Com apenas 8 votos de diferença, o candidato do PT, Waldemir Catanho, irá disputar o segundo turno pela prefeitura de Caucaia contra Naumi Amorim (PSD). Caucaia é o segundo maior colégio eleitoral do Ceará e único município, além de Fortaleza, que será realizado segundo turno no estado.
Catanho disputou o segundo lugar voto a voto com a candidata Emília Pessoa (PSDB) até o final da apuração e terminou o primeiro turno com 47.617 votos contra 47.609 da terceira colocada. Já o ex-prefeito Naumi encerrou a primeira etapa das eleições com mais de 74 mil votos. A diferença de quase 30 mil votos torna imprescindível a busca por apoios no segundo turno.
Após o resultado, Catanho disse que iria em busca de apoio da deputada estadual. “É evidente que vamos conversar com a candidata Emília, com o União Brasil, com todos os que estiveram junto a ela para que a gente possa repactuar o programa, repactuar propostas, para fazer Caucaia avançar cada vez mais", pontuou o candidato.
O candidato Naumi Amorim também comentou o resultado da acirrada disputa. Disse que iria conversar com Emília e também com o bolsonarista Cel. Aginaldo (PL) que terminou em quarto lugar, com 12,24% dos votos. Vale lembrar que Aginaldo foi comandante da Força Nacional na gestão de Jair Bolsonaro e é marido da deputada Carla Zambelli.
“Foi uma luta muito acirrada, mas nós tiramos quase 30 mil votos na frente dele. Agora vamos organizar as equipes e ir atrás. Estou confiante", disse Naumi.
Quem é Naumi Amorim?
Naumi é ex-prefeito de Caucaia. Ele perdeu para o atual gestor da cidade, Vitor Valim (PT), na campanha para prefeito em 2020. À época, o irmão de Naumi, Miguel Amorim, e secretários da gestão municipal foram detidos pela Polícia Federal com cerca de R$ 600 mil em dinheiro por suspeita de crime eleitoral. No site do TSE, o candidato se apresenta como empresário.
A vice da chapa é Priscila Menezes (MDB)
Quem é Waldemir Catanho?
Waldemar Catanho é o candidato apoiado pelo atual prefeito Vitor Valim (PSB) que desistiu de concorrer à reeleição. Catanho foi o único nome que conseguiu unir várias vertentes do Partido dos Trabalhadores para a disputa na cidade. A Deputada Federal Luizianne Lins, amiga de longa data do candidato, coordena sua campanha, que ainda tem apoio irrestrito de Lula, Camilo e Elmano. No site do TSE, o candidato se apresenta como jornalista e redator. A vice da chapa é Vanderlan Alves (Republicanos).
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa