No domingo (21), aconteceu o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) onde foi definido o nome que irá representar a legenda na eleição para a Prefeitura de Fortaleza, que acontecerá em outubro deste ano. O escolhido foi o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
Evandro Sá Barreto Leitão é um nome relativamente novo na legenda. Ele é filiado ao PT desde dezembro do ano passado após conflitos interno no seu antigo partido, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) como bem lembra Paula Vieira, socióloga e cientista política. Professora da Unichristus e Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia da Universidade Federal do Ceará (LEPEM-UFC). “Recentemente ocorreu uma divisão no PDT. Aqueles que não estavam mais concordando com o prefeito de Fortaleza, o José Santo, com as ações do governo de Fortaleza e que julgavam, entendiam que o prefeito estava tendo atitudes mais conservadoras e que ia de encontro ao objetivo do partido, o PDT. Então nós tivemos esse racha interno do PDT. O Evandro Leitão já vinha numa articulação com o governo Camilo Santana”.
Paula Vieira lembra que Evandro Leitão foi líder no governo Camilo Santana e antes disso foi de uma secretaria no governo Cid Gomes. “O Camilo, embora do PT, sempre foi próximo aos Ferreira Gomes, ao Cid Gomes e, consequentemente, ao Evandro Leitão também. O Evandro Leitão foi líder do governo Camilo Santana e essa aproximação, de antes de um governo popular, um governo com boa aprovação popular foi legitimando como um articulador político no parlamento. Um parlamento estadual”.
“Nesse momento, o que vai legitimar essa força do Evandro Leitão, superando o nome da Luizanne internamente, é ele estar próximo às principais lideranças do PT. Ele é próximo do Camilo Santana, que é uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores atualmente, com projeção nacional, hoje Ministro da Educação. Esse papel articulador, que consegue mediar está de acordo com o posicionamento do PT nos últimos anos que é de formação de uma frente ampla e enfrentamento ao conservadorismo crescente”, afirma a pesquisadora que também explica que hoje, em Fortaleza, nós temos uma formação de uma frente ampla que, inclusive, traz uma pessoa de fora do partido, como o caso do Evandro Leitão, para o Partido dos Trabalhadores conseguir chegar e articular com as demais lideranças um capital político competitivo suficiente para enfrentar a máquina municipal, que é o José Sarto, do PDT, e também enfrentar os outros candidatos conservadores que já anunciaram suas possíveis candidaturas. André Fernandes e Wagner.
Para Paula Vieira, Evandro Leitão consegue aumentar a competitividade em relação à máquina, que é o José Sarto, que vai concorrer à reeleição e, além disso, ainda consegue articular alianças para as próximas eleições. “Eleições municipais funcionam como formação da base eleitoral para a competitividade das eleições seguintes, das eleições estaduais e nacionais. A escolha do Evandro vai conseguir articular essas alianças e essa formação de uma ampliação de base de centro e centro-esquerda para as futuras eleições nacionais”.
Em suas redes sociais Evandro Leitão falou sobre a conquista e agradeceu ao apoio recebido. “Um dia histórico! Estou emocionado e honrado por receber, neste domingo (21), o valioso voto de confiança do maior partido de esquerda da América Latina, o PT, para ser pré-candidato e representar seus ideais na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, cidade em que nasci e onde moro. A responsabilidade é enorme e o trabalho também. Fortaleza e nós, fortalezenses, merecemos mais do que estamos recebendo. Meu compromisso é trazer para todas as áreas de nossa cidade o projeto de desenvolvimento e justiça social liderado pelo presidente Lula, pelo ministro Camilo Santana e pelo governador Elmano de Freitas. Vamos à luta, unidos contra o fascismo, o bolsonarismo e a máquina da atual Prefeitura”. Evandro Leitão nasceu em Fortaleza, tem 57 anos e está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual (2014 até o momento).
Repercussão nas redes sociais
Nas redes sociais houve repercussão sobre a escolha de Evandro Leitão como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. O deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) disse em seu perfil no Instagram: “Ter fé no ideal de justiça e igualdade promovido pelo Partido dos Trabalhadores é investir na transformação de uma sociedade mais equitativa e digna para todos e todas. Estou com você, companheiro Evandro Leitão”.
“Escolhemos Evandro Leitão como o pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Encerramos o processo de escolha interna do PT e vamos unidos, todas e todos que apresentaram chapa, enfrentar a missão de lutar por Fortaleza com a força de Lula, Camilo Santana e Elmano de Freitas e junto do povo de Fortaleza. Nossa cidade merece um governo petista para trabalhar ao lado do nosso presidente da República. Não há divisões no PT, prevaleceu a unidade fruto da democracia interna do nosso partido!”, disse o deputado federal e líder do governo federal na Câmara dos Deputados José Guimarães (PT).
“Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras! Ao final dos debates entre todas as chapas, em nome da unidade partidária, todas as outras pré-candidaturas do partido foram retiradas e apenas a pré-candidatura do Deputado Evandro Leitão, que já tinha a maioria dos delegados, participou da eleição no dia de hoje. Evandro é o candidato do PT e agora vamos todas e todos, junto com o povo, apresentar um programa de governo para reconstrução de Fortaleza. É com a unidade interna e compromisso com o povo que vamos derrotar a incompetência do PDT e o fascismo bolsonarista. Parabenizo o companheiro Evandro Leitão pela indicação. Agora é 13 pra mudar Fortaleza”, disse a deputada estadual Larissa Gaspar (PT).
Para além das mensagens parabenizando pela escolha do nome, a decisão também gerou uma certa discordância dentro dos integrantes do partido, principalmente de alguns que estavam presentes no encontro e essa insatisfação também repercutiu nas redes sociais. Em seu perfil nas redes sociais, Deodato Ramalho, Superintendente do IBAMA Ceará publicou vídeo de uma fala sua durante o encontro na qual informa que “Nós da chapa 100, com a identificação profunda com as raízes fundantes do PT temos claro uma coisa, que nós construímos o governo do PT em Fortaleza nos oito anos da companheira Luizianne Lins, com várias conquistas e todos os melhores quadros que hoje formam o PT do Ceará nas administrações foram frutos da gestão da companheira Luizianne Lins”. E continua “Não é correto, é uma hipocrisia falar em unidade quando nós dizemos que essa unidade é para combater bolsonarismo e direita quando nós estamos entregando o partido à direita e ao bolsonarismo”. Deodato Ramalho fazia parte do grupo que apoiava Luizianne Lins. Nessa mesma postagem um seguidor disse “Fala extremamente perfeita é necessária! Pena que o PT/CE tá preferindo a quantidade à qualidade. Perdendo a identidade e virando as costas para as raízes do partido. Militante petista raiz, não voto em Evandro leitão, ele não representa o PT! A militância raiz precisa agir com dureza para não continuar sendo esquecida e/ou atropelada”. Assim como esse seguidor, vários outros também mostraram insatisfação com a escolha.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia