Ceará

Notícia Popular

Notícia Popular | Escola de Gastronomia Social abre edital para Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 5 de junho, no Mapa Cultural do Ceará.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, residência comprovada no estado do Ceará por no mínimo três anos e cadastro válido no Mapa Cultural do Ceará. - Foto: Governo do Estado do Ceará

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, lançou o edital de seleção de três projetos para a 7ª Edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 5 de junho, no Mapa Cultural do Ceará. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, residência comprovada no estado do Ceará por no mínimo três anos e cadastro válido no Mapa Cultural do Ceará. A pesquisa sobre a cultura alimentar objetiva destacar pessoas e saberes que fazem a cadeia de produção do alimento, a soberania alimentar de povos tradicionais, a economia do mar e do mangue, a economia criativa, o empreendedorismo de pequenos produtores, a agricultura familiar, a agroecologia, entre outras áreas e temáticas que possam fortalecer a cultura alimentar e a gastronomia cearense. Mais informações pelo telefone: (85) 98439-4964 ou pelo e-mail: [email protected].

A Rede de Proteção e Apoio às Mulheres Cearenses agora conta com 136 municípios parceiros do “Ceará por Elas”, programa desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres. Os novos municípios que aderiam ao programa foram: Acaraú, Brejo Santo, Chorozinho, Jati, Marco, Piquet Carneiro, Quixelô, Redenção, Senador Pompeu, Tarrafas, Tianguá, Irauçuba e Boa Viagem. O “Ceará por Elas”, lançado em 2023, é uma iniciativa pioneira que fortalece a rede e políticas públicas de proteção e apoio às mulheres. Para isso, o programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Cobral, realizou no mês maio o Fórum Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. A ação foi realizada em Sobral, no Centro Universitário Inta (Uninta) e reuniu profissionais do sistema de garantia de direitos e gestores municipais e contou com o apoio da Escola Superior do Ministério Público, da Uninta e da Prefeitura Municipal de Sobral. Ao final do evento foi assinado requerimento para a criação de um grupo de trabalho, coordenado pelo Ministério Público. O documento, que será apresentado ao chefe do executivo municipal, tem como objetivo buscar, por meio de articulação do sistema de garantia de direitos, a implementação de políticas públicas voltadas ao combate de violências e violações constatadas no âmbito infantojuvenil.

Cultura
 
Artistas e companhias de onze países vão compor a programação do 10º Festival Internacional de Circo do Ceará, que acontecerá nos meses de julho e novembro de 2024. Esta será a maior edição já realizada, somando 68 atrações selecionadas, envolvendo cerca de 150 artistas circenses e mais 85 músicos. Além dos participantes em cena, os encontros reunirão cerca de 20 convidados para compor as mesas de debates e rodas de conversa. Ao todo serão mais de 100 apresentações de números e espetáculos, além de oficinas, encontros e palestras. O Festival Internacional de Circo do Ceará passará por dez cidades do Ceará, distribuídas em dois circuitos. Entre julho e agosto, o circuito leste passará por: Jaguaribe, Quixeré, Aquiraz, Aracati e Jijoca de Jericoacoara. Em novembro a programação acontece em:  Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Itapipoca. A lista com todas as atrações desta edição pode ser conferida em: www.festivaldecircoceara.com.

Estão abertas as inscrições do edital de chamamento para a realização do programa de circulação e difusão das artes e da cultura cearense, o Circula Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado. Os interessados terão até o dia 17 de junho para realizarem suas inscrições por meio do Mapa Cultural do Ceará

A Secretaria da Cultura do Ceará, a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Brasileiro de Museus realizam o 8° Fórum Nacional de Museus, de 25 a 30 de novembro, em Fortaleza. A Secult Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante de Cultura e Arte, disponibilizará sua Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará para a realização das oficinas, encontros, seminários, palestras, plenárias e outras atividades do Fórum, que tem como objetivo definir as prioridades governamentais para o setor, além da consolidação de políticas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, como o Plano Nacional Setorial de Museus, a Política Nacional de Educação Museal, o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória.

De Vera

E no De Vera dessa semana, o Brasil de Fato conversou com Erivan Silva, da direção nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) sobre os novos processos em relação a mineração de fosfato e de urânio do complexo de Santa Quitéria, localizado no munícipio de Santa Quitéria, no Ceará. 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia