Em Fortaleza, no Ceará, a disputa pela prefeitura da quarta maior capital do país segue embolada com empate técnico entre três candidatos. As últimas pesquisas, apontam, no entanto, um crescimento acelerado do candidato Evandro Leitão, apoiado pelo Partido dos Trabalhadores.
São quase seis pontos percentuais a mais em relação a última pesquisa. O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (9) mostra que o atual prefeito, José Sarto (PDT), aparece com 18,8% das intenções de votos. O deputado federal André Fernandes (PL), soma 17,4%, e o deputado estadual Evandro Leitão (PT), surge com 15,9% das intenções de votos em Fortaleza.
“A nossa expectativa está muito boa, a nossa campanha está crescendo, a população conhece as nossas propostas e a cada caminhada, carreata a gente sente nas ruas a energia das pessoas, o acolhimento. As pessoas fazem questão de ir ao nosso encontro e é muito bom receber essa boa energia”, disse Evandro, ao comentar as últimas pesquisas.
Enquanto isso, os candidatos que representam a direita em Fortaleza, Capitão Wagner (União) e André Fernandes (PL) aparecem respectivamente com 24% e 22,1% das intenções de votos, de acordo com os números apresentados pelo Instituto. Apesar da desidratação de Wagner, prevista pelas especialistas ouvidas pelo BdF, antes do início da propaganda eleitoral do rádio e da TV, os dois ainda travam uma disputa entre os votos bolsonaristas para conseguirem chegar ao 2º turno.
Entre as estratégias de ataques usadas pelos agora, ex-aliados, Capitão soltou duas inserções com recortes do candidato André Fernandes. Em um deles, o candidato do PL esfaqueia uma espécie de papelão com os dizeres “minha namorada”. Em outro vídeo, André aparece cheirando uma substância branca no seu antigo canal do youtube e é associado ao uso de cocaína. As inserções foram retiradas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O juiz Ernani Pires Paula Pessoa Junior considerou que “houve violação à legislação eleitoral, no que tange a utilização de trucagem e artefatos de montagem, com a nítida intenção de passar a ideia de que o representante (André Fernandes) usa drogas", diz trecho da decisão.
Em resposta, Fernandes declarou, via um vídeo divulgado nas redes sociais, que se sentia apunhalado pelas costas. “Esperava isso de todos menos de você. Pegar vídeos meus de brincadeira na adolescência, editar e cortar me atacando quando você sabe que foi um desafio bobo”, disse em um trecho divulgado.
Apadrinhamento político
O candidato do Partido dos Trabalhadores, Evandro Leitão, é quem tem mais apoio à sua candidatura. Ele caminha ao lado do presidente Lula, do Ministro da Educação Camilo Santana, ex-governador do Ceará, com maior aprovação na história do estado e do atual governador Elmano de Freitas (PT).
Além disso, por conta da ampla aliança que envolve 8 partidos (PP, PSB, PSD, Republicanos, MDB, além da federação formada por PT, PCdoB e PV), Evandro dispõe, sozinho, de 5 minutos e 1 segundo do tempo da propaganda eleitoral. É pouco mais da metade dos 10 minutos totais disponíveis no rádio e na tv, diariamente. André Fernandes tem 1 minuto e 58 segundos em cada bloco; Capitão Wagner, 1 minuto e 14 segundos; e José Sarto, 1 minuto e 1 segundo.
Em contrapartida, André Fernandes, apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, chama atenção na candidatura pelo atual plano de governo entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento de 4 páginas não detalha as propostas. Apenas informa que o plano será construído, junto com a população, durante a campanha.
Com 18%, José Sarto tem ao seu lado o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT). Além disso, o marketing do prefeito vem mostrando, com humor duvidoso para muitos, as obras entregues durante sua gestão. Em busca de aumentar o carisma, usa e abusa de gírias e acessórios comuns ao público mais jovem e periférico da cidade.
Edição: Lívio Pereira