Com o tema “Vraaahh!!! Todes nas lutas por políticas públicas: por quem se foi, por quem está e por quem virá!”, Fortaleza recebe amanhã a 22º edição da Parada pela Diversidade Sexual. Realizada anualmente no mês de junho, mês do orgulho LGBTQIA+, a parada está marcada para acontecer a partir das 15h, na Avenida Beira Mar, e tem o objetivo de fortalecer o debate público em torno das causas da comunidade LGBTQIA+, além de reivindicar direitos e conscientizar sobre as questões enfrentadas por essa comunidade.
Para que a parada aconteça de forma segura e com o maior número de participantes, a prefeitura de Fortaleza divulgou ao longo da semana, planos operacionais de trânsito e de segurança. Com objetivo de fazer com que mais pessoas tenham acesso a parada para celebrar a diversidade sexual, a prefeitura disponibilizará 19 veículos extras para a frota de ônibus, além da tarifa social. A atuação inicia ainda hoje (24), a partir das 23 horas.
Já para aqueles que buscam segurança durante a realização do evento, a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará com 98 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, bicicletas, a pé e em motocicletas. O esquema de segurança conta com câmeras de videomonitoramento operadas em tempo real pela Central de Operações Integradas (COI-BM).
A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é realizada anualmente desde 1999, sendo idealizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), com o Governo do Estado e com outros parceiros.
Programação
15h – Concentração em frente à Barraca “O Joca”;
16h – Abertura oficial da Parada com representações do movimento LGBTQIA+;
16h30 às 17h30 – Hora da Militância LGBTQIA+;
17h30 – Saída da concentração;
18h – Minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTfobia e o LGBTcídio;
22h – Encerramento (antes do aterro da Praia de Iracema).
Mês do Orgulho no Interior
No interior do estado, algumas organizações que lutam pelos direitos da população LGBTQIA+ também têm promovido uma série de atividades para a comunidade. Debates formativos, espaços de saúde, lazer e cultura são exemplos de algumas das atividades organizadas pela Casa da Diversidade Cristiane Lima, espaço de convivência que atua na defesa dos Direitos Humanos, oferta de atendimento psicossocial, saúde e jurídico para população LGBTQIA+, localizada no Bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte.
Programação
26/06 (Segunda-feira): Tarde do cuidado e da beleza para todes | Casa da Diversidade
27/06 (Terça-feira): Formação Diversidade e Gênero para Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal | Escola de Saberes
28/06 (Quarta-feira): Lançamento de Vídeos - Orgulho de Ser | Redes Sociais
29/06 (Quinta-feira): Arraiá da Diversidade - Encerramento do Curso de Maquiadores | Casa da Diversidade
30/06 (Sexta-feira): 2º Mutirão de Retificação de Nome e Gênero
As atividades são realizadas pela Casa em parceria com a Associação Beneficente Madre Maria Villac (ABEMAVI), e com o Núcleo de Diversidade de Gênero (NUDGE/SEDEST).
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia