A terceira edição do Transforma, o mutirão da Defensoria Pública do Ceará, que muda o nome e o gênero de homens trans, mulheres trans e travestis na certidão de nascimento, vai beneficiar este ano um total de 199 pessoas. A entrega dos documentos acontece nesta terça-feira (25). Na edição deste ano, das oito cidades nas quais o mutirão está acontecendo, Fortaleza, a exemplo dos anos anteriores, concentra boa parte da demanda, 77,5% do total, ou 154 pessoas beneficiadas. Aparecem em seguida: Juazeiro do Norte, com 17 pessoas; Sobral, com 11; Morada Nova 5; Barbalha 4; Crato também com 4; Limoeiro do Norte e Russas com duas pessoas cada cidade.
Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para os cursos gratuitos infraestrutura de redes 5g, programação IOS e computação em nuvem, ofertados pelo programa “Residência em TIC 20 / Capacita Brasil /C-Jovem”. A iniciativa é fruto de parceria entre governos federal e estadual com o objetivo de formar milhares de cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias. As inscrições podem ser feitas através do site: www.sct.ce.gov.br/cjovem. São ofertadas 2.400 vagas, sendo metade destinada ao público externo e a outra metade aos estudantes ou egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Cultura
Começou mais uma importante política pública de investimento na cultura dos cearenses. Até 30 de novembro, a Secretaria da Cultura do Ceará recebe inscrições para o edital Mecenas do Ceará 2024. O objetivo do edital é definir quais projetos artísticos e culturais de todo o estado estão aptos e podem ser fomentados via renúncia fiscal. As inscrições podem ser feitas de forma online através do Mapa Cultural em: mapacultural.secult.ce.gov.br.
O Programa Territórios de Criação está com inscrições abertas para o edital “Programa de Publicação de Pesquisas”, com objetivo de difundir conhecimentos, através de pesquisas e trabalhos mais recentes no campo das artes e das culturas. O edital prevê a seleção de 20 teses e/ou dissertações de pesquisadores(as) cearenses e/ou residentes no Ceará, para posterior publicação em formato físico e digital. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30 de junho e podem ser feitas pelo Mapa Cultural do Ceará em: mapacultural.secult.ce.gov.br.
De Vera
A convidada desta semana do De Vera foi Joana Borges, historiadora e psicanalista. O Brasil de Fato conversou sobre garantia de direitos e sobre o avanço de pautas da extrema direita e do bolsonarismo e quais os riscos desse campo político para as eleições deste ano.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia