sessão gratuita. Em mais uma edição, o “Vizinhanças”, programa público do Cinema do Dragão que oferta exibições gratuitas a comunidades, bairros e territórios de Fortaleza, acontece neste sábado (26), às 16h, na sala 2, desta vez em celebração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, efeméride do dia 27 de outubro.

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Ceará, serão exibidos dois filmes guiados por Chico da Silva, pintor e desenhista nascido no Acre mas radicado no Ceará, restaurados digitalmente pela equipe do Laboratório de Preservação, Conservação e Digitalização do MIS-CE. O filmes serão apresentados a partir das 16h.

HOMENS TRABALHANDO (CE/Brasil, 1977)

Sinopse: Análise sociológica e estética da obra e vida do famoso pintor primitivista cearense Chico da Silva, registro da obra-performance de mesmo nome. Produzida por Hélio Rôla, Marcus Vale, Gilberto Brito e David Silberstein.

CHICO DA SILVA (CE/Brasil, 1976)

Sinopse: O filme documenta a obra do pintor primitivo Chico da Silva, visto no seu bairro, com sua gente, o seu mundo, a sua vida. A pintura de Chico da Silva, inspirada na luta entre aves, peixes e dragões originários de sua prodigiosa fantasia, é apresentada em flash comparando seus quadros com movimentos do lazer de sua vida cotidiana e analisando, posteriormente, sua técnica e seu estilo no momento em que pinta. O filme tem depoimentos surpreendentes do pintor sobre a vida e sua vida.

Estação das Artes

No último fim de semana de outubro, a Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – tem programação gratuita e aberta ao público em três dias, com apresentações de reggae, festa Spotlight e forró das antigas com as cantoras Iara Pamella e Vanessa a Cantora.

Sexta-feira (25)

18h às 21h30 – Spotlight, com DJs Cleytinho e Linhatenia

Sábado (26)

18h às 19h30 – Vanessa a Cantora

20h às 21h30 – Iara Pamella

Sobrado Dr. José Lourenço

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante, promove o bate-papo com o tema Afronarração de Histórias: Encruzilhadas Artísticas e Poéticas, com a artista Lia Braga, que acontecerá na próxima dia terça-feira (29/10), às 19h, pelo Google Meet no link: https://l1nk.dev/n6Ygl

O Café do Zé é uma ação que tem o intuito de promover vivências artísticas a partir de diálogos sobre produções do campo cultural e artístico. Nesta edição, a vivência artística promoverá um mergulho através da afronarração de histórias, evidenciando a importância das culturas afrorreferenciadas dentro da formação histórica, social e cultural brasileira, afirmando e valorizando nossas riquezas afrodescendentes, com estímulos narrativos, cênicos, explanação oral/vídeo e criação de escrita a partir da memória.

Casa de Saberes Cego

Entre os dias 24 e 26 de outubro de 2024, o II Seminário de Educação Ambiental e Patrimonial será realizado com o tema “Proteger a Biodiversidade é Cuidar das Pessoas”. O evento tem como objetivo ampliar o acesso a informações sobre políticas de preservação de reservas ambientais e patrimônios culturais, promovendo reflexões sobre a sustentabilidade em suas dimensões econômica, social e ambiental.

Uma das principais pautas do seminário será a celebração dos 22 anos do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, uma unidade de conservação criada em 2002, reconhecida por sua beleza cênica e valor ecológico. A área abrange formações geomorfológicas conhecidas como inselbergs, elementos marcantes na paisagem local e de importância simbólica e histórica para a região.

Sexta-feira (25)

07h- Palestra “Plantar, cuidar e amar: a importância do plantio de mudas”; Local : Colégio Sagrado coração de Jesus – Turmas dos 5aanos A e B

16h45 – Entardecer no Cedro – show “Nordestinidade” com Riccelly Guimarães; Local: Açude Cedro; Link para transporte: https://forms.gle/r367rCZPG8kcavwM6

18h – Bodega da Casa; Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)

18h30 – Lançamento da Exposição “Poeira e Pedra: Ares e Olhares do sertão”; Local: Varanda da Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)

Sábado (26)

07h – Vivência: “Na mata da vida” com Mestre da Cultura Zé Carneiro, tradição Mateiro, Pacoti; Local: Trilha Nossa Senhora do Globo, Pacoti

10h30 – Apresentação Cultural “Encantarias de um Sertão” com Levi Teixeira; Local: Trilha Nossa Senhora do Globo, Pacoti

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som promove até amanhã, uma programação diversificada, com show de Silvero Pereira cantando Belchior, lançamento de livro e oficina de Cássia Valle e duas falas abertas dentro da programação do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres. Todas as atividades são gratuitas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Sexta-feira (25)

Lançamento do livro “Heroínas da Liberdade” com Cássia Valle

Horário: 18h | Local: praça do MIS

Sábado (26)

Silvero interpreta Belchior

Horário: 18h30 às 19h30 | Local: praça do MIS.

 

Oficina: Imersão museológica: Infâncias, diversidade e inclusão com Cássia Vale

Horário: 9h30 às 18h | Local: auditório do MIS | Inscrições: neste link.

 

Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres: Conversas Experimentais com Pedra Silva

Horário: 18h às 19h30 | Local: auditório do MIS.

Cineteatro São Luiz

Para finalizar as celebrações do centenário do Audiovisual Cearense este mês, o Cineteatro São Luiz continua a exibição de duas programações especiais de cinema, até amanhã (26): a mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA - Resistências Cinematográficas”, que é uma parceria entre a Cinemateca, o Cineteatro e o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema; e a programação especial “Ficções Cearenses”, destacando o melhor do cinema cearense dos últimos cinco anos. 

Sexta-feira (24)

14h30 (Sala Seu Vavá) | CINEMATECA BRASILEIRA | “Meu Tio José”, por Ducca Rios. 14 anos

16h (Sala principal) | FICÇÕES CEARENSES | “Estranho Caminho”, por Guto Parente. 14 anos

16h40 (Sala Seu Vavá) | CINEMATECA BRASILEIRA | “Eles Não Usam Black-Tie”, por Leon Hirszman.14 anos

19h (Sala principal) | FICÇÕES CEARENSES | “A Filha do Palhaço”, por Pedro Diógenes. 16 anos

Sábado (25) 

14h (Sala principal) | FICÇÕES CEARENSES | “Cabeça de Nego”, por Déli Cardoso. 14 anos

14h30 (Sala Seu Vavá) | CINEMATECA BRASILEIRA | “Cabra Marcado Para Morrer”, por Eduardo Coutinho. 12 anos

16h (Sala principal) | FICÇÕES CEARENSES | “Pacarrete”, por Allan Deberton. 10 anos

17h10 (Sala Seu Vavá) | CINEMATECA BRASILEIRA | “Pra Frente Brasil”, por Roberto Farias. 16 anos

18h10 (Sala principal) | FICÇÕES CEARENSES | “Motel Destino”, por Karim Aïnouz. 18 anos

Biblioteca Pública Estadual do Ceará 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria pelo o Instituto Dragão do Mar, segue realizando uma série de atividades de cidadania cultural durante o mês de outubro. A programação, desenvolvida pela equipe da Mediação Social da Bece, visa promover o direito à cidade e o acesso à cultura em diversas comunidades. Confira as principais ações:

Sexta-feira (25)

14h - Narrativa e Oralidade das Mulheres|Oficina “Bordado e Literatura” com Wilma Farias

Local: Movimento Orquídeas – Rua Cinco, 1440 – Mondubim

16h - Estouro Cultural | Contação “Três Histórias” com Gal Saldanha (Parceria Sesc)

Local: Calçada da Bece

17h - Abertura da exposição “Graviola, Presente!” – Rede Cria

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255)

Sábado (26)

9h30 - “Criação coletiva de histórias com brinquedos” com o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC) da Universidade Federal do Ceará

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255)

10h - Rolê da Bece | “Ilustração” com Paula Iemanjá e Rafael Limaverde

Restrito ao público atendido pelo local

Local: Residência Inclusiva VI. (Rua Guilherme Perdigão, 305 – Parangaba)

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia