Ceará

FESTIVAL MUSICAL

Em Guaramiranga, tradicional Festival Jazz & Blues chega em sua 25ª edição com novidades

O festival acontece de 10 a 13 de fevereiro na cidade serrana do Ceará. Toda a programação terá acesso gratuito.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues, a retirada de ingresso gratuito pode ser feito através da plataforma Sympla ou na bilheteria do local - Voney Malta

A maior festa popular do Brasil chegou e com ela o tradicional Festival Jazz & Blues, que desde 2000 acontece nesse período, na cidade serrana de Guaramiranga, localizada a cerca de 100 km de Fortaleza. Neste ano, o festival acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, e será simbólica para a cidade, pois o festival chega em seus 25 anos de existência e celebração, com a realização de show, oficinas, bate-papos e muito mais. 

A idealizadora do festival, Maria Amélia Mamede, afirma que construir o festival é sempre um desafio, sobretudo por vivermos em um cenário musical viciado, que em sua grande maioria, não consome a música instrumental, o jazz, o blues, e a bossa. “Então assim, é sempre uma grande novidade o festival acontecer. E esse ano, em comemoração a esses 25 anos, nós teremos toda a nossa programação gratuita, mas sugerimos ao público que levem um quilo de alimento para doar ao programa. Fome Zero, importante iniciativa para que a nossa sociedade seja mais igualitária”.

Com 21 atividades, sendo 15 shows, 3 oficinas e 3 bate-papos “Café no Tom” com artistas convidados, além de ações ambientais, o festival traz este ano uma novidade: a homenagem a Rodger Rogério, ícone da música cearense. Com 80 anos de idade e 50 anos de carreira, o artista segue atuante na música e no cinema. A cerimônia de homenagem acontece no dia 11 de fevereiro, a partir das 21h, Cidade Jazz & Blues. Na sequência, ele apresentará o show "80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais”, destacando seu lado de intérprete e revisitando influências. 

A diretora do festival destaca que a homenagem ao artista é mais do que merecida, em virtude de sua contribuição à música cearense e brasileira. “Ele é um dos mestres da geração que se tornou conhecida por ‘Pessoal do Ceará’, ao abrir espaços na indústria fonográfica nacional no início dos anos de 1970. Uma grande trajetória que deve ser celebrada”, completa.

Serão quatro dias de muito jazz, blues e outros gêneros musicais afins, ambientados na cidade conhecida por seus encantos serranos e clima ameno, localizada no Maciço de Baturité.

Ações Formativas

Estudantes de música de Guaramiranga que estejam no nível intermediário, com três ou mais anos de experiência, vão poder participar das oficinas do projeto Música é Para a Vida, que acontecerá nos quatro dias do festival, na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA).


Ranier Oliveira / Fabiano Júnior

O Programa, que teve início em 2012, proporciona amplas ações de formação musical para alunos da rede pública de ensino, através de oficinas de sensibilização, que envolvem a inclusão social e incentivam o protagonismo juvenil.

Depois do período do Carnaval, o festival desce a serra para a realização de oficinas musicais no dia 16, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Juazeiro do Norte e de Fortaleza, e no dia 17, na sede da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC). 

Ações Ambientais

E mais uma vez, o Festival Jazz & Blues convida o público a conhecer e zelar pela exuberante biodiversidade que existe no Maciço de  Baturité, em Guaramiranga, cidade que abriga o evento. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaramiranga, o evento vai realizar, durante os quatro dias, uma série de atividades gratuitas voltadas para a sustentabilidade ambiental.


Blitz Ecológica / Artur Luz

A programação conta com blitz, trilha, exposições e visita a parques ecológicos. Para mais informações sobre essas ações, o público poderá ir até o estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), que estará durante todos os dias do evento, das 14h às 22h, no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga, inclusive, com a presença da sua Ouvidoria.

Programação 

DIA 09/02 (SEXTA-FEIRA)

19h - Café Belchior - Pousada dos Capuchinhos | Abertura - Festival Jazz & Blues 25 anos | Inauguração de monumento em homenagem a Belchior | Orquestra de Sopros de Pindoretama

DIA 10/02 (SÁBADO)

11h - Basílico Restaurante | CAFÉ NO TOM - Marco Lobo e Nonato Lima

17h - Cidade Jazz & Blues | SHOW - Pantico Rocha - show “A Sorte está Lançada” | SHOW - Marco Lobo Quinteto

21h - Cidade Jazz & Blues | SHOW - Nonato Lima - show “Sertão Jazz” | SHOW - Olivia e Francis Hime - Show “Dois Franciscos”

DIA 11/02 (DOMINGO)

11h - Basílico Restaurante | CAFÉ NO TOM - Nico Rezende e Jane Duboc 

17h - Cidade Jazz & Blues | SHOW - Tito Freitas e Thesco Carvalho - show “Inspirações” | SHOW - Felipe Cazaux e Rayane Fortes

21h - Cidade Jazz & Blues | HOMENAGEM a Rodger Rogério | SHOW - Rodger Rogério - show "80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais" | SHOW - Nico Rezende e Jane Duboc - show “Clássicos do Jazz”

DIA 12/02 (SEGUNDA-FEIRA)

11h - Basílico Restaurante | CAFÉ NO TOM - Indiana Nomma e Osmar Milito

17h - Cidade Jazz & Blues | SHOW - Indiana Nomma e Osmar Milito - show “Unexpected” | SHOW - Omar Coleman e Igor Prado

21h - Cidade Jazz & Blues | SHOW - Egberto Gismonti | SHOW - Manassés de Sousa e Pablo Fagundes

DIA 13/02 (TERÇA-FEIRA)

9h - Igreja da Gruta | SHOW - Matinal nas Igrejas: Nélio Costa e Tito Freitas

10h - Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga | SHOW - Projeto Miudinho - show infantil “Ou isto ou aquilo”

11h - Igreja Matriz | SHOW - Matinal nas Igrejas: Thiago Rocha e Stênio Gonçalves

O 25º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. E conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com recursos da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa