Os números do instituto Datafolha, divulgados na quinta-feira (10), apontam um empate técnico entre os candidatos à prefeitura de Fortaleza. O bolsonarista André Fernandes (PL) aparece com 49% das intenções de votos contra 47% do candidato Evandro Leitão (PT). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi realizada com 826 eleitores entre os dias 8 e 9 de outubro. Os números apontam um crescimento de 13% do candidato Evandro Leitão (PT) que terminou o primeiro turno da campanha com 34% das intenções de votos. Já o representante do PL subiu 7 pontos percentuais.
A pesquisa também avaliou a migração dos votos dos candidatos derrotados no primeiro turno, como o atual prefeito José Sarto (PDT), que já anunciou neutralidade para o resto do pleito, e Capitão Wagner (União), que deve se pronunciar nas próximas horas.
De acordo com a pesquisa, dois a cada três eleitores que votaram no Sarto no primeiro turno, declaram apoiar Evandro no segundo turno. Isso significa 66% dos eleitores. Já 23% dos eleitores que votaram no atual prefeito migraram os votos para o bolsonarista André Fernandes.
Já sobre a migração de votos do candidato Capitão Wagner, os números indicam que 58% dos seus eleitores irão apoiar André Fernandes no segundo turno. Apoiadores de Evandro Leitão somam 29%
Empate também na rejeição. 46% dos eleitores disseram não votar de jeito nenhum em André Fernandes. O mesmo percentual foi alcançado entre os eleitores que não escolheriam Evandro como prefeito de Fortaleza.
Paraná Pesquisa
Na manhã desta sexta-feira (11), os números do Instituto Paraná também indicam empate técnico entre os candidatos. Enquanto André Fernandes soma 48,1% das intenções de voto, Evandro Leitão (PT) aparece com 43%. 4% dos entrevistados não sabe ou não respondeu, enquanto 4,9% declaram pretender votar em nenhum, branco ou nulo. A margem de erro é 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram ouvidos 800 eleitores, entre os dias 7 e 10 de outubro. O grau de confiança de 95%
Lula no Ceará
Apesar do crescimento de 13% das intenções de voto, o cenário preocupa líderes do PT no Ceará e no Brasil. Ainda na quinta-feira (10), o presidente Lula desembarcou em Fortaleza, acompanhado do Ministro da Educação Camilo Santana, para apoiar o candidato petista e cumprir agenda de entregas de unidades habitacionais e de ônibus escolares para as cidades do interior.
A maior preocupação do PT é com os votos da periferia de Fortaleza, onde o candidato bolsonarista venceu em diversas zonas eleitorais, em algumas, abrindo vantagem de até 10%.
O ato que marcará o apoio de Lula visando a arrancada de Evandro para a vitória será nesta sexta-feira, às 17h13, na Praça do Ferreira, palco simbólico de lutas e onde o presidente Lula já realizou outros comícios, acompanhado de uma multidão.
Resta saber se a vinda do presidente vai ser suficiente para levar o candidato do PT ao Paço Municipal de Fortaleza, de onde comandará a quarta maior capital do país.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa