Ceará

Notícia Popular

Governo do Ceará sanciona lei que autoriza financiamento para realização do Projeto Paulo Freire II

O objetivo é fortalecer as estratégias de convivência com o semiárido, agroecologia, segurança alimentar e muito mais.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
No projeto será ofertada ação de assessoria técnica contínua, executada por entidades da sociedade civil, tendo como referência a experiência do Projeto Paulo Freire I. - Foto: Ascom SDA

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, publicou no Diário Oficial do Estado autorização para contratação de financiamento do Projeto de Desenvolvimento de Capacidades para a Superação da Fome e Mitigação dos Efeitos da Pobreza e Extrema Rural, o Paulo Freire II. O documento, publicado no dia 18 de julho, autorizou o poder executivo a contratar recursos junto ao Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e ao Instituto de Crédito Oficial. Serão 139 milhões de euros de investimentos.

Nesta nova etapa do Paulo Freire serão acolhidos 74 municípios cearenses, beneficiando 80 mil famílias em cinco regiões cearenses. O Projeto Paulo Freire II vai focar em três componentes: o primeiro vai trabalhar o desenvolvimento produtivo rural com investimentos diretos em atividades produtivas de famílias agricultoras do Ceará. O segundo é acesso à água, saneamento e tecnologias sociais. O terceiro componente é o de gestão do projeto, de gestão do conhecimento, monitoramento e avaliação.
 
A Defensoria Pública do Estado do Ceará assinou o Pacto Para a Prevenção à Violência Política de Gênero, uma ação do Comitê Interinstitucional de Combate à Violência Política de Gênero no Ceará, que visa garantir a segurança e a participação igualitária entre homens e mulheres nas eleições no estado. O programa é resultado da parceria entre o TRE-CE, a Defensoria Pública do Ceará, a Secretaria de Mulheres do Estado, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado, o Ministério Público Eleitoral, o Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Fórum Estadual de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e o Observatório de Violência Política Contra a Mulher. A comissão será composta por um representante de cada instituição.

O presidente Lula deve visitar o estado do Ceará no próximo dia 02 de agosto para cumprir agendas administrativas e eleitorais em Fortaleza. Uma das atividades da agenda do presidente no estado é a participação de evento de ampliação do programa "Pé-de-Meia", do Ministério da Educação. O presidente também é aguardado na convenção de lançamento de Evandro Leitão como candidato a prefeito de Fortaleza.

Cultura
  
Do sertão ao litoral, desde o mês de maio, o Ceará Criativo — Movimenta Ceará vem realizando cursos gratuitos de arte e cultura em dez municípios cearenses. Ao todo, são 26 atividades formativas executadas durante quatro meses de projeto e, até julho, cerca de 227 pessoas já foram beneficiadas pelas formações. Nesta reta final, os municípios de Icapuí e Salitre recebem seis cursos que transitam por áreas como fotografia, moda, literatura, música e elaboração de projetos. As inscrições estão abertas até o dia 31/07 e podem ser realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará em www.mapacultural.secult.ce.gov.br

Esporte
   
O Fortaleza anunciou a criação de sua equipe oficial de jiu-jitsu. Sob comando do mestre Guilherme Santos, a equipe conta com sete atletas que estão em reta final de preparação para a primeira competição representando o Fortaleza. Os sete atletas são divididos entre cinco competidores masculinos e 2 femininos.

De Vera

E no De Vera dessa semana, o brasil de fato conversou com Rafael Silva, educador popular e ativista da luta por moradia sobre os avanços e pautas de lutas por moradia digna no estado do Ceará.

Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Lívio Pereira