A desistência do prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB) para disputar a reeleição no município, ainda gera consequências para o segundo maior colégio eleitoral do estado e a primeira pesquisa que avalia a disputa pela prefeitura de Caucaia no pleito deste ano, mostra por que o município é estratégico para o cenário político do Ceará.
A pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pelo Sistema Jangadeiro, e divulgada na última segunda-feira (01/07), aponta o ex- prefeito Naumi Amorim (PSD) com 21%, seguido do Coronel Aginaldo (PL) com 20%. Em uma disputa paralela, a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB) aparece com 14% e o ex-secretário de Articulação Política do governo Elmano, Waldemir Catanho, com 11%.
Com a margem de erro variando em 3% para mais ou para menos, Caucaia apresenta um panorama complexo e com grande perspectiva de segundo turno, segundo o cientista político, Cleyton Monte. “Caucaia é um município difícil, complexo, pelos arranjos políticos, pelas dificuldades administrativas, pela dificuldade de consenso entre os mais diferentes grupos políticos, é uma fragmentação muito grande”, avalia
Para Cleyton, que também é professor universitário e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a pesquisa mostra ainda Agnaldo e Emília como nomes fortes na disputa e Naumi colhendo frutos da sua articulação.
O ex-prefeito Naumi é um nome forte porque já vem construindo seu nome e fazendo articulações há algum tempo. Mas vejo Aginaldo se consolidando na disputa direta com o Deuzinho é um nome a ser batido, considerando que Caucaia tem essa perspectiva de segundo turno. Então, é uma força que dependendo de para onde vá, pode surpreender e fazer a diferença. Já a Emília, tem sua base eleitoral em Caucaia, é uma deputada que trabalha há muito tempo no município, que vem sustentando sua candidatura, e aparece a consolidação desse nome. Então, nós temos uma disputa muito competitiva em Caucaia”, analisa o pesquisador.
O professor também analisou os 11% de Catanho. O nome que conseguiu unir várias vertentes do Partido dos Trabalhadores para a disputa em Caucaia. A deputada federal Luizianne Lins, amiga de longa data do candidato, coordena sua campanha, que ainda tem apoio irrestrito de Camilo e Elmano.
“Esse percentual (do Catanho) é muito significativo, é positivo, tendo em vista que o Catanho nunca disputou uma campanha, não tem vida política em Caucaia, é um nome que está se colocando agora, está começando uma articulação política praticamente agora,ele parte muito bem. É um patamar a se acompanhar nas próximas pesquisas”.
Longe do acirramento, a pesquisa também trouxe o ex-prefeito de Caucaia, Zé Gerardo (PDT), que foi citado por 5%, além do deputado estadual Silvio Nascimento (Patriota), com 4%, e do atual vice-prefeito Deuzinho Filho (União Brasil), com 3%. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), pontuou 3% e o presidente da Câmara de Caucaia, Dr. Tanilo (MDB), 2%. Votos brancos e nulos somam 8%, não sabem ou não opinaram, 7%
A pesquisa, que ouviu 600 eleitores maiores de 16 anos em Caucaia entre 25 a 30 de junho, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-07902/2024 e tem taxa de confiança de 95 %.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia