Nesta quarta-feira (5) acontece o lançamento do livro "Nós, Sobreviventes do Ódio - Crônicas de Um País Devastado", da jornalista paraense Cristiana Serra, autora de textos sobre conjuntura política, econômica e social, defesa da democracia, combate ao golpismo, ao belicismo, à negligência com a pandemia, às "fake news". O lançamento acontece a partir das 19h e contará com debate aberto ao público e entrada franca, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota).
O debate terá mediação do jornalista cearense Nilton Almeida. A ação contará ainda com um pocket-show, com atração a ser definida, como encerramento. A programação tem curadoria da escritora e produtora cultural Sara Síntique, também responsável pela produção, juntamente com o jornalista e produtor cultural Dalwton Moura.
Sobre o livro
Os artigos contidos no livro foram selecionados a partir de alguns temas como: os ataques à vida dos brasileiros, à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Alguns deles, inclusive, viralizaram nas redes sociais. Os textos avançam até o começo do governo Lula e a tentativa de golpe, em Brasília, no 8 de janeiro.
Para a autora, o livro é um esforço de documentação e memória das atrocidades perpetradas pelo governo Bolsonaro para que os crimes cometidos por ele, ministros, assessores, políticos e autoridades não fiquem impunes. "Em vários momentos, tive a sensação de que o país desmoronava ao meu redor e, muitas vezes, escrever foi um exercício dilacerante e doloroso. Mas era preciso escrever", afirma a autora.
O livro já está à venda no Centro Cultural Banco do Nordeste, Av. Conde D'Eu, 560, Centro. Publicado pela Editora Máquina de Livros, "Nós, Sobreviventes do Ódio" tem apresentação do jornalista Janio de Freitas e texto da contracapa assinado por Juca Kfouri. A obra está à venda nas principais livrarias e sites do país e pode ser adquirida antecipadamente no Centro Cultural Banco do Nordeste, ao preço de R$ 59,00.
A autora
Cristina Serra é uma das jornalistas mais críticas e respeitadas do país. Trabalhou em veículos como Jornal do Brasil, Veja, Folha de S.Paulo e Rede Globo. Na TV, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do Programa do Jô.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia