O Carnaval já está entre nós e é a nossa grande festa. É hora de diversão, lazer e distração, no entanto, é fundamental manter atenção para muitas situações durante os quatro dias de festa. Respeite seu corpo e seus limites, assim como é de fundamental importância respeitar o corpo e os limites do outro.
Para grande parte dos brasileiros, o carnaval é aquela época maravilhosa em que os pudores caem por terra. Porém, preste atenção às suas atitudes, pois muita gente acaba exagerando em tudo: nas fantasias e nos hábitos. Lembrem-se: carnaval não é bagunça! Não é porque é a festa do povo que você vai poder agarrar outras pessoas sem consentimento. O mínimo de respeito que você pode ter com alguém é não forçar nada. Não é Não.
Atenção para as fantasias: apropriação cultural, étnica e de gênero não são fantasias. A cor da pele, identidade de gênero, indígenas, ciganos, roupas e adereços não são fantasias e motivos de chacota.
Por fim, dance, cante, brinque, mas por pura diversão, não para arranjar complicações. Aproveite com moderação e em caso de presenciar algum caso de violência, seja ela sexual, física ou psicológica, denuncie em um dos canais abaixo:
Polícia Militar do Ceará- 190
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará- 193
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - 192
Defesa Civil - 199
Central de Atendimento à Mulher - 180
Direitos Humanos - DISK 100
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa