O mês de julho chegou, e com ele, o momento mais esperado não só pelas crianças, mas também pelas mães, pais e cuidadores: as férias. E como aproveitar todo esse período de férias? Qual programação escolher para curtir junto da família e com a criançada? O Brasil de Fato Ceará separou uma lista com as principais programações dos equipamentos de cultura do Estado do Ceará. Então já pega a caneta e o papel, ou até mesmo o bloco de notas do seu celular, e anota a programação para curtir o primeiro final de semana de férias.
Férias no Dragão
O período de férias chegou e, como é de se esperar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) - traz uma programação especial, repleta de atrações em múltiplas linguagens para todos os gostos. Entre o variado leque de opções, novas temporadas no Teatro Dragão do Mar, todos os finais de semana do mês. De sexta a domingo, o ciclo programático “Férias no Dragão” traz três espetáculos no Teatro Dragão do Mar.
Planetário Rubens de Azevedo
O Planetário Rubens de Azevedo mantém a oferta de programações gratuitas e sessões lúdicas, uma delas acessível em Libras, de quinta a domingo, em julho. Mais informações sobre o Planetário podem ser acompanhadas na página do espaço: http://www.planetariorubensdeazevedo.com.br/.
Sexta-feira | 5 de julho
18h – Sessão “A Quinca, o Pititi e Albireo” (infantil)
19h – Sessão “Passaporte para o Universo” (infantojuvenil acessível em Libras)
Sábado | 6 de julho
17h – Sessão “A Quinca, o Pititi e Albireo” (infantil)
18h – Sessão “Kaluoka’hina – O Recife Encantado” (infantil)
19h – Sessão “Passaporte Para o Universo” (infantojuvenil acessível em Libras)
20h – Sessão “A Luz e o Berço da Vida” (juvenil-adulta)
Domingo | 7 de julho
17h – Sessão “A Quinca, o Pititi e Albireo” (infantil)
18h – Sessão “Kaluoka’hina – O Recife Encantado” (infantil)
19h – Sessão “Passaporte Para o Universo” (infantojuvenil acessível em Libras)
20h – Sessão “A Luz e o Berço da Vida” (juvenil-adulta)
Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), mantém quatro exposições em cartaz até o dia 28 de julho, que contam com visitas mediadas, além de um espaço experimental do Núcleo Educativo do Museu para o desenvolvimento de atividades. Estão abertas a visitação três mostras resultado da convocatória Cena Ocupa, “Cansanção em Flor”, coletiva das artistas Dinha Fonsêca, Andréa Sobolive, Williana Silva, Maria Macêdo e Eliana Amorim; “Escuta Sensível das Plantas”, de Lyz Vedra, e “Trava da Peste: linda quanto sol” de Isadora Ravena.
Homenageando lideranças que tiveram papel fundamental na libertação de escravos no Ceará, mas que historicamente foram apagadas pela História, “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”, coletiva com curadoria e pesquisa de Ana Aline Furtado e Cícera Barbosa, reúne peças do acervo do Museu do Ceará e trabalhos de Adriana Clemente, Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco e Paula Trojany. Nela, há destaque para a infância da população negra, com intervenções lúdicas da Alexia Ferreira e também um espaço de convivência.
Museu da Cultura Cearense
No Museu da Cultura Cearense (MCC), podem ser conferidas duas exposições que agradam públicos de todas as idades: “Vaqueiros”, encantadora mostra de longa duração que leva os visitantes a uma imersão pela cultura sertaneja, e “Museu da Mão”, fruto de parceria com o Museu de Arte Interplanetária (MAI), concebida pelo artista paulistano Rubens Matuck, que exibe extenso e curioso acervo de peças feitas à mão.
Aos sábados de julho, o Museu da Cultura Cearense realizará uma série de atividades gratuitas, com acesso mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu.
No dia 6, às 15h, o MCC realizará a vivência educativa gratuita “Mateu, Bois e Caretas na Exposição Vaqueiro”. Serão ofertadas 30 vagas para o público infantil, pais, cuidadores e pedagogos. Com muita alegria e gaiatice, o palhaço Mateu guiará uma visita guiada na exposição “Vaqueiros”, e apresentará a cultura do nosso sertão, do bumba meu boi e dos reisados, percurso que será seguido de recreação com a temática sobre a exposição.
Complexo Cultural Estação das Artes
A Estação das Artes - espaço da Secretaria da Cultura (Secult CE) que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante - segue com uma extensa programação de férias com muito reggae, forró e programação infantil. No primeiro fim de semana de julho, a Estação Férias apresenta atrações para colocar todo mundo para dançar. De quarta a domingo, a programação especial recebe a abertura da exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”, a banda cearense Donaleda, os baianos do Ministereo Público Sound System com participação de Luedji Luna, o programa Baila Comigo Especial Santa Cruz e a Feira Mais Vinil.
Sexta-feira | 5 de julho
Baila Comigo: Especial Santa Cruz
18h às 19h30 – Arrochados Do Forró (Parceria Sesc)
20h às 22h – Zé Bandeira e Banda
Sábado | 6 de julho
18h às 21h30 – Ministereo Público Sound System convida Luedji Luna
Ingresso Solidário (1kg alimento não perecível, exceto sal)
Domingo | 7 de julho
10h às 15h – Pintura infantil “Poéticas do Giz de Cera”
10h às 15h – Feira Mais Vinil
10h às 12h30 – Reggae, com Selectah Tuti
12h45 – Marcelo Góis canta Djavan
Acompanhando as programações de férias na Estação das Artes, durante o fim de semana, o Mercado AlimentaCE oferecerá mais um dia de “Hora Boa no Mercado”, tradicional happy hour do espaço. Agora, além de sextas e sábados, as promoções também estarão disponíveis às quintas-feiras, das 17h às 20h. Durante o horário, o público pode aproveitar descontos em petiscos, chopes e drinks dobrados.
Pinacoteca do Ceará
Nas férias de julho, a Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza uma programação especial ao longo do mês. Com destaque para duas novas exposições, o museu oferece ainda oficina de xilogravura, ações voltadas para bebês e atividades infantis em Libras.
A partir do próximo sábado (6), às 17h, a Pinacoteca do Ceará e o Itaú Cultural inauguram a exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, que destaca o diálogo entre arte, ciência e tecnologia em uma mostra interativa que convida o público a se conectar com as obras por meio da presença, do toque, do sopro e até mesmo da troca de dados. Os 12 trabalhos em exposição exploram poeticamente o diálogo entre seres humanos e software, com um recorte inédito da Coleção Itaú, sob a curadoria de Leno Veras. A classificação indicativa é de 12 anos.
No domingo, a partir das 15h, o público poderá participar ainda de uma visita mediada com o curador Leno Veras na exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A visita tem classificação indicativa livre e conta com interpretação em Libras.
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte, realiza ao longo do mês de julho a 2ª edição da programação especial “Férias no MIS”, com espetáculos e diversas atividades lúdicas e educativas voltadas para crianças, jovens e suas famílias. As atividades ocorrem em diferentes espaços do MIS e contemplam diversas faixas etárias.
Sexta-feira | 5 de julho
VEM BRINCAR NO MIS - Brincadeiras de todos os tempos
Com Carol Rodrigues, Viviane Lima, Romã Carvalho e Sam Célio
Público-alvo: crianças até 12 anos
Local: Praça do MIS | Sem limites de vagas
Sábado | 6 de julho
CONCERTO | O mundo mágico de Disney
Com Camerata de Cordas da UFC
Local: Praça do MIS | Sem limites de vagas
Domingo | 7 de julho
ESPETÁCULO | El Gran Circo Mágico
Com Mágico Jeffy e Cia.
Local: Praça do MIS | Sem limites de vagas
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia