A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas, lançou o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena em quatro territórios indígenas do estado. Na segunda-feira, dia 15, o PAA Indígena foi lançado em Crateús e Monsenhor Tabosa. Na terça-feira, dia 16, os eventos aconteceram em São Benedito e Poranga, no Sertão de Crateús.
O PAA é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O governo compra alimentos diretamente dos produtores e os distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar. No Ceará, o PAA é coordenado pela SDA e executado em nível local pelas prefeituras municipais.
Os municípios contemplados com o PAA Indígena são: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.
No último sábado (20) foi realizado o Dia D de vacinação contra a gripe. Os postos de saúde dos municípios realizaram atendimentos para a imunização dos grupos prioritários. No Ceará, a campanha foi antecipada e teve início no dia 11 de março. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários. Dentre os grupos prioritários, observa-se uma maior adesão das crianças de seis meses a menores de seis anos, com 23%; seguidas dos idosos, com 20% de cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura do Ceará está em 21%.
A Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu no dia 17 de abril, na sede da instituição, representantes dos movimentos populares para articular a terceira edição do Transforma, o mutirão da Defensoria de retificação de nome e gênero para pessoas trans e travestis, que este ano acontecerá no dia 25 de junho, atendendo a população dos municípios de Fortaleza, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, acrescendo as cidades de Russas, Limoeiro do Norte e Morava Nova, na região do Vale do Jaguaribe.
A previsão é que as inscrições sejam abertas no dia 14 de maio, por meio do site da ação que será lançado pela Defensoria. Até lá, a orientação é que as pessoas interessadas em participar, preparem a documentação necessária. São elas: RG, título de eleitor, comprovante de endereço, CPF, certidão de nascimento, termo de autodeclaração, declaração de hipossuficiência, certidão de casamento (se houver), carteira de identidade social e certidões das justiças estadual, federal, eleitoral e militar.
Cultura
Fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó, a Flasi, realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi vai realizar festas literárias nos municípios de Sobral, Icó e Aracati. Cada edição vai contar com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada composta de atividades que convidem a fruição e leitura. Em Sobral a feira literária vai acontecer de 02 a 04 de maio; em Icó de 16 a 18 de maio e em Aracati de 20 a 22 de junho. Mais informações nos perfis do instagram da secul ceará: @secultceara e da feira literária: @feiraliteráriace
Neste mês, o Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará abre ao público a mostra intitulada Somos todos parentes – Benício Pitaguary. A iniciativa conta com a parceria do Museu Indígena Pitaguary e a exposição ficará aberta à visitação na Casa de Apoio Pitaguary, localizada na Aldeia Monguba, na rua Santa Inês, nº 600, Monguba, na cidade de Pacatuba, no Ceará, de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e sexta e sábado, das 9h às 21h, com intervalo para almoço.
A mostra apresenta 15 obras de Benício Pitaguary, recriadas por membros da juventude indígena Pitaguary da aldeia Monguba. Tem a curadoria coletiva de Ana Clécia Pitaguary, Antonia Kanindé, Madson Pitaguary, Philip Bandeira, Rachel Medina, Rosa Pitaguary e Thalia Pitaguary. Além das obras, terá exibição de vídeos com falas do artista e seus pertences pessoais. Mais informações no perfil do Instagram: @sobrado154
De Vera
E no De Vera dessa semana o Brasil de Fato conversou com Aline Maia, da coordenação da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte sobre a 13ª Semana Zé Maria do Tomé e sobre e a luta por terra e contra o uso de agrotóxicos na região da Chapada do Apodi.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia