O residencial Cidade Jardim I, localizado no bairro José Walter., em Fortaleza, recebeu na última quarta-feira, sob comando do governador Elmano de Freitas, a segunda unidade do projeto zona viva de cultura, tecnologia e qualificação, coordenada pela secretaria da proteção social. O espaço traz à comunidade local diversas atividades de qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. O zona viva conta com sala multiuso, de informática, espaço para encontros da comunidade e brinquedopraça.
O Ceará foi o estado escolhido para o lançamento operacional do Programa Acredita no Primeiro Passo, ação do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que irá beneficiar pessoas inscritas no Cadúnico a iniciarem seu próprio negócio. Para ajudar esse público a empreender, o programa pretende realizar, até 2026, cerca de 1,25 milhão de transações de microcrédito no país, com cada operação avaliada em torno de R$ 6 mil. Este esforço poderá injetar mais de R$ 7,5 bilhões na economia nacional até 2026.
Cultura
Voltado ao mapeamento, estímulo e discussão de tópicos relacionados às artes visuais e à cultura contemporânea a partir da territorialidade do cariri cearense, bem como às discussões e elaborações estéticas e críticas pertinentes às demais regiões do país, o edital chamada aberta para 1º Programa de Exposições do Centro Cultural do Cariri está com inscrições abertas até o próximo dia 27 de julho, através do mapa cultural do ceará. A oportunidade selecionará 04 projetos que ocuparão a galeria três do equipamento, de setembro a dezembro de 2024. Nesta primeira edição, as propostas estão divididas em: duas de artistas ou coletivos residentes no cariri cearense, uma da região nordeste e outra de âmbito nacional, aberta a artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
Esporte
A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) divulgou no início da semana passada, o edital nº 05/2024 que diz respeito ao processo de chamamento público para selecionar a entidade executora para a execução dos jogos dos povos indígenas do Ceará 2024. O evento busca a integração dos povos indígenas, como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.
De Vera
A convidada desta semana do De Vera foi Sara Rebeca Aguiar, professora, jornalista, mãe e mestra em educação pela Universidade Federal do Feará (UFC). No programa dessa semana, O Brasil de Fato Ceará conversou sobre as férias do mês de julho e o que fazer com as crianças nesse período.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Edição: Camila Garcia