O Presidente Lula esteve nesta sexta-feira (11) em Fortaleza para alavancar a campanha do candidato do PT, Evandro Leitão, para a prefeitura da cidade. O candidato petista disputa o segundo turno contra o bolsonarista André Fernandes (PL) que está liderando as primeiras pesquisas de intenções de voto.
O comício foi realizado na Praça do Ferreira, centro da cidade, palco histórico para o Partido dos Trabalhadores e reuniu milhares de pessoas. Entre elas, a deputada federal Luizianne Lins, que entrou oficialmente para a campanha de Evandro Leitão, nesta sexta-feira. Luizianne perdeu a disputa interna do PT em Fortaleza para Evandro, apoiado por Camilo Santana, na escolha de quem deveria concorrer à prefeitura. A parlamentar foi ovacionada pela multidão. Ela não falou no palanque, mas recebeu elogios de Lula, Camilo, Elmano e de Evandro que a chamou de guerreira, e a quem prometeu “defender seu legado”.
No discurso, Lula reconheceu a força política de Luizianne ao dizer que “ninguém deixaria de votar em um candidato apoiado pela companheira”. Sobre Evandro, o presidente destacou que apesar de conhecer Evandro há pouco tempo, já que Evandro se filiou ao PT no ano passado, confia na indicação dos seus aliados.
“Só pelo fato de ter sido indicado por Camilo Santana, pelo governador Elmano e até mesmo pelo Cid Gomes, eu posso dizer a vocês que não tem ninguém melhor do que Evandro Leitão para governar Fortaleza”, disse Lula.
Para a multidão, Lula teceu várias críticas a André Fernandes e disse que Fortaleza “não pode ser governada por um negacionista”. O presidente disse ainda que André deveria “criar vergonha na cara" e deixar de ser candidato. “Se o nosso adversário quer acabar com o sistema, deixe de ser candidato, crie vergonha na cara e vá cuidar de você, por quem quem vai cuidar de Fortaleza é quem conhece os problemas da cidade”. destacou.
Evandro Leitão afirmou que irá promover uma “verdadeira mudança na capital”. Ele assumiu o compromisso de governar “fora do gabinete, ouvindo as pessoas” para “reduzir as desigualdades sociais de Fortaleza" e destacou projetos do seu plano de governo para “fortalecer a atenção primária, cuidar da saúde mental e ampliar as Escolas de Tempo Integral em Fortaleza”, disse
Sobre André Fernandes, Evandro disse que diferente do candidato do PL “que esconde Bolsonaro”, ele tinha “orgulho de fazer parte do time de Lula, Camilo e Elmano”.
Entregas
Na agenda institucional, Lula esteve em Fortaleza para entregar unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e ônibus escolares para municípios do interior.
No bairro José Walter, Lula entregou 1.296 apartamentos do empreendimento Cidade Jardim I Módulo IV. O empreendimento será entregue com biblioteca, sugestão do presidente Lula que foi construída com recursos do Governo do Ceará no âmbito do programa Zona Viva do MCMV.
O presidente entregou ainda 113 novos ônibus do Programa Caminho da Escola a municípios do Ceará. Os recursos para aquisição das unidades são do Novo PAC e somam R$ 51,9 milhões. “É a primeira leva, mas vão ser muitos”, ressaltou Lula durante a solenidade na capital do estado, Fortaleza.
“Eu andava 6 quilômetros a pé para ir ao Senai fazer um curso, todo santo dia. Eu sei como é difícil uma menina, um menino de 10 anos, 8 anos, 14 anos sair de casa e andar 15 quilômetros com chuva, tendo que embrulhar a roupa da escola no papel plástico para poder vestir quando chega na escola. Então, o que nós estamos fazendo aqui não é nenhum favor. O que nós estamos fazendo é cumprindo com a nossa obrigação de cuidar do povo brasileiro com amor e com carinho”, afirmou o presidente.
Edição: Camila Garcia