Roupas e acessórios exuberantes. Coloridas, despojadas e prontas pra festa. Ali, de cima do palco, os 45 integrantes do espetáculo “Lembra da Canção” convidam o público a participar de uma festa chique e decadente. Um convite para rir, se encantar e se emocionar com os mais diferentes personagens presentes em uma noite de diversão. Esse é o enredo do espetáculo que celebra os 15 anos do Grupo Vitrola Nova, que sobe ao palco principal do Theatro José de Alencar nesta quarta-feira, 10 de julho – em apresentação única.
No repertório, músicas exclusivamente brasileiras embalam as memórias com as canções que marcaram época e a história do grupo independente. “Chuva de Prata”, “Fala”, “Esse tal de Roque Enrow” são alguns dos clássicos que dão vida à narrativa cantada. Na apresentação, o coletivo dá destaque às vivências e experiências dos diversos personagens que formam o enredo lançado em agosto de 2023.
Em uma proposta que une o real e o imaginário, são visitadas as lembranças do coletivo, acumuladas em letras e melodias conhecidas nas vozes de artistas como Gal Costa, Rita Lee, Erasmo Carlos, Rodger Rogério, Chico Buarque, entre outros e que são materializadas nos corpos e nas vozes em cena, através da fusão entre dança, teatro e música. O espetáculo se constrói em um local utópico, tendo o futuro como referência dessas relações, pois quando a festa termina, a vida segue no outro dia. Esta é uma festa que marca a história do Vitrola Nova.
O processo criativo do "Lembra da Canção" começou em 2022 e teve sua estreia no palco do Cineteatro São Luiz em 2023 para um público de mais de 600 pessoas. Com cerca de 45 integrantes em cena, o espetáculo também se destaca pela pluralidade de corpos, pessoas, gêneros e personalidades, guiados por uma direção com caráter formativo e inclusivo.
Grupo Vitrola Nova
Atuando desde 2009, o Grupo Vitrola Nova é um coro cênico de Fortaleza (CE) que fomenta ações em coletivo para investigar e desenvolver projetos em artes integradas, suscitando afetividades musicais através de práticas cênicas. Com direção musical de Carlos do Valle e direção cênica de Bruno Mariano, produziu vários espetáculos como "Vitrola Jukebox" (2011 e 2012); "Vitrola Jukebox - Novelas" (2013 e 2014), espetáculos interativos onde o público escolhia as canções a serem interpretadas; "Agulha no Vinil" (2017 a 2019); "Vitrola Jukebox - No Ar" (2020); e "Lembra da Canção" (2023 até o presente) com o público de aproximadamente 9 mil pessoas e possui ex-integrantes que seguiram para o cenário nacional de Teatro Musical e grandes produções em emissoras de tv.
Espetáculo Lembra da Canção
Quando: 10 de julho, às 19h30m
Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/95049 (R$ 25/ R$ 50) e na bilheteria do Theatro
Mais informações: @grupovitrolanova ou (85) 99238-8122 (Bilheteria José De Alencar)
Edição: Camila Garcia