Mais um final de semana chegando e o que não falta é programação para curtir o final de semana. De hoje (17) até domingo (18), diversos equipamentos culturais do Ceará estão com programação aberta e gratuita. Por isso, o Brasil de Fato Ceará separou uma agenda repleta de atividades para que você possa construir o seu roteiro de atividades para curtir com a família e amigos.
Casa de Saberes Cego Aderaldo
A Casa de Saberes Cego Aderaldo realizará a “Vivência Museal no Sítio da Índia – Cultura e Natureza”, integrando a 22ª Semana Nacional de Museus, que neste ano discute o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O evento será realizado hoje (17), a partir das 16h, no Sítio da Índia, localizado na Rua Argentina, Bairro São João, em Quixadá.
O principal objetivo da “Vivência Museal no Sítio da Índia – Cultura e Natureza” é promover a construção de conhecimento de maneira didática e dialógica, abordando a formação e ocupação socioespacial e cultural de Quixadá. Além disso, busca-se valorizar as memórias populares da região, compreendendo as dimensões do patrimônio cultural e natural e as relações entre ambos.
16h – Roda de Conversa “A força da reza: tradição de curas”
Rezadeira Dona Genezia
Mediação: Talita Alves, Historiadora
17h – Roda de Conversa ”O Sítio da Índia: Cultura e Natureza”
Alexandre Pinheiro, Gestor da UC MONA/SEMA
Talita Alves, Historiadora
Mediação: Alênio Carlos, Casa de Saberes Cego Aderaldo
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
O Centro Cultural do Cariri - equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante, recebe esse final de semana a I Mostra de Experimentos Cênicos.
A mostra recebe artistas e grupos que farão apresentações experimentais seguidas de rodas de conversa sobre os processos realizados para a elaboração das cenas e diálogos, levando a uma troca de experiências com o público e com os artistas participantes.
Sexta-feira | 17 de maio
18h30 - Monólogo “Os pseudoscivilizados, o macaco cósmico e o cão”.
Domingo | 19 de maio
18h - Espetáculo “EU”, por Sujeito Solo
18h - Espetáculo “O novo espetáculo do grupo”
Vale lembrar que os ingressos para os espetáculos são disponibilizados 30 minutos antes da programação.
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som do Ceará - integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte - realiza nesta semana uma programação especial dentro da 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus, Educação e Pesquisa”. O movimento anual é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação no MIS, toda gratuita, prevê visitas mediadas, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa.
Sexta-feira | 17 de maio
- Apresentação artística cultural com batuQ DelUs – Programação em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
- Encontro Fala Aberta “As potências da curadoria compartilhada”
Sábado | 18 de maio
– Exibição do curta-metragem “Revendo Chico da Matilde” e bate-papo com Natália Magalhães, David Felício e Raquel Caminha.
– Espetáculo “História Divertida: ABC em Libras”
Domingo | 19 de maio
– Visita Mediada “O encontro do pandeiro e a sanfona: Humberto Teixeira no período varguista” com Naiany Kelly e Viviane Lima
– Espetáculo “A mulher mais forte do mundo!” de Sâmia Bittencourt
Estação das Artes
O espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, promove programação eclética e gratuita de quinta até domingo (19), incluindo o Baile do Preto – com campanha solidária aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul – e a festa Numalaje, apresentações de forró e samba, além de atividades infantis.
Sexta-feira | 17 de maio
A noite de sexta (17) na Estação será ocupada pelo Baile do Preto, programação solidária às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Como parte dos esforços empreendidos pela Central Única das Favelas (Cufa), os organizadores da festa sugerem ao público entregar na entrada do evento um quilo de alimento não perecível. A festa reúne convidados como Preto Zezé, Babu Santana e os Cabeças de Água Viva e Tico Santa Cruz, além das atrações Dexter, Belinho, Mulher Barbada, Vanessa A Cantora e dos DJ’s Indira Marley, Doido e LOO
Sábado | 18 de maio
Já no sábado (18) é a vez da Gare receber pela segunda vez o projeto Numalaje, promovido pelos DJs Lolost e DDzin. Criada em outubro de 2022, a festa nasceu da vontade coletiva de pessoas negras e LGBTQIAPN+ de periferia de reunir semelhantes e ocupar diversos espaços de Fortaleza.
Domingo | 19 de maio
O final de semana se encerra com o Samba do Brasa, às 12h30, no Mercado AlimentaCE. Inspirado nas noites de samba que seu pai fazia em Fortaleza, Paulinho Brasa se apaixonou pela música e pelo gênero, tendo integrado o bloco Camaleões do Vila e os grupos Sem Kerer e Balaco.
Pinacoteca do Ceará
O museu Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, recebe durante o final de semana, uma programação com diversas atividades para celebrar a 22ª Semana de Museus. A programação conta com visitas mediadas com curadores, debates, oficinas e atividades para o público infantil.
Sexta-feira | 17 de maio
15h às 16h - Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Sábado | 18 de maio
16h às 17h - Conversa de Ateliê – “Saberes em festa: do trato à movência”
Com equipe de Arte Educação da Pinacoteca
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
14h às 16h - Oficinas de Ateliê – Autorretrato bordado
Mediação: Simone Barreto
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
15h às 16h - Visita mediada com Aline Albuquerque e Ricardo Resende na exposição “Leonilson e Das amizades”
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Domingo | 19 de maio
10h às 11h | 15h às 16h - Ateliê Criança Cria: Colorindo Vulcões
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1
Icó
Após passar por Sobral, atraindo um público de mais de cinco mil pessoas, a Feira Literária do Ceará chega ao município de Icó, entre os dias 16 e 18 de maio. Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Paulo Gustavo, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, além de estimular a formação de leitores de todas as idades.
Sexta-feira | 17 de maio
Uniasselvi
14 às 16 horas - Oficina “Teatro, Leitura e Escrita” com a escritora Carla Morais
Ao redor do Cruzeiro da Igreja Matriz
17 às 23 horas - Feira Literária com 20 expositores
Palco Principal
17 às 17h30min - Apresentação artística com Grupo de Cordas Escola de Música
17h30min às 18 horas - Microfone aberto para expositores
18 às 19 horas - Lançamento de livros com mediação de Maura Isidorio
19 às 20h30min - Apresentação artística com Banda Cabaçal Irmão Aniceto
20h30min às 21h30min - Tudo Vira Rock com Asphalt
Sábado | 18 de maio
Casa de Cultura de Icó Mariinha Graça
8 às 10 horas - Percurso Lítero Histórico pela cidade de Icó com Cláudio Pereira (encontro às 7h30min)
Auditório da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó
14h30min às 16h30min - Encontro “Eventos literários: Perspectivas e Desafios” com Talles Azigon, Socorro Pinheiro, Maura Isidório, Suzete Nunes e Fernando Zugno
Ao redor do Cruzeiro da Igreja Matriz
17 às 23 horas - Feira Literária com 20 expositores
Palco Principal
17 às 18 horas - Exibição da série documental "Fausto - Folia das Formas" (60 min) e conversa com o Diretor Lúcio Flávio Gondim
18 às 18h30min - Microfone aberto para expositores
18h30min às 19h30min - Lançamento de livros com mediação de Maura Isidorio
19h30min às 20 horas - Apresentação artística “Vaqueiro Aboiador” de Mestre Pedro Coelho
20 às 22 horas - Cerimônia de Encerramento no Palco Principal
21 horas - “Forró das Antigas”, de Agna Ruth.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia