A vacina contra o vírus do HPV, ampliada pelo Ministério da Saúde no começo de julho para usuários da profilaxia pré-exposição, mais conhecida como PreP, um dos métodos de prevenção contra a infecção pelo HIV, já está disponível nas salas de vacinação e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries), em todo o Ceará. A medida é direcionada para indivíduos com idade entre 15 e 45 anos. Segundo nota técnica publicada pelo ministério da saúde, o grupo deve receber a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, no esquema de três doses. A vacina é indicada para usuários de PreP que ainda não foram vacinados contra o HPV ou que já foram imunizados, mas estão com esquema incompleto; nesse caso, eles devem completar as três doses.
Neste ano, a Secretaria de Proteção Social por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) levou o trabalho de 520 artesãos do cariri para comercializar no maior evento agropecuário do norte e nordeste, a Expocrato, que encerrou ontem (21), no Parque de Eventos Pedro Felício Cavalcante, no Crato. A titular da SPS, Onélia Santana, destacou que a Expocrato é uma oportunidade de expandir para um público ainda maior o trabalho dos artesãos e valorizar as diversas tipologias de artesanato produzidas na região. Nomes como Espedito Seleiro, Cícero Caetano e diversos artesãos da Associação do Mocotó estiveram presentes nos estandes da Ceart, ao lado de outros artesãos das cidades de Antonina do Norte, Barro, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.
O Programa Zona Viva chegou ao residencial Cidade Jardim, no José Walter, em Fortaleza, trazendo oportunidades de cursos profissionalizantes, lazer e esportes para a comunidade do entorno. O equipamento, que foi inaugurado no início deste mês de julho, está com inscrições abertas para o curso de informática, que ocorrerá no período da manhã, das 8h às 12h, e de assistente administrativo, que vai acontecer no período da tarde, das 13h às 17h. As inscrições são gratuitas e seguem abertas. Além dos cursos profissionalizantes, a população pode participar das aulas de zumba, ritmos e futebol, e também com brinquedopraça e academia ao ar livre.
Cultura
No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, e também o Dia Estadual de Tia Preta Simôa. Como forma de ecoar as lutas dessas mulheres em defesa de seus direitos, sobretudo contra todas as formas de violência contra as mulheres negras, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), trazem uma programação especial de ações educativas que promovem o debate sobre a emancipação das mulheres negras e o fim da desigualdade étnico-racial, todas gratuitas.
O Cine Ceará – Festival Íbero-Americano de Cinema está com inscrições abertas para as mostras competitiva Íbero-Americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com. Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o melhor longa da mostra competitiva ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais antigos festivais de cinema do Brasil, sendo realizado anualmente, de forma ininterrupta desde 1991.
Esporte
Tem muita emoção chegando aos complexos sociais mais infância. Crianças, adolescentes e jovens beneficiários das unidades de Fortaleza e de Barbalha estreiam, a partir da próxima semana, na 1ª Olimpíada dos Complexos Mais Infância. O evento acontece de 22 a 26 de julho, reunindo 810 atletas nas modalidades basquete, vôlei, karatê, futebol e capoeira. Em Fortaleza, os torneios serão sediados no Complexo Social Mais Infância João XXIII, a partir das 9h. Os torneios acontecem também em Barbalha, sempre a partir das 17h.
De Vera
A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) está com um novo nome na presidência: Lúcia Maria Silveira de Queiroz. A então diretora estadual assumiu a cadeira da entidade no início de junho, após o pedido de afastamento entregue pelo metalúrgico e agora ex-presidente, Will Pereira, licenciado para concorrer às eleições municipais de 2024. No programa dessa semana, o Brasil de Fato Ceará conversou sobre a luta dos trabalhadores, a atuação da entidade no Ceará e as perspectivas para os próximos meses.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia