Ceará

EDITAIS DISPONÍVEIS

Saiba quais editais da cultura estão com inscrições abertas no Ceará

O prazo limite de inscrição dos editais variam entre junho e julho deste ano.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Lei dos "Tesouros Vivos da Cultura" criada em 2006 no Ceará é pioneira e exemplo para todo o Brasil. - Foto: Secult-CE

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), órgão do Governo do Estado criada pela Lei nº 8.541, de 9 de agosto de 1966, durante o governo de Virgílio Távora - que tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense - mantém aberta as inscrições para três grande editais voltados para o fomento da cultura no Ceará. Confira:

19º Festival Música na Ibiapaba 

O 19º Festival Mi - Música na Ibiapaba, é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Tem como parceiros a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-CE), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

O festival acontece no período de 20 a 27 de julho de 2024 na cidade de Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, e no Sertão de Quixadá, na Casa de Antônio Conselheiro, na cidade de Quixeramobim. O Festival busca ampliar e experimentar novas formas do fazer musical, estimular a prática musical e a formação de novos grupos musicais.

As inscrições poderão ser realizadas até 16 de junho de 2024, através do link disponível no regulamento geral do festival.

Tesouros Vivos da Cultura no Estado do Ceará

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, no uso de suas atribuições legais e com o objetivo de contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos culturais.

O edital deve fazer a seleção e a titulação de até 12 (doze) pessoas naturais, 02 (dois) grupos e 02 (duas) coletividades como "Tesouros Vivos da Cultura" do Estado do Ceará, visando reconhecer, proteger e valorizar a diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais do Ceará, por meio da titulação dos "Tesouros Vivos da Cultura", com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 14 de julho, e o edital está disponível na aba 'editais' do site oficial da Secult CE.

Programa de Circulação e Difusão das Artes e da Cultura Cearense - Circula Ceará

O edital do Programa de Circulação e Difusão das Artes e da Cultura Cearense - Circula Ceará tem por objetivo promover a difusão da produção artística cearense, com vistas ao estímulo e ao fortalecimento da rede criativa e produtiva, bem como da valorização e inserção dos artistas cearenses em contextos culturais do Brasil e de outros países.

O resultado esperado com a execução desse edital é a divulgação e o fortalecimento das artes cearenses no estado, no país e no exterior, assim como o fortalecimento das diversas cenas artísticas em todo o estado, possibilitando a apresentação da produção artística e cultural estadual em contextos diversos, gerando maior visibilidade, reconhecimento e capacidade de inserção em outros circuitos artísticos e culturais.

As inscrições podem ser feitas até 17 de junho através do link disponível no edital do programa.

Doação de Acervo Bibliográfico

O edital tem como objetivo o recebimento de doação de obras do acervo bibliográfico relacionadas às áreas de literatura infanto juvenil, infantil e adulto, conhecimento científico e outras obras bibliográficas. São elegíveis a participar deste edital órgãos da Administração Pública municipais, estaduais, federais, bem como instituições privadas sem fins lucrativos e pesquisadores (pessoas físicas) que atuam preferencialmente na área do livro, leitura, literatura e educação.

A prioridade do edital é priorizar o atendimento às bibliotecas, espaços de leitura e de organizações da sociedade civil definidas pela Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que trabalham com foco na diminuição das vulnerabilidades sociais alcançadas por ações de combate ao analfabetismo e evasão escolar, bem como aquelas voltadas para fomento da educação e cultura; e aquelas capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social em torno do livro, da escrita criativa, leitura e literatura.

Os interessados em se inscrever para doação ao acervo bibliográfico podem se inscrever até dezembro de 2024, e você pode acessar o edital através do site oficial da Secult CE.

Cena Ocupa

O Centro Cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abriu na última nesta sexta-feira (7), as inscrições para a 3ª edição do Cena Ocupa, convocatória que selecionará até 70 propostas artísticas nas linguagens de Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Performance, Teatro e Contação de Histórias, para ocupar seus espaços entre agosto de 2024 e março de 2025.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 23 de junho de 2024, devendo ser feitas na plataforma Mapa Cultural do Ceará, também disponível nos sites do IDM e do Dragão do Mar.

Com investimento superior a R$ 800.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia