Ceará

investimentos

Presidente Lula cumpre agenda no Ceará e anuncia uma série de investimentos em diversas áreas

Os investimentos anunciados foram para Hidrogênio Verde, a conclusão da Transnordestina e Programa Pé-de-Meia.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Essa é a quarta visita que Lula faz ao Ceará, uma demonstração da importância do estado para a agenda estratégica do governo federal. - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) esteve nesta sexta-feira (02) no Ceará para uma agenda recheada de anúncios. O presidente desembarcou primeiro no Complexo Portuário e Industrial do Pecém (CIPP), localizado em São Gonçalo do Amarante, distante 60 quilômetros de Fortaleza, ao lado do governador do estado Elmano de Freitas (PT) e do ministro da educação Camilo Santana. Essa é a quarta visita que Lula faz ao Ceará, uma demonstração da importância do estado para a agenda estratégica do governo federal. 

Em São Gonçalo, Lula sancionou dois projetos relacionados à transição energética. Um deles institui o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, o chamado Hidrogênio Verde (H2V). O outro trata sobre a criação de um Fundo Investimento em Infraestrutura Social. Lula também anunciou investimentos para a conclusão da Transnordestina no estado, que está no sexto lote, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE). A ferrovia conecta Piauí, Pernambuco e Ceará, passando por 53 municípios e deve impulsionar o transporte de carga na região. Ao todo, a ferrovia no Ceará terá 608 km e funcionará com três terminais de carga. 

Presente na cerimônia, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a previsão para finalizar a ferrovia é em 2026, 20 anos depois do início das obras. A primeira previsão era de entregar o projeto em 2010. Na sua fala, o ministro pressionou o presidente do BNDES para liberação do financiamento de R$600 milhões e o presidente da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Tufi Daher Filho. 

“A gente vai contratar concomitantemente todos os lotes de execução da Transnordestina e fazer obra no Ceará inteiro para rapidamente ela chegar ao Porto do Pecém, e nos ajudar na construção desse sonho que é antecipar a obra. Agora o Tufi precisa construir o cronograma para cumprirmos o prazo de entrega em 2026,” destacou. 

Hidrogênio Verde

“O futuro do Hidrogênio Verde (H2V) começa aqui”. Com esta frase estampada no palco, o presidente da República, Lula, sancionou a lei que institui o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono no país. 

O governador Elmano de Freitas destacou a importância do momento para o país, especialmente para o Ceará. “Com a regulamentação do Hidrogênio Verde, estamos falando de investimentos de mais de 20, 30 bilhões de dólares no nosso estado. O Ceará tem 39 memorandos, seis pré-contratos e três licenças prévias ambientais assinadas. Seguiremos avançando”, afirmou o governador.

Programa Pé-de-Meia

À tarde, no Centro de Eventos em Fortaleza, ao lado do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana (PT), Lula anunciou a ampliação do programa Pé-de-Meia, um incentivo financeiro destinado a estudantes do ensino médio das escolas públicas, que já são beneficiários do Bolsa Família. 

Com a ampliação anunciada, um a cada sete estudantes brasileiros será contemplado com o benefício, totalizando 72% do total de estudantes. No Ceará, o montante chega a 270 mil alunos, um aumento de 50 mil beneficiados. Lançado em abril, o programa já beneficiava 2,7 milhões de estudantes. 

“Eu não sou Lula, eu sou vocês. Nós criamos o Pé-de-Meia para mudar a vida dos estudantes do Brasil. Quando terminar o ensino vocês vão agradecer pelo resto da vida a persistência de um pai e uma mãe para que vocês estudem”, disse emocionado o presidente.

O ministro Camilo Santana, destacou o investimento e a ampliação do Programa como uma oportunidade para a juventude. “O Pé-de-Meia veio e na primeira etapa já beneficiamos 2,5 milhões de jovens. Todos que estavam no Bolsa Família. E hoje o presidente está anunciando que vai ampliar em 1,2 milhão de vagas para todo o Brasil", afirmou Camilo Santana. 

Sábado (03), Lula ainda tem um compromisso político. Ele participa do lançamento oficial de Evandro Leitão (PT) e Gabriella Aguiar (PSD) como candidatos à prefeitura de Fortaleza, pela chapa do Partido dos Trabalhadores. O evento será a partir das 9 horas, no Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa