Olá, leitores. Estamos iniciando mais uma semana trazendo as notícias do Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato Ceará. Confira o que foi destaque nessa semana:
As inscrições do edital nº 02/2024 do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF), foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. O edital do FEDAF disponibiliza crédito de R$ 3 milhões para apoiar projetos de cadeias produtivas da agricultura familiar por meio da concessão de empréstimos com subvenção econômica. Neste edital, serão financiados 30 projetos para associações e cooperativas. Os financiamentos terão prazo total de até seis anos, com carência de dois anos. As propostas técnicas apresentadas ao FEDAF deverão ser elaboradas por entidade credenciada junto ao conselho estadual de desenvolvimento rural. O edital pode ser conferido no site da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
O Ceará é o primeiro estado brasileiro a assinar com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o contrato para financiamento dos projetos do Programa Sertão Vivo, que irá beneficiar mais de 63 mil famílias e a produção rural em 72 municípios com alta vulnerabilidade social, climática, hídrica ou alimentar. O Sertão Vivo será realizado pelo estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola FIDA. Com o Sertão Vivo, serão implantados sistemas de produção resiliente a mudanças climáticas e construídos reservatórios de água para uso na lavoura, como cisternas-calçadão, barreiros, trincheiras e barragens subterrâneas.
A SDA apresentou no dia 20 de agosto, o mapeamento de bancos e casas de sementes crioulas no Ceará. Parceria da secretaria com o Instituto Agropolos, o trabalho foi executado pelo Instituto Veredas da Cidadania. Realizado ao longo de nove meses, no período de julho de 2023 a março de 2024, o levantamento identificou 364 bancos e casas de sementes crioulas nas 14 macrorregiões do estado. A maior parte das casas de sementes está nas Regiões do Litoral Oeste/Vale do Curu, Serra da Ibiapaba e Sertão de Sobral. O mapeamento tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a soberania da segurança alimentar dos cearenses, e deverá integrar a política de fomento produtivo e agroecologia implementada pela secretaria.
Cultura
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo realizou a abertura da exposição intitulada: “Esse é Sérvulo Esmeraldo”, celebrando o legado do artista investigador que colocou o Ceará no mapa das artes contemporâneas. A exposição foi inaugurada no dia 24 de agosto e marca um momento histórico: é a primeira exibição de Sérvulo Esmeraldo na casa que leva seu nome e celebra os 95 anos que o artista completaria em 2024. A mostra, concebida como um tributo ao Crato, reúne um conjunto significativo de sua trajetória, com ênfase no período em que o artista, após mais de duas décadas na França, retornou ao Ceará para se dedicar à escultura e à defesa da arte pública.
A Terceira Edição do Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará acontece de 7 a 13 de outubro, no Cineteatro São Luiz. Este ano, o Festival recebeu 568 inscrições de obras nacionais e internacionais, sendo que 81 filmes foram selecionados para compor a programação. O resultado está disponível no site www.sinistrofest.com e no perfil do instagram do festival @sinistrofest. Durante sete dias, o festival promove rodas de conversa e feira de economia criativa, além da exibição de filmes do universo fantástico, que vão da fantasia ao suspense, passando pela ficção científica e pelo terror. O evento tem se consolidado no calendário cultural da cidade como ponto de encontro de diretores, produtores, atores e atrizes, técnicos, distribuidores e amantes do gênero fantástico em geral.
A Secretaria da Cultura do Ceará iniciou o credenciamento de agentes culturais que desejam concorrer a editais de fomento por meio da política de cotas raciais. Pessoas autodeclaradas negras poderão se inscrever pelo Mapa Cultura do Ceará e participar do procedimento de heteroidentificação, que será periódico. O credenciamento por meio da oportunidade, que fica permanentemente aberta, garante a participação neste processo. O procedimento de heteroidentificação pode ocorrer na modalidade “presencial” (somente em fortaleza) e “semi-assistida” (somente em outros municípios do ceará). Para garantir a isonomia, cada agente cultural pode optar em escolher apenas uma entre essas duas modalidades na oportunidade do Mapa Cultural.
Esporte
Depois de bater na trave na última temporada na briga por uma vaga na Superliga B de Vôlei Feminino, o Ceará terá uma nova chance para garantir um lugar na principal divisão de acesso da modalidade em nosso país. Em 2024, o Ceará voltará a disputar a Superliga C e vai ser o clube sede das disputas. A programação é de que a competição ocorra em outubro.
O carateca de 15 anos, Daniel Macedo é o novo atleta do Fortaleza Esporte Clube. Campeão Sul-Americano, Daniel vem acumulando títulos em sua categoria. Entre 2022 e 2023 o cearense se sagrou Campeão Brasileiro, Bicampeão Cearense, Líder do Ranking Nacional e Bicampeão do Open Nacional de Mossoró (RN). Daniel segue em preparação para as futuras competições que vai disputar ainda em 2024.
De Vera
E no De Vera desta semana, em alusão ao mês da visibilidade lésbica, o Brasil de Fato recebeu Sintia Gonçalves, do Coletivo LGBT Sem Terra do MST para conversar sobre a luta contra o preconceito e a lesbofobia no Ceará, sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres lésbicas no estado e muito mais.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia