O mês de julho chegou, e com ele, o momento mais esperado não só pelas crianças, mas também pelas mães, pais e cuidadores: as férias. E como aproveitar todo esse período de férias? Qual programação escolher para curtir junto da família e com a criançada? O Brasil de Fato Ceará separou uma lista com as principais programações dos equipamentos de cultura do Estado do Ceará. Então já pega a caneta e o papel, ou até mesmo o bloco de notas do seu celular, e anota a programação para curtir o primeiro final de semana de férias.
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som do Ceará - espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte - promove abertura da nova exposição “Imagens para o Futuro” e segue com a programação especial “Férias no MIS”, com espetáculos e diversas atividades lúdicas e educativas voltadas para crianças, jovens e suas famílias.
Sexta-feira | 12 de julho
15h-17h: Oficina Luz em Movimento – Oficina de Light Paint
16h-17h30: Vem brincar no MIS Caça ao tesouro
Sábado | 13 de julho
14h-18h: Oficina de cantos, rezos e música Fulni-ô
17h30: Abertura da exposição “Imagens para o Futuro”
Domingo | 14 de julho
14h-18h: Oficina de cantos, rezos e música Fulni-ô
17h30-18h30: Espetáculo ‘A idade da terra’
Complexo Ambiental Mirante do Caldas
A Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), reabrem hoje, o Borboletário do Cariri. O projeto faz parte do Programa Cientista Chefe, do Governo do Ceará, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. A abertura do equipamento acontece no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, no Mirante do Caldas, em Barbalha.
A proposta do Borboletário do Cariri é contribuir com a educação ambiental, formação de pessoal e geração de informações para o conhecimento e a conservação da biodiversidade. O equipamento está alinhado com cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas, incluindo saúde e bem-estar, através de ações que proporcionem lazer em áreas verdes, trazendo bem-estar físico e psicológico.
Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
Hoje, 12 de julho, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) recebe a partir das 19h, no Teatro Marcus Miranda, a nova temporada de apresentações do espetáculo “E o Que Resta Sou Eu”, protagonizado pelos artistas Filipe Evans e Igor Lira.
O espetáculo revela a trama de dois passageiros em uma jornada para se libertarem de suas bagagens e, finalmente, sentirem-se livres. Em um cenário atemporal, eles embarcam em uma atmosfera que circula pelas estações do tempo — um tempo construído e vivenciado ali, apenas naquele momento. As estações, como memórias, fluem e se entrelaçam, carregando consigo um emaranhado de histórias e vivências que são compartilhadas e destacadas. Cada encontro entre os passageiros revela mais do que aparenta, e a cada cena, parece que ambos compartilham a mesma história.
Theatro José de Alencar
A programação de férias, neste mês de julho, está a todo vapor no Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). De espetáculos infantis a musicais, exposição e Feira Negra, festa, o TJA recebe uma variada gama de atividades para a família aproveitar com a criançada durante o mês de férias.
Sexta-feira | 12 de julho
17h: Circo Cia. Circo do Asfalto (SP) apresenta: “Show da Percha”/ Parceria: Sesc Ceará
Local: Calçada
Duração: 50min
Gratuito
18h: Espetáculo George Hudson apresenta: “Obrigado, senhores – Homenagem à Maria Bethânia”
Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer)
Capacidade: 80 lugares
Sábado | 13 de julho
16h: Festa “Relance”: DJs Baber e Victormsar convidam Marcelinho Wikky (RJ), Paluma e Fabinho Vieira
Local: Praça Mestre Boca Rica (Anexo CENA)
Domingo | 14 de julho
17h e 19h30: Palhaçaria Fuxico: Mostra de Conclusão da Turma 12 da Academia do Riso
Local: Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA)
Duração: 70min (cada sessão)
Classificação: 17h – Livre / 19h30 – 12 anos
17h e 20h: Musical “Uma Noite em Ritmo Quente”
Local: Palco Principal (711 lugares)
Duração: 90min (cada sessão)
Pinacoteca do Ceará
A programação da segunda semana das férias na Pinacoteca do Ceará traz diversas atividades para toda a família. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece a exposição interativa “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e recebe o espetáculo “História Divertida: ABC em Libras”.
Na sexta-feira (12) e no sábado (13), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com a equipe educativa. No domingo (14), os pequenos chegam ao museu para produzir foguetes voadores a partir de encaixe com copos de papel, numa atividade que une tecnologia e criatividade. O Ateliê Criança Cria: Modo Turbo acontece de 10h às 11h e das 15h às 16h no Ateliê 1, com mediação de Érica Xita. A atividade é recomendada para crianças a partir de 6 anos. No mesmo dia, o museu realiza o Espetáculo História Divertida: ABC em Libras, das 14h às 15h, no hall da Pinacoteca do Ceará.
Sexta-feira | 12 de julho
15h às 16h: Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Sábado | 13 de julho
15h às 16h: Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Domingo | 14 de julho
10h às 11h | 15h às 16h: Ateliê Criança Cria: Modo Turbo
14h às 15h: Espetáculo História Divertida: ABC em Libras
Sobrado Dr. José Lourenço
O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove agenda de atividades para comemorar os 17 anos do equipamento cultural, que atua como um centro de artes visuais do Ceará, além de difundir a memória do patrimônio arquitetônico em diferentes bairros de Fortaleza.
Nesta edição, as crianças poderão participar das seguintes atividades: montagem de cartão pop-up do Sobrado, colorindo e colando no interior dele o desenho impresso da fachada da edificação centenária; pintura de rosto; produção de taumatroscópio, brinquedo óptico que envolve desenho e movimento, além de pintura livre com tinta guache. O Ser Criança acontecerá no dia 14 de julho (domingo), às 10h, na Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.
Hub Cultural Porto Dragão
Com mais de meio século, o rock continua sendo um estilo musical repleto de fãs. Inúmeras gerações, de realidades socioeconômicas, culturais e geográficas diversas, guardam esta sonoridade com carinho e reverência. A popularidade é tanta, que o rock ganhou até espaço comemorativo no calendário: 13 de julho.
Em meio às comemorações dos cinco anos de inauguração, o Hub Cultural Porto Dragão recebe um dos mais importantes eventos de rock no País. Hoje, 12 de julho, às 19h, acontece a abertura da 25ª edição do ForCaos. Sobem ao palco as bandas Darkside, Steel Fox e Neverheals. A homenagem ao Dia do Rock segue com o Projeto Tayllim, a partir das 19h30. Liderado por Tatianna Freitas, o grupo conta ainda com Carolina Alencar, Sidney Nascimento e Abraham Paiva, que juntos interpretam canções de lendas do rock brasileiro, como Rita Lee, Cássia Eller e Pitty.
Férias no Dragão
O Centro Cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue com o Férias no Dragão trazendo uma extensa e diversificada programação, a maior parte dela gratuita.
Neste sábado (13), a partir das 19h30, dois talentosos rappers sobem ao palco do Anfiteatro Sérgio Motta. Abrindo a noite, a rapper cearense Má Dame apresenta o show “Codinome Rosatômica”. Na sequência, Zudizilla apresenta “EGOT – Quarta Parede”. Acompanhado de banda, o músico traz as músicas do álbum “Zulu: Quarta Parede (Vol. 3)”, que encerra a trilogia de ópera preta criada pelo artista.
Outra iniciativa coletiva acontece no Parque Dragão em Festa, fruto da parceria entre o Dragão e o Hub Porto Dragão e a Kingston 085. No sábado (13), a partir das 15h30, a animação tomará conta da Rua José Avelino, com um fim de tarde de samba e pagode na vizinhança, com Numalaje, Lolost, DDZIN, Gabi Nunes e Pagode no Sigilo.
Museu da Cultura Cearense
No sábado (13), às 15h30, na Varanda dos Museus, via programa No Ceará Tem Disso Sim: Patrimônios Culturais Africanos e Indígenas, o Museu da Cultura Cearense apresenta a vivência educativa “Boneca Abayomi: entre tecidos e ancestralidade”, que será conduzida pela pedagoga e especialista em Arte Educação e Cultura Popular Samia Holanda. Serão ofertadas vagas para o público infantil, jovens e adultos negros,as,es, interessados na temática e público diverso. A oficina integra a programação do Dragão alusiva ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho.
Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea segue com quatro exposições. “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”, coletiva com curadoria e pesquisa de Ana Aline Furtado e Cícera Barbosa, em homenagem a lideranças que tiveram papel fundamental na libertação de escravos no Ceará. Também estão em exposição trabalhos oriundos de projetos selecionados a partir da convocatória Cena Ocupa e que têm em comum o deslocamento de sertões, chapadas, florestas e urbanidades, lugares de nascimento, passagens e moradas para investigar a natureza dos corpos, das plantas, da terra e do céu.
As exposições do Cena Ocupa são “Cansanção em Flor”, uma coletiva das artistas Dinha Fonsêca, Andréa Sobolive, Williana Silva, Maria Macêdo e Eliana Amorim, as duas últimas também curadoras; “Escuta Sensível das Plantas”, de Lyz Vedra, e “Trava da Peste: linda quanto sol”, de Isadora Ravena, as duas últimas individuais com curadoria de Lucas Dilacerda.
Dragão Encantado
No próximo domingo, 14 de julho, na Praça Verde, além do Brincando e Pintando no Dragão, com programação especial, a partir das 16h, para a criançada e toda a família, com brincadeiras e atividades lúdicas, Júlia Barros e Almir Mota apresentam o espetáculo “Contos para Brincar”, um repertório dedicado às crianças pequenas, cheio de histórias divertidas, brinquedos cantados e adivinhas. O acesso é gratuito e livre.
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
O Centro Cultural do Cariri - equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante, recebe esse final uma programação repleta de atividades lúdicas, dentre elas, oficinas, percursos mediados, espetáculos, sessão de contos, entre outros.
Sexta-feira | 12 de julho
16h: Ateliê feito à mão: oficina de introdução à tecelagem
17h: Crato em movimento
18h: Monólogo - Os pseudoscivilizados, o macaco cósmico e o cão
Sábado | 13 de julho
8h: Vivência ecoturística - Geossítio Riacho do Meio
10h: Visita mediada à exposição Terra em transe
14h: Vivência de máscaras
15h: Ateliê feito à mão - Tecendo memórias com oficina de bonecas abayomis
15h30-18h30: Vivência - circo no parque
17h: Cortejo dos Mascarados
17h-18h30: Lançamento do livro 'Dança das Juremas'
19h: Apresentação artística
Domingo | 14 de julho
9h-10h30: Ciclo entre bruxas e princesas
10h30-12h: Contos do livro 'Desmoronamentos'
14h-15h: Oficina reconstruindo sons - instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis
15h30-18h30: Vicência circo no parque
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia