Os eleitores do estado do Ceará elegeram no último domingo (6), os prefeitos de 182 dos 184 municípios. Fortaleza e Caucaia são as únicas cidades cearenses onde haverá 2º turno. De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE), o eleitorado do estado é de um total de 6.935.539, desses, 1.769.681 se concentram em Fortaleza e 5.165.858 nos outros municípios do estado.
Com o encerramento do primeiro turno, o PSB se configura como a maior força em número de prefeituras conquistadas, totalizando 65. Logo em seguida, na segunda colocação, aparece o PT com 46. O PSD tem 15, Republicanos 14 e PP 13, MDB 9, PDT 5, PRD 5, União 5, Pode 2, PSDB 2, PL1 e Solidariedade 1.
Em Sobral, Oscar Rodrigues (União) foi eleito prefeito com 52,42% dos votos, o que representou 65.138 votos computados para o candidato. Izolda Cela (PSB) terminou as eleições com 47,58% dos votos (59.135). “Vencemos! Sobral decidiu por um novo tempo! A partir de hoje, iniciamos juntos a transformação que tanto sonhamos. Agradeço a cada um que caminhou ao nosso lado, acreditando em um futuro melhor. Sobral agora tem a chance de viver um novo ciclo de desenvolvimento e cuidado com as pessoas. Vamos construir essa mudança, unidos por um só propósito!”, disse Oscar em suas redes sociais.
Este ano, pela primeira vez, um candidato a reeleição venceu o pleito em Juazeiro do Norte. 83.514 eleitores votaram e elegeram Glêdson Bezerra (PODE) com um total de 53,23%. Fernando Santana (PT) encerrou as eleições deste ano com 45,21%, Sued Carvalho com 1,47% e Lino Alvez conseguiu 0,10% dos votos.
“Hoje, Juazeiro do Norte escreveu um novo capítulo em sua história! Com muita honra, recebo a missão de ser o primeiro prefeito reeleito dessa cidade tão querida. Quero agradecer de coração a cada um dos 83.514 juazeirenses que acreditaram no nosso projeto e votaram pela continuidade de um trabalho sério e transparente. Juntos, rompemos um tabu que atravessou gerações, mostrando que, com determinação e fé, podemos alcançar o impossível. Seguimos firmes ao lado do vice-prefeito Tarso Magno, prontos para mais quatro anos de compromisso e dedicação ao nosso povo.
Obrigado, Juazeiro!”, disse Glêdson em suas redes sociais.
Também na região do Cariri, na cidade do Crato, as eleições se encerraram no primeiro turno. André Barreto (PT) foi eleito com 48,74%, ou seja, 37.092 votos computados para o candidato. Dr. Aloisio (União) ficou com 46,97% dos votos e Lucas Brasil (PSDB) encerrou sua participação com 4,29% dos votos.
“Obrigado, Crato! Juntos, fizemos história. Cada gesto, cada palavra de apoio, cada esforço e toda a energia da nossa militância fizeram a diferença. A vitória é fruto do carinho, da união e, acima de tudo, do respeito que construímos ao longo dessa jornada. Continuaremos firmes, trabalhando com o mesmo amor e dedicação por uma cidade melhor para todos. Vamos juntos, porque o futuro do Crato é agora, com time do bem, time de Lula, Camilo e Elmano”, afirmou André Barreto.
Continuando na região do Cariri, em Barbalha, Guilherme Saraiva (PT) foi eleito com 23.970 votos, chegando a marca de 58,19%. Antônio Neto (PSDB) finalizou as eleições com 41, 81% dos votos. “Vencemos, Barbalha! Essa vitória é de cada um de vocês, que acreditaram, lutaram e caminharam ao nosso lado. O apoio de vocês fez a diferença e nos trouxe até aqui. Agora, com ainda mais força e união, vamos continuar trabalhando por uma Barbalha melhor e mais forte para todos! Muito obrigado, de coração!”, disse Guilherme Saraiva.
Assim como Fortaleza, Caucaia também terá segundo turno, que será disputado entre o Candidato Naumi Amorim (PSD) que conquistou 38,42% dos votos e Catanho (PT) que totalizou 24,67% dos votos. A grande reviravolta desse pleito é que o candidato Catanho irá participar do segundo turno com uma diferença de apenas oito votos para a terceira colocada, Emília Pessoa (PSDB). De acordo com os dados divulgados pelo TSE, Emília conseguiu um total de 27.609 votos, já Catanho, que segue para a disputa no segundo turno totalizou 47.617 votos.
“Me despeço dessa dura eleição com o coração bem apertado… e sabendo que até para ser forte, eu preciso deixar as lágrimas caírem no meu rosto. Deixar que elas percorram a minha alma na tentativa de aliviar o cansaço… especialmente para encher-me da graça de Deus e perceber, mesmo num momento como esse agora, o que há de mais precioso nessa minha missão: Caucaia, foi tudo por amor, e com amor! E sempre será!”, disse Emília em suas redes sociais.
Já Catanho agradeceu os votos recebidos e reforçou o apoio que vem recebendo no âmbito estadual e federal. “Obrigado Caucaia pelos 47.617 votos de confiança. Vamos seguir firmes e fortes junto com o Presidente Lula, o Governador Elmano, o ministro Camilo Santana e a Deputada Federal Luizianne Lins na construção de um futuro melhor para Caucaia.”
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa