A maquiadora e cabeleireira cearense, Shábilla Moura, foi um dos nomes confirmados para marcar presença na 53ª edição da Casa de Criadores, em São Paulo. Considerado o principal evento para revelação de talentos da moda brasileira, a Casa dos Criadores acontece entre os dias 5 e 10 de dezembro, e deve reunir nomes do mercado da beleza e da moda de todo o país. Shábilla, que tem se destacado no mercado enquanto maquiadora e cabeleireira, participará do evento como convidada.
A história de Shábilla começou com o desejo da maquiadora em garantir visibilidade e reconhecimento do seu trabalho em sua cidade. Mas, somente aos 37 anos de idade a profissional teve a oportunidade de conhecer a Masterclass Maxi Academy, da renomada maquiadora e cabeleireira de moda Maxi Weber. Foi através dessa oportunidade que a cearense conseguiu participar de uma imersão em Fashion Beauty por dois dias com a Maxi e sua equipe, aperfeiçoando suas técnicas e garantindo novos conhecimentos sobre moda e beleza.
O sonho, no entanto, estava apenas começando e Shábilla mal esperava que o melhor ainda estava por vir. Ao final da imersão, a profissional conquistou o convite para participar da edição da Casa de Criadores que aconteceu em julho deste ano, e apesar da vontade, a cabeleireira não teve condições financeiras suficientes para garantir a viagem e estadia para acompanhar o projeto e alcançar um de seus maiore sonhos enquanto profissional: assinar a beleza de modelos em eventos tão importantes no mundo da moda brasileira.
Procurada pelo Brasil de Fato Ceará, Shábilla afirma que a chegada de um novo convite para a Casa de Criadores trouxe para ela o sentimento de reconhecimento do seu talento, somado à validação do esforço e da dedicação que mantém pela profissão, uma vez que busca investir e melhorar de forma constante, pois tem grande respeito e paixão por sua arte. “O convite chegou em um momento crucial da minha vida, a discriminação por ser uma mulher transexual e as consequências da pandemia me levaram a um limite físico e emocional que dificultaram minha luta para sobreviver com o mínimo de dignidade”, afirmou a cabeleireira.
Cria de movimento social e atuante na cena cultural das periferias cearenses, a maquiadora sempre se manteve atenta ao mundo da beleza e da moda através de seu estilo autêntico. Por ser uma mulher transexual, Shábilla sempre buscou casar a criatividade de sua profissão com a luta diária em ser uma mulher trans no Brasil, que pelo 14º ano consecutivo, é considerado o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo (Dossiê “Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras", da Associação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA).
Apesar dos obstáculos e da batalha diária contra a transfobia, a profissional é dona de um currículo extenso. Com quase 20 anos de atuação como maquiadora e cabeleireira, Shábilla tem conquistado cada vez mais a população e clientes por onde passa, com grande expertise, talento e paixão pela profissão. No entanto, apesar da grande bagagem, essa é a primeira vez em que a profissional de beleza estará presente em um evento de grande porte. Além disso, a profissional revelou para o jornal que apesar da experiência na área da beleza, ainda possui resultados financeiros de um iniciante.
Além de grande atuação no mercado da beleza, Shábilla carrega consigo a representatividade política, social, cultural e artística em diversas ações formativas para todo o Ceará, mas também para fora dele. Colaboradora dos coletivos Transpassando e o Kintal de Afetos, ela ressalta o papel fundamental que ambos os coletivos tiveram em sua trajetória, apostando em seu potencial e sendo suporte para o redirecionamento de sua trajetória enquanto mulher trans. “No Brasil a expectativa de vida de uma pessoa T é de apenas 35 anos, eu tenho 37. Poder viver experiências como a que viverei na Casa de Criadores me faz acreditar que posso viver muito mais”.
Shábilla afirma que não existe melhor lugar para mostrar a potência que carrega enquanto profissional do que a Casa de Criadores. “É lá que se encontram os promissores nomes da moda, que desta vez trará também estilistas consolidados que enxergam o evento como um oásis criativo onde moda, inclusão e inovação se unem na atmosfera perfeita". Diferente da edição julho, onde a profissional não conseguiu garantir a sua participação, a edição de dezembro tomou rumos diferentes, e Shábilla deve embarcar nos próximos dias rumo à São Paulo para um dos maiores eventos de moda e beleza do país, graças a doação de uma cliente de Fortaleza, que lhe presenteou com as passagens de ida e volta.
A maquiadora reafirma que a moda já foi bastante usada para definir os papéis de gênero, mas hoje tem se tornado um lugar de afirmações de identidades, contribuindo para a transformação positiva da sociedade. Participar deste evento será a oportunidade de Shábilla contribuir para a construção de uma moda mais diversa, inclusiva e autêntica, levando consigo toda a luta em defesa da comunidade LGBTQIAPN+ e periférica.
“Resistir dá trabalho mas é muito chique”, encerrou a profissional.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia