Ceará

Notícia Popular

Universidade Estadual do Ceará está com inscrições abertas para o vestibular de 2025.1 com 2.850 vagas

As inscrições estão abertas até o dia 11 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Estão sendo ofertadas 2.850 vagas, das quais 1.274 são para os cursos de Fortaleza e 1.576 vagas para os cursos das unidades da UECE no interior do estado. - Foto: Casa Civil

Setembro já está chegando ao final, mas ainda dá tempo de conferir o que foi destaque no último programa Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato Ceará. Confira.
 
Com o objetivo de construir ações e políticas públicas que promovam o fortalecimento e a preservação das sementes crioulas, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), realizou na quarta-feira, dia 25 de setembro, a oficina “Sementes da Vida”. A abertura ocorreu pela manhã, no auditório da Secretaria, com a participação do secretário da SDA em exercício, Marcos Jacinto, da Secretária Executiva Irineuda Lopes, de representantes da Ematerce, de movimentos populares e casas de sementes de diversas regiões do estado. De acordo com Irineuda, a ideia é construir uma política pública para a compra de sementes a partir das organizações no Programa Hora de Plantar. Marcos Jacinto anunciou que a próxima edição do Programa Hora de Plantar, cujo investimento deve saltar de R$ 27 milhões para R$ 34 milhõeS, já prevê a aquisição de sementes crioulas. 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular, abre inscrições para o vestibular 2025.1, no período de 23 de setembro a 11 de outubro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.cev.uece.br. As provas da primeira fase acontecerão no dia 17 de novembro de 2024. Já as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro. Estão sendo ofertadas 2.850 vagas, das quais 1.274 são para os cursos de Fortaleza e 1.576 vagas para os cursos das unidades da UECE no interior do estado, localizadas nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati, Canindé e Quixeramobim. 

Cultura
 
Artistas brasileiros e convidados de outros países estarão na 3ª Bienal Criança que, de 11 a 26 de outubro, realiza uma circulação pelo estado com espetáculos e ações formativas para público de todas as idades, em especial, para as crianças. A programação acontecerá em Fortaleza, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Juazeiro do Norte. Tudo com acesso gratuito. A programação conta com espetáculos de dança e outras linguagens das artes cênicas, residências artísticas, percursos de criação, oficinas, palestras, workshops, seminário, mostra de vídeos e visitas guiadas. Serão cerca de 90 atividades, envolvendo mais de 100 profissionais. A programação completa poderá ser consultada em breve no site www.bienadedanca.com e no instagram @bienaldedanca. Toda a programação tem acesso gratuito.
 
Teatro, música, oficinas, debates e cuidado com o meio ambiente marcam o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, evento que chega à 13ª edição no mês das crianças, com espetáculos para rir e pensar sobre amizade, medo, perdas e liberdade. Entre os dias 11 e 29 de outubro, o Festival passará por Fortaleza, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Quixeramobim, com atividades voltadas para crianças de todas as idades. Na capital cearense o Festival acontece de 11 a 13 de outubro, depois de Fortaleza, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará pega a estrada para divertir e encantar crianças de Sobral, de 17 a 19; São Gonçalo do Amarante, de 20 a 22; Maracanaú de 24 a 26 e Quixeramobim de 27 a 29, com apresentações exclusivas para escolas públicas, com debates, e outras para o público em geral. Toda a programação é gratuita e acessível, com tradução em libras e audiodescrição. Mais informações em: www.festivaltic.com.br. Ou nas redes sociais. Facebook e Instagram.
 
De Vera

E no De Vera desta semana o Brasil de Fato conversou com Vicente Emanuel Ribeiro Macêdo Alves, psicólogo do CAPS e interlocutor do Programa Vidas Preservadas, em São Gonçalo do Amarante sobre a importância da realização da Campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. 

Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia