O diretor cearense, Karim Aïnouz estreou seu mais novo filme intitulado “Motel Destino", no Festival de Cannes 2024. A exibição aconteceu na última quarta-feira (22) e o longa é o candidato brasileiro à Palma de Ouro no Festival que acontece até este sábado (25). Com essa indicação, Aïnouz pode conquistar a segunda Palma de Ouro do Brasil, que venceu o prêmio apenas em 1962 com “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte.
Definido como um "suspense erótico", o longa tem no elenco nomes como Fábio Assunção, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Renan Capivara, Jupyra Carvalho, Nataly Rocha, que também participou do filme “Cabeça de Nêgo” e estreante Iago Xavier, esses últimos selecionados por teste entre mais de 500 atores. Vale lembrar que boa parte dos artistas escalados é do Ceará.
Em seu perfil no Instagram, o Porto Iracema das artes informa que o longa é uma da parceria do diretor Karim Aïnouz com a Escola Porto Iracema das Artes. “O longa nasce a partir de encontros proporcionados nas salas da Escola: foi aqui que Karim conheceu e convidou o roteirista cearense Wislan Esmeraldo, integrante da turma de 2014 do laboratório, para desenvolver o roteiro do projeto (mais tarde, Mauricio Zacharias se juntou ao processo). Já uma das diretoras assistentes, Luciana Vieira, também teve a oportunidade de estreitar laços profissionais com o diretor quando entrou para a turma da 2015 do LabCena15. Além deles, Iago Xavier, um dos protagonistas do filme, também se formou ator na Escola no Programa de Formação Básica de Teatro em 2019”, informa em uma de suas postagens.
Além de roteiro, direção e atuação, o filme, de acordo com o Porto Iracema, conta também com a participação de diversos profissionais formados nos cursos e laboratórios da Escola.
Sinopse
“Motel Destino” foi filmado inteiramente no Ceará e conta a história de Dayana (Nataly Rocha), uma mulher que vive um relacionamento abusivo com um Elias (Fabio Assunção), dono do motel de beira de estrada que dá título ao longa. Dayana vê sua vida mudar após o jovem Heraldo (Igor Xavier), recém-saído de uma instituição socioeducativa entrar nela e ambos passam por provações impostas por um sistema que tenta oprimi-los. Uma espécie de triângulo violento vai se desenhar entre eles.
Estreia ovacionada
Candidato brasileiro à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, após sua exibição oficial no Festival, "Motel Destino" foi ovacionado por aproximadamente 12 minutos.
“Motel Destino” concorre ao prêmio ao lado de outras 18 produções, incluindo “Megalopolis”, de Francis Coppola, e “Kinds of Kindness”, de Yórgos Lánthimos.
Sem data de estreia
Mesmo com uma ótima recepção por parte do público do Festival e com repercussão nacional e internacional, o filme ainda não tem data prevista para chegar aos cinemas.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia