Chegamos no último final de semana de fevereiro com uma programação repleta de atividades gratuitas em diversos equipamentos de cultura do Ceará, espalhados de norte a sul do estado. Para quem deseja relaxar na presença de amigos e da família, o que não falta são opções de lazer e cultura para passar o tempo e desfrutar de experiências culturais importantes.
O Brasil de Fato Ceará separou algumas indicações de agenda cultural para esse final de semana. Confira as programações:
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Quem percorre as galerias do Centro Cultural do Cariri costura do norte ao sul do Brasil e suas questões políticas, sociais e culturais. As exposições Encantarias Cariri, de Samuel Macedo; Encarnado, de Efrain Almeida e Terra em Transe, tem entrada gratuita e apresentam temas que mergulham na natureza, personagens e tradições do país. Em suas últimas semanas de visitação, trazem uma programação com ciclos formativos envolvendo oficinas, debates e exibições.
Exposição “Encantarias Cariri”, de Samuel Macedo
Curadoria de Fabiana Barbosa e Bitu Cassundé
Até dia 29 de fevereiro
Local: Átrio
Classificação: Livre
Exposição “Encarnado”, de Efrain Almeida
Curadoria de Bitu Casssundé
Até dia 31 de março
Local: Galeria 3
Classificação: Livre
Exposição “Terra em Transe”
Curadoria de Diógenes Moura
Até dia 30 de maio
Local: Galeria 1 e 2
Classificação: 12 anos
Visita Mediada ao Museu da Fotografia – Casa de Telma Saraiva
Data: 22 de fevereiro
Horário: 9h
Local: Museu da Fotografia – Casa de Telma Saraiva
Classificação: Livre
Oficina de Estandarte
Data: 24 de fevereiro
Horário: 10h
Local: Átrio
Classificação: Livre
Visita Mediada à exposição Encantarias Cariri
Data: 24 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Átrio
Classificação: Livre
Estação das Artes
Artes cênicas, Roda de Choro com o tema “O Carnaval de Pixinguinha” e Festival Gastronômico compõem a programação do final de semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. O projeto Quinta em Cena recebe o espetáculo “Delirantes e Malsãs”, do grupo "No barraco da Constância tem!", e os demais dias contam com atrações convidadas pelo Mercado AlimentaCE, a exemplo de Bela Gil e Mariana Aydar.
Quinta-feira (22/02)
Horário da programação: 19h às 20h
Espetáculo “Delirantes e Malsãs”, do grupo No barraco da Constância tem!
Sexta-feira (23/02)
Horário da programação: 17h às 21h30
17h às 19h– Premiação Melhores Sabores da Cidade
19h – Abertura oficial
19h30 – Cine Pra Tu Ver – exibição de documentários após conversa “Registro Audiovisual e Cultura Alimentar”
19h30 – Forró Briseira, com Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano
+Feiras gastronômica e de empórios
+Mercado da Cerveja
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+ Cozinha do Mercado
Sábado (24/02)
Horário da programação: 13h às 22h30
13h – Abertura do Espaço
14h – Roda de Conversa “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho, e Rosa Pitaguary
15h15 – Aula-show Comida das Serras, com Leonardo Giglio e Joaquim Alencar
16h15 – Aula-show Comida dos Mares, com Marina Araújo e Paola Romanova
17h15 – Aula-show com Bela Gil
18h30 – Baile do Mercado: Luana Flores apresenta Nordeste Futurista
20h30 – Baile do Mercado: Batekoo
+ Mercado da Cerveja
+ Cozinha do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+Feiras gastronômica e de empórios
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo (25/02)
Horário da programação: 9h às 18h
9h – Abertura do Espaço
9h às 11h – Visita Mediada à exposição “Mistura Quilombola”
9h30 – Espetáculo Infantil La Cucina
10h30 – Aula-show Comida dos Sertões, com Ieda de Matos e Didda Carneiro
11h30 – Roda de choro O Carnaval do Pixinguinha
14h – Batuk do Dipas
16h – Mariana Aydar apresenta o show Veia Nordestina
+ Mercado da Cerveja
+ Cozinha do Mercado
+Comedoria aberta com os restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus
+Feiras gastronômica, de empórios e agroecológica
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte, realiza nesta semana uma série de atividades com programação gratuita para todos os públicos do estado. A oficina artística “Construindo Memórias” acontece de 21 a 24 de fevereiro, das 15h às 18h, com inscrições por ordem de chegada. No sábado (24), a partir das 17h, o artista Dim Brinquedim estará em um bate-papo sobre sua produção artística, junto com o lançamento do livro “É disso que o povo gosta: o patrimônio cultural no cotidiano da comunidade”, de Humberto Cunha e Allan Carlos Moreira Magalhães. No domingo (25), acontece a programação Vem Vadiar no Museu, a roda de capoeira mensal do MIS, conduzida por Mestre Urso Preto.
Centro Dragão do Mar
Depois de um animado pré-Carnaval, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), traz também uma programação imperdível para quem quer matar a saudade da folia com uma programação na faixa. No sábado (24), a partir das 16h, como parte do programa “A Cena é Nossa”, o Espaço Rogaciano Leite Filho recebe a ressaca de Carnaval do projeto Sol Tu Som. Comandado por Ada Porã e Guilherme Cunha, a festa promete agitar o público com um repertório plural de música brasileira e latino americana, contando com a participação especial dos coletivos Farra na Jangada e As Serpentinas.
Casa de Saberes Cego Aderaldo
Em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, acontece até amanhã (23), o I Seminário Acessibilidade Cego Aderaldo: Arte, Memória e Direito, um evento dedicado à promoção da acessibilidade cultural e à discussão de políticas públicas nesse âmbito. O seminário é uma iniciativa que integra as prioridades da política cultural no estado do Ceará.
O objetivo principal do evento é proporcionar um espaço de escuta, debate, para compartilhar e propor ações e projetos que democratizam o acesso aos bens culturais e naturais. Além disso, o seminário visa realizar encontros formativos sobre acessibilidade, considerando-a como um elemento criativo da obra estética e poética, com o intuito de ressignificar as formas de percepção e interação artística para corpos dissidentes.
22 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)
18h – Cine Beija-Flor: Curtas Acessíveis
18h30-20h – II Reunião de Acessibilidade Cego Aderaldo
20h – Aula Performance: Carta Aberta aos Corpos não DEFs
23 de fevereiro de 2024 (sexta-feira)
8h-11h – Libras como elemento de criação
19h – Cia Curral de Pedras: O Bem Amado
20h – Show com Sthefanny Maciel
Theatro José de Alencar
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente às 19h e 18h, no Palco Principal, “Provavelmente Saramago: Um solo de Vinícius Piedade”, com direção de Paulo Campos dos Reis. Numa parceria com o Sesc Ceará, as apresentações são gratuitas e já estão com os ingressos disponíveis somente pelo site Sympla.
Data: 24 e 25 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 19h e 18h, respectivamente
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar
Entrada: gratuita com a retirada de ingressos feita, antecipadamente, somente pelo site Sympla TJA
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa