Ceará

Notícia Popular

Notícia Popular | Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza o “SOS Voto”, número para denunciar mentiras sobre as eleições 2024

A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa, em todas as regiões do país, por meio do número 1491.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O SOS Voto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h. - Foto: Tribunal Superior Eleitoral

Olá, leitores. Estamos iniciando mais uma semana trazendo as notícias do Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato Ceará. Confira os destaques da semana:

O Ministério Público Federal, em conjunto com a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado do Ceará, recomendou à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que retome os estudos de identificação e delimitação das terras reivindicadas pela etnia Anacé. Os Anacé habitam, tradicionalmente, um território situado em São Gonçalo do Amarante e Caucaia, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o Ministério Público Federal, a região é considerada extremamente conflituosa e a demora da Funai em demarcar o território é injustificável.

Já está disponível para a população o “SOS Voto”, o disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491. O SOS Voto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h com capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral, especialmente treinados para receber as denúncias.
 
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário divulgou o resultado parcial do edital de chamada pública nº 03/2024, que prevê a construção 10.601 cisternas de placas de 16 mil litros para consumo humano; 607 cisternas calçadão de 52 mil litros com fomento rural e 191 sistemas de tratamento e reuso de água domiciliar com fossa ecológica em 80 municípios cearenses. O resultado final do edital está previsto para 23 de agosto. Os recursos para a construção das tecnologias sociais são oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no valor de R$ 80,6 milhões, com contrapartida de R$ 3 milhões do Governo do Ceará. O edital prevê a construção das cisternas e sistemas de reuso até maio de 2026.

Cultura

Agosto chega com um expressivo cenário no campo audiovisual do Ceará. Entre estreias e sessões especiais, sete novas produções cinematográficas cearenses brilham este mês nas telonas. Do suspense ao “road movie”, do drama ao documentário, os filmes representam o talento de inúmeros profissionais locais e o investimento do Governo do Ceará no setor cultural. O trabalho desenvolvido pela Secult Ceará resulta em obras que revelam o estado para o mundo. “A filha do palhaço”, de Pedro Diógenes, e “Estranho Caminho”, de Guto Parente, contam com distribuição via recursos da Lei Paulo Gustavo, que incluiu a categoria de apoio à distribuição de longas em salas de cinema. Além disso, “Estranho caminho” foi contemplado com recursos de apoio à produção pela Lei Aldir Blanc e “Motel Destino”, destaque internacional no último Festival de Cannes foi patrocinado pela Secult Ceará.
 
A Secretaria da Cultura do Ceará iniciou o credenciamento de agentes culturais que desejam concorrer a editais de fomento por meio da política de cotas raciais. Pessoas autodeclaradas negras poderão se inscrever pelo Mapa Cultura do Ceará e participar do procedimento de heteroidentificação, que será periódico. O credenciamento por meio da oportunidade, que fica permanentemente aberta, garante a participação neste processo. O procedimento de heteroidentificação pode ocorrer na modalidade “presencial” (somente em fortaleza) e “semi-assistida” (somente em outros municípios do ceará). Para garantir a isonomia, cada agente cultural pode optar em escolher apenas uma entre essas duas modalidades na oportunidade do Mapa Cultural.
 
O Theatro José de Alencar está com inscrições abertas até o dia 21 de agosto para sua convocatória para as artes cênicas, que selecionará 33 propostas artísticas de todo o Ceará nas linguagens de teatro, dança, performance e circo, para ocupar seus espaços com apresentações previstas entre os meses de outubro de 2024 e março de 2025. As propostas inscritas deverão ter o tempo mínimo de 30 minutos e poderão indicar o espaço do Theatro onde pretendem realizar a apresentação. O mesmo trabalho poderá, neste caso, ser proposto para espaços diferentes (palco ou rua). Esta indicação é necessária para que a equipe de programação do Theatro planeje como acolher o projeto da melhor forma. Todos os proponentes deverão estar cadastrados no Mapa Cultural do Ceará e preencher corretamente a ficha de inscrição.
  
Esporte
  
O Ceará Jijoca fechou a primeira fase do Campeonato Cearense de Futsal no dia 13 de agosto, ao vencer o José Romão, pela última rodada da primeira fase na competição estadual. O alvinegro derrotou a equipe do por 7 a 0 e fechou a fase classificatória com 21 pontos. Agora, a equipe do Ceará espera o encerramento da rodada final para conhecer seu adversário nas quartas-de-final, que poderá ser a equipe de Russas ou Eusébio.

Ainda falando de futsal, o Fortaleza conheceu na última terça-feira, dia 13 de agosto, a tabela detalhada da final da Copa do Brasil de Futsal.  O Fortaleza enfrenta a equipe do Atlântico Erechim, do Rio Grande do Sul, em dois jogos em busca de conquistar seu primeiro título nacional. Jogando o primeiro jogo fora de casa, o Fortaleza vai ao Rio Grande do Sul enfrentar o Atlântico Erechim no dia 22 de setembro. Decidindo na capital cearense, o Fortaleza terá como sua casa o Ginásio Paulo Sarasate na partida realizada no dia 29 de setembro.

De Vera

E no De Vera desta semana o Brasil de Fato recebeu Raquel Andrade, secretária executiva de enfrentamento à violência para falar sobre as ações do Governo do Estado do Ceará no combate à violência contra a mulher e sobre a programação do Agosto Lilás.

Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia