A capital cearense recebe no mês de novembro, a 34ª edição do Cine Ceará, realizado pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Com acesso gratuito a toda a programação, o festival conta com mostras competitivas, exibições especiais, mostras sociais, debates, homenagens, cursos, entre outras atividades. Para as exibições, o festival estará no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Nesta edição do festival, seis filmes foram selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem e 12 produções para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem.
Dentre os longas, quatro ficções e dois documentários foram selecionados, sendo dois deles brasileiros e que terão première mundial no Cine Ceará. São eles, o documentário “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito Araújo, e a ficção “Um lobo entre os cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki. Os outros quatro longas não brasileiros selecionados terão première no país durante o 34º Cine Ceará. Já na categoria de curtas-metragens, estão concorrendo as obras cearenses “Fenda”, ficção de Lis Paim, e “Tiramisú”, ficção de Leônidas Oliveira.
A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem tem curadoria do crítico de cinema Bruno Carmelo, mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris III, e que carrega em sua bagagem profissional passagens por veículos como AdoroCinema, Papo de Cinema e Le Monde Diplomatique Brasil. Já a Competitiva Brasileira de Curta-metragem teve como curador o cineasta Vicente Ferraz, formado em Comunicação pela PUC-Rio, e atuando como jurado de vários festivais de cinema importantes, como Havana (Cuba), Foncine (Uruguai) e Cinergia (Costa Rica). O cineasta já atuou ainda como tutor de projetos para a Fundación TyPA na Argentina, e atualmente é professor na Academia Internacional de Cinema, no Rio de Janeiro.
Premiação
Os participantes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem vão concorrer ao Troféu Mucuripe, que será concedido aos vencedores nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa da Mostra, eleito pelo Júri Oficial, receberá prêmio no valor de R$ 40 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.
Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores nas seguintes categorias: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica.
Mais informações sobre o festival e as obras selecionadas podem ser conferidas no site oficial do Cine Ceará.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia