O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma agenda cheia em Fortaleza nesta quinta-feira (20). No período da tarde o Presidente inaugurou 416 unidades residenciais do conjunto habitacional Cidade Jardim III, em Fortaleza, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
O evento de inauguração teve início com a fala de Vera Lúcia Nascimento, beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida. “Hoje é um dia muito especial. Lula, sou grata a você e a todos que participam do Programa Minha Casa Minha Vida, que traz felicidade para as nossas vidas”. Vera também falou da emoção em receber a casa própria. “Tem tanta gente que mora com sogra, que mora de aluguel, e hoje nós temos uma casa, hoje nós vamos receber uma chave. Muito aqui ‘chega’ chorou tanto quanto eu chorei. Que maravilha. Que benção”.
Carlos Vieira, presidente da Caixa lembrou que esta obra era para ter sido entregue em 2018 e, de acordo com ele, não há uma circunstância técnica que explique o porquê ela não foi entregue. “Foi a sensibilidade do presidente Lula que fez com que o empreendimento que estava pronto para ser entregue, levou oito anos, e aí a gente precisa refletir porquê ficou tanto tempo parado, senhor Presidente, e só com a sua volta é que nós tivemos condições de entregar esse empreendimento”.
Jader Filho, Ministro das Cidades disse que "quando nós chegamos no Ministério das Cidades, nós encontramos mais de 80.000 obras paralisadas do Minha Casa Minha Vida, e dessas 80.000 boa parte delas estavam aqui no Cidade Jardim. E eu já estive aqui em maio deste ano entregando junto com o governador Elmano 880 unidades habitacionais para 880 famílias que querem realizar o sonho da casa própria e hoje, conforme eu havia prometido, para muitos que estavam lá, naquela inauguração, e eu disse a eles que eu, na inauguração dessas próximas casas, agora, presidente, eu disse a eles que eu ia me comprometer, que eu ia trazer o senhor para fazer a entrega dessa fase e eu estou aqui cumprindo a missão e trazendo o presidente Lula para entregar junto com vocês”.
Jader informou que esse condomínio começou em 2012 e parou duas vezes. “O pessoal não queria só que esse condomínio não tivesse continuidade. Eles queriam que o Minha Casa Minha Vida acabasse, mas eles não sabiam que o povo do Ceará tinha o amor pelo melhor presidente do outro país. Aí disse para eles que queriam acabar com Minha Casa Minha Vida. Negativo! A gente vai votar no Lula, o Lula vai voltar e o Minha Casa Minha Vida voltou”. Jader assumiu o compromisso de voltar em setembro para entregar mais 1.300 unidades para o povo de Fortaleza.
“Então presidente, lhe contar, que agora no seu terceiro mandato, o senhor vai liberar, além do Cidade Jardim mais 4.300 casas para atender a 4.300 famílias de Fortaleza e mais de 15.000 unidades para o estado do Ceará”, afirmou Jader.
Em sua fala o Presidente Lula lembrou ao público porque resolveu criar o Minha Casa, Minha Vida. “Quando eu resolvi criar o programa Minha Casa Minha Vida, é porque eu acho que a coisa mais sagrada para um pai ou para uma mãe que quer criar sua família é ter uma casinha. É ter um ninho para colocar os seus filhotes e não ficar tendo que mudar todo o ano de bairro, todo ano de vila, a molecada não faz amizade, não se acostuma na escola. Então ter uma casa é quase que uma bênção de Deus”.
Lula também apresentou dados da construção de casa dentro do Programa, e lamentou o abandono da iniciativa por parte do governo anterior. “Resolvi fazer o maior programa que esse país já tem conhecimento de habitação, que foi o Minha Casa Minha Vida. Este programa já fez até hoje 7.800.000 de casas, mais ou menos, mas ele poderia ter feito 12.000.000 de casas se a gente não tivesse dado o golpe e derrubado a presidente da Dilma e colocar aquela praga de gafanhoto para governar esse país e destruir aquilo que a gente estava construindo. Eu, quando voltei a Presidência da República, a primeira coisa que eu disse foi o seguinte: ‘nós vamos retomar o Minha Casa Minha Vida’, e vocês não têm noção a quantidade de casa que nós encontramos abandonada, conjuntos que foram começados a fabricar em 2012, conjuntos que foram começados a fabricar em 2013”.
A meta do governo federal é construir dois milhões de moradia para a população até o final deste governo, em 2026.
Investimentos na educação e na saúde do estado
Já no período da manhã a comitiva do governo federal anunciou investimentos para instituições federais do Ceará, visando melhorias na educação e na saúde no estado. Ao todo, serão investidos R$ 778,9 milhões, voltados à expansão e consolidação das instituições federais de ensino e da saúde no Ceará. O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Os recursos beneficiarão a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que receberá seis novos campi, a serem construídos nos bairros de Messejana e São Gerardo, em Fortaleza, e nos municípios de Mauriti, Campos Sales, Lavras da Mangabeira e Cascavel.
Os investimentos também são voltados para os hospitais universitários que vão contribuir para a formação acadêmica e também levar atendimento de qualidade à população, levando em conta que os hospitais universitários que fazem parte do nosso SUS.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia