Ceará

MARCHA DA PERIFERIA

11ª edição da Marcha da Periferia acontece amanhã (11), em Fortaleza

A concentração acontece a partir das 8h, na Praça dos Leões.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A última edição da marcha trouxe como tema o questionamento sobre "quem ouviu nosso soluçar de dor? Pela boniteza de nossas vidas, a favela não vai sucumbir” - Marcha da Periferia

Fortaleza recebe amanhã, a 11ª Marcha da Periferia, uma articulação de coletivos, organizações da sociedade civil, artistas periféricos e mandatos populares. Neste ano, a marcha tem como tema “O Curió canta Justiça, Memória e Reparação. Contra o Genocídio Negre: Liberdade para Viver e (R)Existir!”. A Marcha tem concentração a partir das 8h da manhã, na Praça dos Leões, em Fortaleza, e encerra no Complexo Cultural Estação das Artes.

O tema escolhido para a edição da marcha deste ano faz alusão ao dia 11 de novembro de 2015, data que ficou marcada como a ‘’Chacina do Curió”, uma noite de terror e violência ocorrida na Grande Messejana, bairro de Fortaleza, e que deixou 11 mortos.

Criada em 2013, a Marcha tem como principal objetivo protestar contra a falta de políticas públicas e o aumento da violência policial, denunciando o extermínio de adolescentes e jovens de nossas periferias. Em todas as edições da marcha, a população presente reivindica ainda um outro modelo de segurança pública, que possa garantir o direito à vida e também o respeito e compromisso com os direitos humanos.

Com 11 anos de realização, a marcha da periferia tem agregado cada vez mais movimentos periféricos, de juventude, culturais e artísticos, com suas pautas, resistências, identidades, subjetividades, diversidade e expressões pulsantes. São 11 anos de construção coletiva, de muita luta, muita troca e encontros entre nossas periferias.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia