Faltando 30 dias para o primeiro turno das eleições municipais, os candidatos à prefeitura de Fortaleza já disponibilizaram seus planos de governo na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traz um painel com as principais informações de cada candidatura. O Brasil de Fato estudou os planos e apresenta as principais propostas dos candidatos nas áreas de segurança e saúde.
Em recente pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, os números apontam que segurança e saúde são as principais preocupações do eleitorado da capital alencarina. Para 44% dos entrevistados, violência e criminalidade devem ser prioridade para o próximo gestor da cidade. Em segundo lugar, com 17%, aparece a saúde com hospitais e postos de saúde precisando de atenção.
A chapa de Evandro Leitão (PT) e Gabriela Aguiar (PSD), da coligação “Juntos Fortaleza pode muito mais”, dividiu o documento alinhado com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que entre outros pontos falam em erradicação da pobreza e redução das desigualdades, fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, paz, justiça e instituições eficazes.
Na área da segurança pública, os candidatos garantem o Programa de Segurança Integrada que visa implementar ações articuladas e integradas com os Governos Estadual e Federal para acolhimento, segurança da população e mediação de conflitos. A proposta também inclui segurança em equipamentos e espaços públicos e eventos populares, segurança em corredores e paradas de transporte público, bem como desenvolvimento de políticas especiais para proteção de grupos e territórios mais vulneráveis.
No que diz respeito às mulheres de Fortaleza, Evandro e Gabriela propõem o PROMULHER FORTALEZA, Programa Municipal de Proteção e Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica ou Familiar com o objetivo de ampliar, estruturar e qualificar a rede de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência de modo integrado às políticas estaduais e federais.
Com relação à guarda municipal de Fortaleza, Evandro já declarou ser contra a proposta de armar os agentes. Para o candidato, a instituição foi criada para ocupar espaços públicos. Se eleito, de acordo com o plano de governo apresentado, o candidato pretende criar pelotões descentralizados nas regionais da cidade, integrando a Guarda aos órgãos de segurança do Governo do estado.
Saúde
Com relação à saúde, a chapa do Partido dos Trabalhadores elenca algumas prioridades. A primeira delas, de acordo com o plano de governo, é um Programa de Adequação do Sistema Público de Saúde para atendimento das necessidades específicas para grupos vulnerabilizados como mulheres, pessoas idosas, pessoas pretas e quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, crianças e pessoas LGBTQIAP+. O documento, no entanto, não detalha como será o Programa e quais mudanças deverão acontecer, caso o candidato seja eleito.
A candidatura também prevê a expansão do atendimento médico em Fortaleza com a ampliação do número de profissionais e implantação dos serviços de telessaúde que utilizem tecnologias da informação e comunicação. Há também uma proposta de redução de filas por meio de uma parceria entre a rede pública municipal e parcerias com a rede privada.
Entre as prioridades do mandato está a saúde mental. Com propostas de ampliar e requalificar os Centros de Atenção Psicossocial e criar centros itinerantes de convivência e cuidado, garantindo a oferta adequada de profissionais e medicamentos, bem como leitos de retaguarda.
Há ainda programas de ampliação e requalificação da saúde bucal, da assistência farmacêutica e do atendimento nos postos de saúde, com a expansão do atendimento em unidades de atenção primária, para o período da noite. “O Saúde na Palma da Mão será para marcação de exames e consultas via telemedicina, vamos criar o terceiro turno nos postos de saúde com atendimento até 21 horas, vamos criar o Espaço Girassol para atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista e síndrome de down em todas as regionais e também vamos recuperar e ampliar a rede CAPS de Fortaleza e colocar para funcionar plenamente”, afirmou Evandro.
Para acessar o conteúdo completo disponibilizado na plataforma do TSE, acesse aqui.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia