Ceará

ELEIÇÕES 2024

Paraná Pesquisas: Dr. Aloísio (União Brasil) lidera corrida eleitoral à frente de André Barreto (PT), para prefeitura de Crato

O município possui três candidatos a prefeito e 207 candidatos a vereador, segundo dados fornecidos pelo TSE.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Eleição deve ser definida com pouca diferença de votos - Divulgação

A corrida eleitoral segue a todo vapor nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros (IBGE, 2024), que no próximo domingo (06), deverão eleger uma nova composição para suas câmaras municipais e para ocupar o cargo de prefeitura do município. Em Crato, cidade localizada na Região Metropolitana do Cariri e cerca de 517,7 km de Fortaleza, a disputa entre os candidatos ao cargo de prefeito vai se tornando cada vez mais definida.

Com três candidatos disputando a corrida eleitoral para se tornar o novo chefe do executivo municipal, o eleitorado da cidade poderá escolher entre André Barreto (PT), Dr. Aloísio (União Brasil), e Lucas Brasil (PSDB), para se tornar o novo prefeito da cidade. Assim como na cidade vizinha, Juazeiro do Norte, o município de Crato deve encerrar a disputa pela prefeitura ainda no primeiro turno, uma vez que não cumpre o requisito mínimo em número de eleitores para estar apto ao segundo turno.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, e divulgada na última segunda-feira (30), o município de Crato, importante zona agropecuária e industrial, deve eleger no próximo domingo, o médico e professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Dr. Aloísio. Liderando a pesquisa estimulada com 46,3% das intenções de voto, o candidato do União Brasil tem entre seus principais cabos eleitorais o deputado estadual Carmelo Neto (PL), aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o ex-deputado federal Roberto Pessoa (União Brasil), atual prefeito de Maracanaú.

Em segundo lugar nas pesquisas, e concorrente direto do primeiro candidato, o representante do Partido dos Trabalhadores e atual vice-prefeito do Crato, André Barreto (PT), aparece com 36,1% do eleitorado. Sustentado por uma ampla coligação de partidos de esquerda e centro, a candidatura de André recebeu o apadrinhamento do presidente Lula (PT), do governador Elmano de Freitas (PT), e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Em último lugar nas intenções de votos com apenas 5,8% do eleitorado, está o candidato do PSDB, Lucas Brasil, sobrinho do atual prefeito de Crato, Zé Ailton, e eleito vereador pelo PCdoB no último pleito municipal.

Pesquisa Estimulada

Dr. Aloísio (União): 46,3%

André Barreto (PT): 36,1%

Lucas Brasil (PSDB): 5,8%

Nenhum/branco/nulo: 5,9%

Não sabe/não respondeu: 5,9%

Pesquisa Espontânea

Dr. Aloísio (União): 29,5%

André Barreto (PT): 20%

Lucas Brasil (PSDB): 1,4%

Outros nomes citados: 0,6%

Ninguém/branco/nulo: 5,6%

Não sabe/não respondeu: 42,8%

Além das pesquisas para intenção de votos, o instituto questionou ainda os entrevistados sobre a rejeição dos candidatos à prefeitura do município. Liderando a pesquisa, o candidato do PT, aposta sucessória do atual prefeito aparece com 37,5%; seguido por Lucas Brasil com 30,5%, e Dr. Aloísio com apenas 26,1% de rejeição. Outros 6,1% e 11,4% dos entrevistados revelaram que poderiam votar em todos ou não souberam responder, respectivamente. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro, com 640 entrevistados, grau de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos percentuais.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia