Na segunda reportagem que apresenta os candidatos à prefeitura de Fortaleza, o Brasil de Fato mostra quem são os postulantes que “correm por fora” da disputa que vai decidir quem comandará Fortaleza entre 2025 e 2029.
As eleições municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro e até lá, moradores de Fortaleza tem 9 opções para escolher quem é o melhor candidato para assumir o cargo de prefeito. Os quatro melhores colocados foram apresentados na primeira reportagem do BdF.
Chico Malta (PCB)
Nascido em Fortaleza, Chico Malta tem 59 anos, é advogado e militante comunista há mais de quatro décadas. Essa é a segunda vez que ele concorre a um cargo do Executivo. Em 2022, disputou o Governo do Ceará, obtendo pouco mais de 3 mil votos.
O agora candidato a prefeito de Fortaleza também é membro do Comitê Central do PCB, e foi diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, de 1988 a 2000. Teve ainda participação na fundação da Casa de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, em 1991.
Como candidato a vice-prefeito, Chico Malta anunciou o dirigente sindical da construção civil, Roberto Santos, também do PCB.
Eduardo Girão (NOVO)
Luís Eduardo Grangeiro Girão tem 52 anos e é natural de Fortaleza. O candidato tem o discurso alinhado à direita e se apresenta como defensor dos valores morais, éticos, cristãos e da vida desde a sua concepção.
Foi empresário, atuando em áreas como hotelaria, transporte de valores e segurança privada. Em 2004, fundou a Associação Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos de atuação na área social e responsável por produções audiovisuais do cinema brasileiro. Ele foi ainda presidente do Fortaleza Esporte Clube em 2017. Em 2018, foi eleito senador pelo Ceará por 8 anos, derrotando o, na época, presidente do senado, Eunício Oliveira (PMDB).
Quem compõe a chapa como candidata a vice é a ativista social Silvana Bezerra de Menezes, viúva do ex-governador do Ceará Adauto Bezerra.
George Lima (Solidariedade)
George Lima é ex-deputado estadual e empresário atuando nos setores de alimentos, imobiliário e automobilístico. Natural de Fortaleza, tem 53 anos, e mantém uma antiga aliança com o ministro Camilo Santana. É presidente do Solidariedade, partido da base do governador Elmano.
Em 2018, concorreu a deputado estadual, mas ficou na suplência, obtendo 8.375 votos. Em 2021, chegou a assumir como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Como vice, escolheu a advogada Rachel Girão, também do Solidariedade.
José Batista (PSTU)
José Batista Neto é natural de Iguatu no interior do Ceará. É a terceira vez que ele disputa um cargo político. Ele tentou ser vereador em 2020 e governador em 2022. O candidato começou a trabalhar na construção civil ainda adolescente no final dos anos 80, com 16 anos e no final dos anos 90 já ingressou na luta do sindicato dos trabalhadores da construção civil.
Dirigente da classe operária é membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular CSP Conlutas (no momento licenciado). Hoje está como dirigente na Central Sindical e Popular, mas afastado para concorrer à prefeitura de Fortaleza nas eleições.
Como vice na chapa, José Batista terá a dirigente sindical Malu Costa.
Técio Nunes (PSOL)
Técio Nunes é natural de Fortaleza e tem 34 anos. Já foi comerciário, empreendedor social, ex-atleta e professor de Karatê. Na política, iniciou sua trajetória atuando nos movimentos de juventude, cultura e nos movimentos sociais. Atuou como assessor parlamentar, assessor político sindical e também chefe de gabinete da Prefeitura de Potengi, no interior do estado.
Atualmente ele é o presidente do Psol Fortaleza e da Federação Estadual PSOL/REDE. Também exerce o cargo de Secretário de Organização da Executiva Nacional do partido.
A candidata a vice é a ambientalista Cindy Carvalho.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Lívio Pereira