Ceará

Olimpíadas 2024

Atletas cearenses marcam presença nas Olimpíadas de Paris 2024

Ao todo foram cinco atletas cearenses para os jogos olímpicos.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Matheus Lima, do atletismo, foi o último cearense a marcar presença nos Jogos Olímpicos. - Foto: Wander Roberto/COB

Como diz um ditado popular muito comum no Ceará: “Tem cearense em todo canto do mundo”. Prova disso é que nas Olímpiadas de Paris 2024 tivemos nossos representantes por lá brigando por medalhas. Ao todo foram cinco atletas cearenses para os jogos olímpicos: Matheus Lima (atletismo), Thiago Monteiro (tênis), Adriana Doce (handebol), Vittória Lopes e Manoel Messias (triatlo).

Matheus Lima, do atletismo, foi o último cearense a marcar presença nos Jogos Olímpicos. Ele representaria o país nos 400m rasos e nos 400m com barreiras, mas Matheus acabou optando por participar apenas da prova com barreiras. O atleta conseguiu se classificar para as semifinais, mas não conseguiu um bom tempo e acabou não se classificando para as finais. Matheus terminou em 16° na colocação geral, com 49.08 segundos. Matheus também participou do revezamento 4x400m, mas o time brasileiro acabou ficando de fora da final depois de terminar na sexta colocação na segunda bateria. Os brasileiros fecharam a disputa com o tempo de 3min00s95. Vale lembrar que essa foi a estreia de Matheus Lima nos jogos olímpicos.

Adriana Doce é atleta de handebol e esteve com o time feminino de handebol, que chegou até as quartas de final da competição. Nas Olimpíadas o Brasil estreou com vitória passou pela Espanha pelo placar de 29 a 18. Depois dessa estreia triunfante a equipe brasileira seguiu uma série de derrotas. Perdeu para a Hungria por 24 a 25, para a França por 26 a 20 e para Holanda por 31 a 24. Com os resultados o Brasil chegou na última rodada precisando garantir a vitória para avançar para a próxima fase. Em partida contra a Angola a seleção brasileira conseguiu a vitória por 30 a 19, o garantiu o Brasil na fase seguinte. O adversário da vez foi a Noruega, considerada uma das favoritas a medalha em Paris. Com o placar de 32 a 15, as brasileiras não tiveram chance e acabaram eliminadas das Olimpíadas nas quartas de final.

Em suas redes sociais, Adriana Doce agradeceu a todos pela torcida e pelo apoio. “Os Jogos Olímpico de Paris 2024 terminaram para nós. Mas o sentimento que fica é de gratidão. Gratidão a todas as pessoas que acreditaram em mim e me apoiaram durante todo o caminho. Gratidão a esse grupo que lutou muito. Gratidão por poder realizar mais um sonho a lado de pessoas maravilhosa que levarei para a vida. Obrigada vida, obrigada universo! A vida é boa pra caramba”, disse Adriana.

O Ceará também teve o seu representante no tênis. O nome dele? Thiago Monteiro. O atleta disputou as Olimpíadas nas modalidades simples e duplas. No simples enfrentou o argentino Sebastián Báez e acabou perdendo por 2 sets a 0, sendo eliminado já na primeira rodada da chave. Já nas duplas, Thiago Monteiro competiu ao lado de Thiago Wild, a dupla venceu a primeira partida contra a dupla de cazaques Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov por 2 a 0, mas na segunda rodada acabaram perdendo para os norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram por 2 sets a 0, encerrando sua participação nos jogos olímpicos.

Triatlo? O Ceará tem representante também. Vittoria Lopes e Manoel Messias competiram nas provas individuais e no revezamento misto. Na prova individual feminina Vittoria se saiu bem da natação, mas acabou sofrendo uma queda da bicicleta, o que prejudicou restante do percurso. A cearense terminou a competição individual na 25ª colocação. Já no individual masculino, Messias acabou a prova na 45ª posição.

Já na prova de revezamento misto Vittoria Lopes e Manoel Messias compuseram a equipe brasileira ao lado de Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold. A equipe terminou em 8°, mas já entrou na história dos jogos, isso porque essa foi a primeira vez que uma equipe brasileira participou do revezamento misto. 

“Ceará em Paris”

Em suas redes sociais, a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) lançou a série “Ceará em Paris”, com o objetivo de apresentar os atletas olímpicos Cearenses que disputaram as Olímpiadas de Paris 2024.


O estado do Ceará também conta com a Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, criada no ano de 2014. / Foto: SESPORTE

Investimentos no esporte

Este ano o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte do Estado lançou edital que concedeu seis mil bolsas-esportivas do Programa Ceará Atleta – Projeto Bolsa-Esporte, para atletas e paratletas das mais diversas modalidades esportivas praticadas no estado do Ceará. O Programa tem como objetivo conceder bolsas para crianças, jovens e adultos que necessitam de apoio financeiro para desenvolverem a prática esportiva.

O Governo do Ceará também concede bolsas por meio de edital para atletas e paratletas das mais diversas modalidades esportivas praticadas no estado de níveis Estadual, Nacional e Internacional, do Programa Ceará Atleta – Projeto Bolsa-Atleta. Este ano foram 130 bolsas esportivas. O Projeto Bolsa Atleta de Alto rendimento se destina a conceder bolsas-esportivas no âmbito do estado do Ceará, assegurando a crianças, adolescentes e adultos sem e com deficiência um incentivo financeiro, com intuito de viabilizar e desenvolver sua prática esportiva.

O estado do Ceará também conta com a Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, criada no ano de 2014. A Lei constitui na possibilidade de incentivo fiscal para fomentar projetos de caráter esportivo e paradesportivo, mediante patrocínio e doação de contribuintes do ICMS.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Lívio Pereira