Ceará

AGENDA CULTURAL

O último final de semana de abril chegou acompanhado de diversas atividades culturais

Confira aqui no Brasil de Fato Ceará a programação para curtir o final de semana em família.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte - CE |
Diversos equipamentos culturais abrem programação interativa para quem busca diversão - Marília Camelo

Mais um final de semana chegando e o que não falta é programação para curtir os dias de descanso. Por isso, o Brasil de Fato Ceará separou uma agenda repleta de atividades para que você possa curtir o final de semana ao lado de sua família e amigos.

Pinacoteca do Ceará

O museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, encerra o mês de abril com atividades em alusão ao Mês da Lei de Libras, através de visitas mediadas livres e temáticas, além da programação infantil.

Programação

Sexta-feira (26)

15h às 16h - Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Sábado (27)

14h às 16h - Oficinas de Ateliê – Crochê: usando as mãos

Mediação: Alana Oliveira

Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará

15h às 16h - Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

16h às 18h - Percursos Entrelaçados + Ateliê: Autorretratos

Mediação: Beatriz Gurgel

Onde: Mostra “Bonito pra Chover” + Exposição “Leonilson e Das Amizades” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Domingo (28)

10h às 11h | 15h às 16h - Ateliê Criança Cria – Antonio Bandeira para crianças: autorretratos

Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita

Onde: Exposição “Amar se Aprende Amando” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

 

Complexo Cultural Estação das Artes

O Centro de Design do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza a II edição do PAKU - Encontro Popular da Cultura Geek, promovido pela Kuya. O evento acontece no Complexo Cultural Estação das Artes, entre os dias 26 e 28 de abril, oferecendo uma programação diversificada que inclui feiras de design autoral, palestras, oficinas temáticas, apresentações de DJs e oficina infantil, em parceria com a Estação das Artes, e uma feira gastronômica em colaboração com o Mercado AlimentaCE.

As atividades do sábado (27) e domingo (28) serão distribuídas em duas arenas distintas: a KUYA e a PAK. Além disso, haverá visitas mediadas iniciando no Complexo e finalizando no Museu Ferroviário Estação João Felipe. A abertura do evento, marcada para sexta-feira (26), às 17h, contará com a Feira Kuya de Design Autoral e apresentações musicais.

Programação

26/04: 17h às 21h

27/05: 10h às 21h

28/04: 10h às 16h

 

Museu da Imagem e do Som

Nesta sexta-feira (26), o Museu da Imagem e do Som (MIS), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte, recebe o encerramento do Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres, processo formativo que ocorreu entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024 para 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará. O encerramento será marcado por uma roda de conversa com as pessoas participantes sobre o processo criativo e, logo em seguida, terá show de hip hop com Má Dame. A programação acontece na praça do MIS das 16h30 às 19h30.

Além do ateliê, o MIS realiza no sábado (27), o lançamento do curta-metragem “Territórios Imaginários”, a partir das 17h30, e a roda de capoeira mensal no domingo (28), às 17h. Ambas as atividades acontecem na praça.

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

É hora de apagar a velinha! O Centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa neste domingo (28), 25 anos de atuação, e para celebrar esse momento, o Centro Dragão do Mar convida toda a sociedade a um grande brinde coletivo com uma extensa programação especial. Mostra de cinema, ações educativas nos Museus, sessões gratuitas no Planetário, apresentações teatrais e musicais, feirinhas e ações de cidadania cultural compõem a agenda comemorativa que acontece até o dia 30 de abril.

Programação

Cinema do Dragão: Entre os dias 26 e 28 de abril, o Cinema do Dragão traz, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), apresenta a mostra "Negras Lutas, Lutas Negras", com seleção de 11 filmes contemporâneos cearenses que elaboram esteticamente, desde uma perspectiva negra e/ou antirracista, arquivos, memórias e violências coloniais, ora lidando diretamente com o fato histórico pioneiro do Ceará, a abolição em 25 de março de 1884, ora pensando e denunciando a persistência da estrutura e lógica escravocrata.

Museu da Cultura Cearense: Já o Museu da Cultura Cearense (MCC), coloca em cartaz a exposição de longa duração inaugurada também em 1999, "Vaqueiros". Para marcar o aniversário, o Museu promoverá, no dia 27, a vivência educativa "O Dragão do Mar e o Vaqueiro: 25 anos do centro cultural e da exposição", uma visita guiada pelo historiador Mateus Django, que sairá da Arena Dragão do Mar, a partir das 9h, por espaços diversos do centro cultural até a própria exposição.

Teatro Dragão do Mar: A celebração segue também no Teatro Dragão do Mar. No dia 27 de abril, os amantes das artes cênicas também poderão conferir homenagem a Mário Gomes. A partir das 17h, os visitantes do Dragão poderão assistir a "Maquinamário - Barroco Sonho Cidade para um Descomunal Poeta", novo projeto do Museu Escafandro de Novidades. Com encenação de Murillo Ramos e textos de Beto Menêis, o espetáculo de rua e praças se debruça sobre a vida e obra do Poeta Descomunal. Há também tem programação musical gratuita para gostos diversos, com noites dedicadas à MPB, ao Rock, ao Forró e ao Samba. No dia 26, a partir das 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a potência de vozes femininas cearenses ecoam uma homenagem ao Massafeira. Além desses espaços, o Anfiteatro Sérgio Motta, o Espaço Rogaciano Leite Filho e a Praça Verde do Dragão, também recebem apresentações culturais para comemorar os 25 anos de promoção da cultura na capital cearense.

Avenida Almirante Tamandaré: Nos dias 27 e 28, das 17h às 22h, a Chamego Feira levará à Avenida Almirante Tamandaré expositores de marcas autorais cearenses, com produtos de vestuário, calçados, bolsas e acessórios, design, decoração e muito mais.

 

Lançamento Musical

O cantor, compositor e DJ Alan Morais lança no dia 30 de abril seu primeiro LP, “A Voz e o Verso - Alan Morais e Carlos Nóbrega”, com show às 21h no Esquina Brasil (Av. Antônio Sales, 3177, esquina com rua Prof. Dias da Rocha), seguido de sessão de autógrafos. No palco, o artista recebe a participação especial dos cantores Paulo Araújo e Andrea Bringel. Antes, a partir das 20h, e depois do show de Alan Morais, o som ficará a cargo das DJs Serpentinas.

Com 12 faixas de autoria de Alan Morais, 11 delas em parceria com o poeta cearense Carlos Nóbrega, o álbum tem direção e arranjo de Caio Talmag, filho de Carlos Nóbrega. O disco tem participação especial de músicos cearenses como Paulo Araújo, Pantico Rocha, Alan Kardec, Jean Michel e Silas Rabelo.

 

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo

Inaugurado em abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo comemora dois anos de abertura ao público e celebra sua atuação no território ancestral da região caririense. Integrando a programação de 26 e 27 de abril, o espaço contará com shows musicais Saberes Sonoros convida Chico César e Nordeste Orquestrado, com Luiz Fidélis e a Orquestra Solibel Jovem. O acesso é gratuito e conta com acessibilidade em Libras. O equipamento abraça estas duas importantes iniciativas de instituições parceiras para sua celebração de aniversário, fortalecendo e impulsionando a memória do trabalho de grupos locais. Saberes Sonoros é o nome da coletânea produzida pela Carroça de Mamulengos desde 2021, que propõe registrar a música dos grupos de tradição no Cariri, em diálogo com sonoridades contemporâneas e que já conta com oito trabalhos produzidos.

Programação

Show Saberes Sonoros convida Chico César

Com Mestre Antônio, Mestre Raimundo, Mestra Marinez, Mestre Dodo, e Mestre Aldenir

Show Chico César

Voz e violão

Data: 26 de abril

Local: Terreiro das Artes

Horário: 19h

 

Show Nordeste Orquestrado

Com Orquestra Solibel Jovem, Ranier Oliveira e Luiz Fidélis

Data: 27 de abril

Local: Terreiro das Artes

Horário: 19h

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa