Ceará

Cinema cubano

Ailton Jesus: um cearense em busca do sonho no cinema cubano

Pra alcançar sua tão sonhada vaga na escola, Ailton precisa de ajuda financeira. Pra isso, lançou financiamento coeltivo

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Para Ailton, a escola representa uma chance única de expandir seus conhecimentos e criar uma rede global de contatos. “É uma escola que muda a vida de todos que passam por ela”, diz. - Daniel Correia

Ailton Jesus, de Juazeiro do Norte, é um dos 13 brasileiros selecionados para o curso regular da prestigiada Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (EICTV), em Cuba. Com a especialidade em Som, Ailton está prestes a embarcar em uma jornada de três anos que promete transformar sua carreira e vida pessoal.

“A escola é uma oportunidade não apenas de conhecimento técnico, mas de formação de uma rede de contatos entre estudantes do mundo todo. É uma escola que preza pelo aprendizado prático e humano e que muda a vida de todos que passam por ela”, afirma Ailton.

Uma Trajetória de Dedicação e Arte

Natural de Barbalha, Ailton encontrou em Juazeiro do Norte seu verdadeiro lar artístico. “Foi aqui que tive minhas primeiras aulas de teatro na escola, o que, junto ao som do violão que meu pai tocava, me introduziu ao mundo da arte”, relembra. Após um período afastado do universo artístico, ele retornou em 2015, ingressando no grupo de teatro Trupe dos Pensantes e no Grupo de Estudos Sétima de Cinema.

A paixão pelo som no cinema levou Ailton a criar o grupo Sonar em 2020. Em 2021, dirigiu seu primeiro curta-metragem e, desde então, trabalhou em 22 curtas, com mais dois em andamento. A participação em iniciativas como a Escola Popular de Audiovisual do Cariri, o Doc Cariri e o Cariri Sonoro foi crucial para sua formação. “Esses cursos permitiram que nossos olhos interioranos brilhassem para o mundo do cinema, que muitas vezes parece distante”, afirma Ailton.

“No Cariri Sonoro tive dois professores que passaram pela EICTV: a Martha Suzana que tem me ajudado muito a entender o que é a escola e como tudo funciona por lá, e o Lucas Coelho, um dos idealizadores do Cariri Sonoro e grande incentivador para que eu fosse pra Cuba”, conta um Ailton orgulhoso de suas referências e incentivos.

Oportunidade na EICTV

A EICTV é reconhecida internacionalmente por sua abordagem prática e humana no ensino do cinema. Para Ailton, a escola representa uma chance única de expandir seus conhecimentos e criar uma rede global de contatos. “É uma escola que muda a vida de todos que passam por ela”, diz.

Necessidade de Apoio Financeiro

Apesar da bolsa parcial oferecida pela EICTV, que cobre 70% dos custos, Ailton ainda precisa pagar 6.000 EUR por ano, além de despesas adicionais como passagens, visto e materiais. “Tenho me inscrito em editais e me mobilizado junto à comunidade brasileira da EICTV para conseguir recursos. Há possibilidades de bolsas no futuro, mas a única certeza é que, se isso for acontecer, não será agora. E como as aulas já começam dia 2 de setembro, tenho urgência!”, explica Ailton.

Para garantir sua vaga, Ailton iniciou uma campanha de financiamento coletivo. “As pessoas têm três formas de me ajudar: contribuindo com o financiamento coletivo, fazendo uma doação direta através do Pix ou comprando minha rifa no Instagram”, detalha.

Como Contribuir
    • Financiamento coletivo: Benfeitoria - Me ajude a estudar em Cuba
    • Doação direta: Pix 04992251390 (Ailton Sinézio de Jesus, Banco do Brasil)
    • Compra da rifa: Instagram @ailtonsjesus

Ailton Jesus está determinado a aproveitar essa oportunidade única e precisa do apoio da comunidade para tornar esse sonho realidade. "É agora ou nunca!", finaliza Ailton, esperando contar com a solidariedade e apoio para cruzar fronteiras e levar o nome do Cariri ainda mais longe no mundo do cinema.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Lívio Pereira