Ceará

Eleições 2024

Ciro traz disputa nacional com PT para o Cariri e apoia bolsonaristas no sul do Ceará

Em Juazeiro do Norte, 3º maior colégio eleitoral do Ceará, Ciro Gomes e Roberto Cláudio se juntaram ao Carmelo Neto (PL)

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Ciro Gomes segue com uma estratégia política que se aproxima dos eleitores e nomes políticos ligados ao bolsonarismo. - Mauro Pimentel/AFP

No último final de semana, a população cearense acompanhou a concretização de um cenário que vem se desenhando há anos na política do estado.  A aproximação de Ciro Gomes (PDT), o Cirão da Massa, à extrema direita, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em Juazeiro do Norte, o terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, Ciro e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também pedetista, estiveram lado a lado do deputado estadual Carmelo Neto (PL) no lançamento da campanha de Glêdson Bezerra (Podemos) que vai tentar um fato inédito na terra do Padre Cícero: a reeleição de um prefeito. A chapa terá como vice, o ex-vererador Tarso Magno (PP). Entre os partidos aliados, estão o Partido Novo, Cidadania, Progressistas, Democracia Cristã e o PSDB de Tasso Jereissati.

No palanque, Ciro fez o de sempre. Destilou comentários ofensivos ao Partido dos Trabalhadores e disse que entra na aliança com Glêdson para evitar uma ditadura no estado. “O Ceará está sendo destruído pela incompetência, pela corrupção, pelo mandonismo. Há uma ditadura tentando ser construída, tirando os direitos das pessoas de escolher suas candidaturas. Tudo armado para que o novo ditador do Ceará não tenha sequer contrastes, e tenho certeza que o Cariri vai se levantar. Eu estou aqui pra pedir a quem me dá a honra da sua atenção para que a gente reforce a eleição Glêdson para que o Ceará tenha a chance de uma democracia”, disse Ciro.

Glêdson Bezerra vai disputar a preferência dos eleitores com o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Fernando Santana, que tem o apoio das mais importantes figuras políticas do Ceará, como o governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana, além dos senadores Cid Gomes e Janaína Farias. A cidade é prioridade para o PT Nacional, tanto que na última Plenária do Partido na região, realizada no dia 13, participaram a presidente da sigla Gleisi Hoffmann e o vice José Guimarães, ambos deputados federais. Aliados de primeira ordem do presidente Lula, tentam agenda para que ele prestigie o Cariri nas convenções de agosto, já que é certa a vinda dele para o palanque de Evandro Leitão no próximo dia 4.

No arco das alianças, estão quase todos os partidos da base aliada do governador Elmano. PSD, PSB, PV, PCdoB, Republicanos, Solidariedade e MDB, que emplacou a vice na chapa, indicando o nome da ex-primeira-dama de Juazeiro, Maricele Macêdo, esposa do ex-prefeito Raimundão e mãe do deputado estadual David Macêdo (MDB), que chegou a ser indicado para a disputa municipal, mas declinou para que Fernando Santana comandasse a oposição no município.

Crato

Já no Crato, PT e PDT seguem unidos, a despeito do racha estadual. A chapa será liderada pelo atual vice-prefeito, André Barreto (PT) para dar continuidade ao trabalho do prefeito Zé Ailton que encerra 8 anos à frente da gestão. A possibilidade de chapa pura do Partido dos Trabalhadores, caiu com a indicação do vice, na última sexta-feira, pelas mãos de Cid Gomes. Trata-se do seu sogro, o promotor de Justiça aposentado Dr. Leitão (PSB).
A oposição será liderada pelo médico Aloísio Brasil (União), e seu vice, o ex-prefeito Zé Adega (PL). Aliás, na convenção que homologou a chapa, Ciro Gomes também subiu no palanque ao lado do seu adversário histórico na política, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Também participou o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB).

Dissidentes da oposição, Lucas Brasil (PSDB) e Márcio Bilhar (Agir), podem ser uma terceira via para os cratenses.

Barbalha

Em Barbalha, terá chapa pura do PT em busca da reeleição do prefeito Guilherme Saraiva (PT) e do vice Vevé Siqueira (PT). Na oposição, o ex-secretário de infraestrutura do município, o engenheiro Antônio Costa Sampaio Neto (PSDB) será o cabeça da chapa que ainda espera definição do vice. Nos bastidores, dá-se como certa uma indicação do maior articulador da campanha, o ex-prefeito Argemiro Sampaio, do União Brasil.

 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

 

Edição: Lívio Pereira