O candidato bolsonarista terminou em primeiro lugar, com 40,33%, cerca de 547 mil votos. Evandro Leitão ficou em segundo, com 34,30%, o equivalente a 466 mil votos.
O atual prefeito José Sarto (PDT) que tentava a reeleição, ficou em terceiro lugar com 11,76% dos votos. Em quarto lugar na disputa ficou o policial militar e Deputado Federal Capitão Wagner (União Brasil), com 32,36%. Essa foi a quarta vez que Capitão Wagner disputou eleições majoritárias no Ceará. Ele também perdeu em 2016 e 2020, quando tentou ser prefeito de Fortaleza e 2022 quando tentou ser governador do Ceará.
Essa é a primeira vez na história que um prefeito está fora da disputa pela reeleição na capital cearense.
Quem é Evandro?
Candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão tem 57 anos, é casado e pai de três filhos. Está no terceiro mandato de Deputado Estadual. É Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, eleito e reeleito por unanimidade.
Nascido em Fortaleza é economista, formado em direito e com pós-graduação em Gestão Pública. É também servidor público da Secretaria da Fazenda do Ceará e foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. A candidata à vice é a médica geriatra, Gabriella Aguiar (PSD).
Quem é André Fernandes?
André Fernandes tem 26 anos e é o candidato do PL para disputar o cargo de Prefeito de Fortaleza. Atualmente é um dos políticos mais próximos de Jair Bolsonaro. Natural de Iguatu, Fernandes é formado em Ciência Política e em Relações Internacionais.
Ele ficou conhecido no estado depois de produzir vídeos no youtube. Em 2018, foi eleito Deputado Estadual e em 2022 chegou ao Congresso Nacional como o Deputado Federal mais votado do Ceará. A candidata à vice na chapa de André Fernandes é a advogada Alcyvania Pinheiro.
Ocorrências
Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou, em coletiva de imprensa na sede do órgão, o primeiro balanço das Eleições 2024 no estado. O período da manhã foi considerado tranquilo e com poucas ocorrências, assim definiu o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato.
De acordo com o Tribunal, até meio-dia foram substituídas 78 urnas eletrônicas. A maioria das intercorrências aconteceram no interior do Estado. As falhas nesses equipamentos são previstas como em qualquer outro dispositivo, portanto, nenhuma seção eleitoral do Ceará teve o funcionamento interrompido, pois as diligências para resolução dos problemas foram imediatamente adotadas.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa